Como recrutar jogadores de RPG em Almeirim ou Santarém?

Já aqui descrevi a minha situação particular de ser um jogador de RPG a residir em Almeirim. Aqui em Almeirim e/ou Santarém não conheço ninguém que jogue RPG (ou até jogos de tabuleiro) e fiquei com a minha anterior rede de jogadores um pouco longe demais pois sou de Setúbal e jogava bastante em Lisboa.

O mais parecido com gamers com que tive contacto foi num Clube de Magic que se mudou recentemente para Almeirim. Contudo a aproximação que fiz, inicialmente com jogos de tabuleiro, revelou-se um pouco desfasada dos interesses das pessoas, o que faz sentido.

Já pus classificados à procura de jogadores aqui, fui a esse clube e já tentei recrutar alunos meus (gasp!) aqui da zona para jogar mas não tenho tido resultados.

Pensei em criar uma rede social tipo NING mas pressuponho que o seu propósito é mais apoiar membros já existentes e não fazê-los aparecer do nada.

Pensei em pôr anúncios em jornais locais ou em bares e cafés com o perfil adequado mas não sei bem o que estou oferecer: não sou um clube mas tenho realmente um local de jogo, a minha casa; posso prestar o serviço de preparação e moderação de uma jogatana de RPG mas a maioria talvez nem saiba do que se trata.

Baseando-se nas vossas experiências pessoais, mesmo que em locais e condições diferentes, o que me aconselham? Têm algumas ideias para recrutar jogadores e/ou divulgar o RPG? Devo começar com tabuleiros?

E que tal têem sido esses contactos no clube de Magic? Não será malta que está mais na idade do Yu-Gi sem paciência para estarem sentados mais que meia-hora (a menos que seja à frente de um computador)? :P

Que tal é a Biblioteca Municipal de Almeirim? Possivelmente sensível a "jogos educativos não-infantis"? :)

Ainda cheguei a aparecer com o Ticket to Ride, o Tsuro e o Mutant Chronicles CMG no Clube de Magic e jogar umas vezes. Foi difícil convencer a maioria das pessoas mas algum pessoal mais velho que gostava do Carcassonne e um miúdos mais novos prontificaram-se a experimentar. Apanhei uma fã de Twilight e tentei vender-lhe a ideia do Vampire: the Requiem e falei com um pessoal que ficou interessada em jogar D&D 4ª Edição e trazer mais uns amigos.

Nunca mais lá consegui voltar devido a problemas logísticos e de tempo mas agora o Clube de Magic de Santarém fechou e reabriu uma dependência em Almeirim num clube de vídeo onde presumo que não tenha tanto espaço de jogo.

A Biblioteca de Almeirim parece uma biblioteca municipal como as outras e não vi lá anunciado nenhum evento dentro do género. Também não encontrei no fundo da biblioteca nenhum jogo de tabuleiro ou livro-jogo dentro do RPG.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Ainda eu andava no liceu e fui com um amigo propor umas sessões de iniciação ao rpg na biblioteca local; a população aderente limitou-se aos putos das escolas primárias adjacentes e por isso não levámos a nossa avante, mas isso não quer dizer que tu não possas investigar liceus e universidades; Santarém não tem a Faculdade de Agronomia?, por cá o Técnico é conhecido pelos seus núcleos de jogos, que tal lançar a moda por aí?

Ou se fores ter à junta de freguesia da zona, pedir para falar com o responsável pelo pelouro da juventude, e propor umas actividades de tempos livres diferentes.

Ou podes tu organizar algo com os teus amigos de Lisboa, digamos, uma vez por mês aí em tua casa organizas um game-day e vai toda a gente. :slight_smile:

–~~–

Visitem o Ideonauta, um blog sobre roleplay!



Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar!

Que rpg's propuseste experimentar? se estamos a falar de um grupo de Magic, se calhar devias ter falado em D&D ( assumindo que não foi isso que fizeste) pois sendo da Wizards of the Coast havia maior probabilidade de eles terem tido contacto com o jogo.

Depois não me parece que começar por boardgames seja o caminho para RPG. São coisas diferentes, tanto que são poucas as pessoas de grupo de boardgamers de Coimbra que aparecem nos D&D days. Há também exemplos crassos na nossa comunidade Gamer, de pessoas que adoram Boardgames e não gostam de RPG, e vice-versa.

Uma coisa eu posso garantir, que deves ter muita gente que poderá gostar de RPG na tua zona, mas se calhar ainda não teve o contacto devido com o hobby. Deixo aqui a sugestão de fazeres uma nova incursão ao clube de magic, munido de coisas de quarta edição e mostrares o sistema (e sim estou a falar do combate) e posteriormente mostrar que o RPG também tem história.

Grande abraço amigo Mariano

https://taquinasocrl.blogspot.com

Fiquem bem, e Jogem muito.

Não entrei em muitos detalhes porque estava a ter cuidado em não me repetir já que o que descrevi aqui também está algures neste site mas noutra thread.

Levei efectivamente o Basic Starter Set da 4ª Edição para o mostrar e foi efectivamente o que despertou a atenção de um possível jogador que podia talvez angariar mais alguém. Apesar de termos trocados números de telemóvel nunca mais pude lá ir e perdi o momentum.

Por acaso segui essa linha de pensamento pensando que podiam conhecer o produto por causa de ser da mesma empresa e também porque o D&D é uma marca bem estabelecida e tem bastante material de referência.

Se o problema fosse a língua tenho algumas coisas em Português de Vampire: o Requiem. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br