Como registam as sessões de jogos quando jogam expansões?

Desde que comecei a jogar jogos de tabuleiro que registo as minhas sessões no BGG. Quando adquiri a primeira expansão do Terraforming Mars, registei os jogos que fazia na entrada da expansão e não na entrada do jogo original. Só que agora com a segunda expansão, pode acontecer que jogue com as duas… e aí fico com a indecisão de onde deva fazer o registo.

Estou a pensar em optar por registar sempre os jogos na entrada do jogo original (ignorando as entradas das expansões).

Como é que vocês fazem?

Os que registam os jogos, claro :slight_smile:

Sempre no jogo base, e na descrição coloco se tem alguma expansão adicionada.

Quando uso o BGG, eu uso uma aplicação que um gajo criou para registar jogos dentro do BGG:

javascript:{document.SPLUcode=%22%22;document.SPLUxml=%22%22;var%20SPLUscript=document.createElement(%27script%27);SPLUscript.text=%27function%20SPLUloader(id){document.SPLUcode=document.SPLUxml.responseXML.getElementById(id).childNodes[1].textContent;document.SPLUcode=document.SPLUcode.replace(/%26amp;/g,%20%22%26%22);document.SPLUcode=document.SPLUcode.replace(/%26lt;/g,%20%22%3c%22);document.SPLUcode=document.SPLUcode.replace(/%26gt;/g,%20%22%3e%22);document.SPLUcode=document.SPLUcode.replace(/nojavascript…/g,%20%22javascript:%22);SPLUscript=document.createElement(%22script%22);SPLUscript.text=document.SPLUcode;document.body.appendChild(SPLUscript);}%27;document.body.appendChild(SPLUscript);document.SPLUxml%20=%20new%20XMLHttpRequest();document.SPLUxml.onload%20=%20function(){SPLUloader(%223604335%22);};document.SPLUxml.open(%22get%22,%20%22/xmlapi/geeklist/183145%22,%20true);document.SPLUxml.send();void(0);}

Salvo erro tens de colocar este código na parte dos atalhos do bgg, mas só funciona na página com o layout antigo, não sei se o gajo já fez algum update para funcionar com o formato do novo layout, mas esta versão não funciona nesse layout.

Mas costuma funcionar bem pq fazes tudo de uma vez.

Fora do BGG eu uso uma app no telemóvel (Scorepal), mas julgo que é preciso fazer separadamente o registo. A app do BGG também penso que dá. Isto para android.

Parece-me a solução mais simples e eficaz.

Também utilizo o ScorePal.

Mas ao registar nos dois (original e expansão), não vais ter registos duplicados? Tipo, no final do mês tens 2 jogos jogados quando apenas jogaste uma vez?

É provável que sim, é por isso que eu uso essa aplicação acima para inserir jogos com expansões (não uso as apps do tel), porque o código faz x0 e isso não contabiliza no total, penso eu.

Registo normalmente a sessão com o jogo base e faço também um registo para a expansão. O BGG contabiliza de forma separada as partidas.

Quando estou a contar as partidas que fiz, ignoro as das expansões.

_

Tipicamente também só registo o base e coloco em comentário se joguei com alguma expansão. Quando jogo uma expansão pela primeira vez classifico-a atribuindo uma nota. Assim consigo facilmente perceber se já a joguei (ou não).

Mas há sempre casos complicados em que é muito dificil manter a coerencia. Expansões que não são expansões, etc, etc…

Por exemplo:

• Ticket to Ride, tenho registado no que jogo, mas fica estranho pois na realidade é como se fossem expansões;
  • Power Grid, registo sempre no base, mas por exemplo a versão deluxe é um jogo separado e não estou a registar aí; já por exemplo, a versão original, Funkenschlag (edição com lápis de cera) registo aí
  • Advanced Civilization, registo aí e não no base
  • Keltis, este parece-me um caso mais simples; registo no base quando jogo com a expansão Neue Wege, Neue Ziele, mas registo no Orakel quando jogo com esta versão
  • Steam e Steam Barons; a expansão é tão diferente que registei na expansão
  • Time's Up! e Time's Up! Game Geek Expansion; também registei na expansão
  • Dixit: Quest; também registei na expansão

E outros… confused

Ena, isto é quase regras caso a caso :slight_smile:

No entanto parece-me que seja lógico para, pelo menos, os jogos que conheço.

Humm, mas assim como os ignoras nas estatísticas gerais (nº de jogos por mês, por exemplo)?

De duas formas:

1 - Vejo por jogo na listagem de partidas do BGG e as expansões aparecem e não as levo em conta (sim, a contagem de totais do BGG está errada)

2 - Vejo no site do friendless e aí na timeline o total aparece correcto.

_

Não conhecia o Friendless, toca a enviar um email para ser contabilizado :smiley:

Uso o SPLU Playlogging no site do BGG e ai é uma maravilha por o jogo e as e as suas expansões.

Não conhecia e é muito interessante. Mas deixei de fazer os logs através do PC já que utilizo o Scorepal. Pena o Scorepal não ter um tratamento para as expansões como o SPLU.

O SPLU é o código que coloquei :slight_smile:

Uso sempre que acedo através do PC.