Como GM, há uma coisa que me irrita mais numa aventura e que recuso fazer aos meus jogadores: railroading.
Railroading é, para mim, uma coisa nojenta e vil, algo que estrangula a criatividade de tanto os jogadores como do GM.
Sabendo isso, eis a minha review de Conan And The Lurking Terror Of Nahab.
Esta pequena aventura publicada pela Mongoose é interessante no papel, mas na prática é horrivel. Porquê?
Railroading.
Esta aventura é puro railroading, e isso não ajuda em nada a aventura.
Basicamente os PCs aparecem em Nahab e têm que enfrentar uma série de assassinatos com causas sobrenaturais. Mais não digo porque o mau da fita até não é um monstro sem interesse.
O mal nesta aventura é que os PCs não têm poder de decisão sobre nada, basicamente os eventos acontecem linearmente e os PCs não podem fazer nada para os evitar, simplesmente conformando-se a assisti-los. Pior, o railroading evendicia-se pelo facto de a aventura ser tão linear que os eventos não acontecem a não ser que os PCs estejam no lugar x a hora y.
Basicamente a aventura encoraja os GMs a fazer railroading como nunca o fizeram na vida, a fazer com que os PCs trilhem um caminho e não saiam desse caminho nunca.
A aventura em si está bem escrita, com poucos erros ortográficos. O livro de 32 páginas está a preto e branco e a capa mostra Conan a lutar contra o monstro, embora na aventura o Conan nunca apareça, de facto em todas as aventuras de Conan RPG ele nunca aparece, e ainda bem.
Eu não posso recomendar esta aventura de consciência tranquila. Esta aventura é, para mim, pura e simplesmente horrivel devido ao factor de railroading puro que esta aventura emana de todos os poros. Se são GMs de Conan e querem fazer uma aventura já publicada, comprem The Tower Of The Elephant ou Heretics Of Tarantia, ambas boas aventuras que proporcionam aos jogadores bons momentos de roleplay.
Esta aventura, no entanto… não.
Bom para GM que gostem de railroading, mau para todos os outros GMs.
A evitar.
4 de 20.