Conan que suplementos ?

Tenho apenas o livro principal do Conan e estava agora a pensar em comprar um ou dois suplementos quais acham que são melhores ?

Sem duvida nenhuma que o melhor suplemento para o Conan de momento é o Road Of Kings, que é um sourcebook que descreve todos os paises da Era Hyboriana. É um dos melhores sourcebooks para qualquer RPG que alguma vez li. Tem muito background e muito poucas regras.

Quanto ao segundo sourcebook a comprar, vai depender completamente de ti. Os outros sourcebooks abordam areas especificas e vai depender do que queres fazer com o RPG. Diz-me quais os teus planos para o RPG e eu assim ja te puderei dar uma boa sugestao.

----

Their carcasses will be consumed in the desert
The seed of Amu will perish utterly
Their filth shall never breed among you again
We shall blot out the remembrance of Amalek from under the sky.

Bem eu estava a pensar numa campanha na qual os PCs faziam parte de uma expedição que procura recuperar um artefacto sagrado tanto a Set como a Ibis (não por razões religiosas mas pelo grade valor deste), infelizmente ambos os cultos querem o artefacto.

 

A campanha começa em Zigara e mas devem ter que viajar para a stygia, por isso tava a pensar ou Stygia – Serpent of the South ou no Faith and Fervour.

Bem, quando a esses dois, eu aconselhava a comprar os dois, visto ambos inserirem-se bem na tua campanha, mas se fosse so para comprar um, comprava o Stygia.

Uns sourcebooks que recomendo nao importa onde fazes a campanha sao os splatbooks Hyborias Fs, o Fiercest, Finest e Fallen, sao perfeitos para os jogadores, embora seja esse o mal desses sourcebooks, sao feitos so para os jogadores, mas sao muito bons e dao muitas hipoteses interessantes de desenvolvimento de personagens.

Bem, qualquer duvida diz, que eu tentarei responder o melhor possivel.

----

Their carcasses will be consumed in the desert
The seed of Amu will perish utterly
Their filth shall never breed among you again
We shall blot out the remembrance of Amalek from under the sky.

Certo então vai ser o Stygia e o Road of Kings.

Já comprei o da Stygia no DRPG mas ainda não comprei o Road of Kings porque a possibilidade de um amigo meu traze-lo do estrangeiro.

O que preciso agora é de ideias para os poderes do artefacto, decide que vai ser um artefacto antigo do tempo de Acheron ou talvez mais antigo relacionado com Set e Ishiti que foi preservado pelo culto de Íbis depois da que de Acheron.

Ainda não decidi que poderes vai ter (por falar nisso ninguém na expedição acredita que o artefacto é magico) apenas que é um grande diamante amarelo. Algumas sugestões ?

Bem, eu sou um purista de Howard quando se trata de Conan, ou seja, basicamente quase que não existem objectos mágicos e os que existem não têm lá grandes poderes, ou então, têm poderes maus.

Uma sugestão que já fiz num dos meus grupos de Conan é pôres o diamante almadiçoado. Quem o possuir por mais de, digamos, uma semana fica insano, já que o artefacto possivelmente só funciona com o feiticeiro que o criou ou então com o dono original para quem o feiticeiro fez o diamante.

Ou então é um artefacto que pura e simplesmente dá um bonus de circunstância +2 ao skill Concentration, útil se tiveres Scholars na party.

Seja como for, se tiveres a Atlantean Edition, não te esqueças que na página 339, Unearthly Riches and Unearthly Dangers, qualquer objecto que seja valioso e/ou mágico obriga os PCs a fazer um Will Saving Throw ou então ficam obcecados pelo objecto. Algo que pode tornar a dinâmica da party muito mais interessante.

Fica bem!


Farewell, leave the shore to an ocean wide and untamed
Hold your shield high, let the wind bring your enemy your nightmare
By the bane of my blade, a mighty spell is made and
Far beyond the battle blood shall fall like a hard rain.

Bem eu estava mais a pensar num artefacto bastante poderoso, qualquer coisa do genro do coração de Ahriman, extremamente potente mas ninguém (especialmente os pcs) sabe muito bem com utiliza-lo.

De facto encontrar o artefacto é só o princípio, a parte difícil é encontrar alguém de confiança que tenha dinheiro o bastante para compra-lo e evitar os agentes de um feiticeiro que conhece os poderes do artefacto e deseja ficar com ele.

Bem, realmente um artefacto com esse poder só pode ter vindo ou de Old Stygia ou de Acheron.

Um artefacto com esse poder vai atrair a atenção de toda a gente, não só feiticeiros. No entanto, como com qualquer artefacto em Conan e como disseste, vai ser difícil pô-lo a funcionar. Há que descobrir como ele funciona e isso pode ser a melhor parte da campanha, embora um artefacto desses pode mudar a balança de poder. Por exemplo, no Hour Of The Dragon, os Nemedios ressuscitam um feiticeiro Acheroniano para descobrir como um certo artefacto funcionava pois o conhecimento já estava perdido à séculos.

Como conselho, um dos melhores sítios, senão mesmo o melhor sítio, para vender tal artefacto é em Messantia, em Argos. Lá tudo se vende e compra por um preço. Se não te agradar ires para Argos, os mercados negros de Zamora, como Arenjun ou Shadizar, têm todos os tipos de compradores, embora não sejam tão integros como os de Argos.

Fica bem!


Farewell, leave the shore to an ocean wide and untamed
Hold your shield high, let the wind bring your enemy your nightmare
By the bane of my blade, a mighty spell is made and
Far beyond the battle blood shall fall like a hard rain.

Mas quem mais alem de feiticeiros e que estaria interessado no artefacto? Pensei que a maior parte das pessoas na Era Hyboriana evitava a feitiçaria.

 

Por falar nisso depois de pensar no artefacto decidi que teve origem nos tempos pré-humanos e que foi criado pelos agora (quase) extintos homens serpentes. Foi perdido pouco antes da idade do rei Kull e ressurgiu em Acheron.

O artefacto tem o poder de controlar serpentes e seres relacionados (man serpents, chindreno of ishit, etc …) também tem o poder de transformar seres humanos em serpentes (como o feitiço awful rite of the were-beast).

Estes são apenas conhecidos pelo adversário principal dos PCs, podem existir outro mas ninguém sabe quais são.

O artefacto chama-se a gema perfeita de Yig (ou o ovo de Yig, ninguém conseguiu traduzir correctamente a língua dos homens serpentes), o que achas?

Sim, a maioria evita a feitiçaria, mas ha gente, como nobres, que tentam arranjar tais artefactos para obter mais poder do que já têm.

Bem, o ovo do Yig parece-me ser um artefacto bem interessante. Um artefacto desses vai sem dúvida despertar muita, mas mesmo muita, atenção de pessoas gananciosas e ambiciosas que querem dinheiro e poder.

Quanto aos serpert-men, o Ruins Of Hyboria tem stats para eles.

A tua ideia é muito interessante, mas tens que ter cuidado, tal artefacto vai despertar a curiosidade de feiticeiros, gente ruim e outras coisas que não pertencem bem a este mundo.


Farewell, leave the shore to an ocean wide and untamed
Hold your shield high, let the wind bring your enemy your nightmare
By the bane of my blade, a mighty spell is made and
Far beyond the battle blood shall fall like a hard rain.