Conan RPG (D&D)

‘Know, oh prince, that between the years when the oceans drank Atlantis and the gleaming cities, and the years of the rise of the Sons of Aryas, there was an Age undreamed of, when shining kingdoms lay spread across the world like blue mantles beneath the stars...

Assim começa a saga de Conan o bárbaro pela caneta de Robert E. Howard. E assim procuro começar uma saga para quem estiver interessado. Conan RPG é um jogo de swords & sorcery com as regras de D&D 3.5. As sessões serão em Lisboa, em data e hora a combinar, 2 vezes por mês. Tudo está dependente do horário do grupo e a melhor maneira de organizarmos tudo. Quantos mais, melhor.

Procuro reviver assim a Era Hiboriana como que saída das páginas dos livros, um mundo de feitiçaria e bruxas, de demónios e maldições, de ruínas e bárbaros. Eis algumas indicações:

- Vou manter as aventuras simples, bem ao estilo do Robert E. Howard.

- Serão aventuras episódicas. Numa aventura, os personagens podem começar como mercenários de Turan. Noutra, podem encontrar-se nos bazares sinistros de Shadizar. A riqueza fluirá pelos dedos das personagens.

- Apesar de usar as regras de D&D 3.5, a magia é diferente. Poderosa mas temida e usada apenas por feiticeiros maléficos (personagens podem usar magia), bem ao estilo swords & sorcery.

Se são fãs do sistema (D&D), excelente, mas não é preciso conhecimento das regras nem das histórias. Apenas vontade de participar.

Estou interessado.

O universo é tentador mas o problema é mesmo o sistema...

O sistema é o que é e, dentro do esperado, traduz bem o universo do Robert E. Howard. Aliás, os autores introduziram uma série de alterações para que as regras fossem ao encontro daquilo que seria expectável numa história do Conan. Não vou defender as virtudes ou atacar as fraquezas do sistema. Não há sistemas perfeitos, mas eis algumas das alterações que distinguem este Conan RPG do D&D 3.5 propriamente dito:

- Não há penalizações por multiclassing. REH descreve o Conan como "a thief, a reaver, a slayer... and a king" para além de ser um bárbaro. Os jogadores são encorajados a experimentar sem medo de ser penalizados.

- Não há XP por matar monstros. O XP é dado pelo GM (talvez com a ajuda dos jogadores) consoante os objectivos propostos, o roleplay, o diverimento, as histórias, etc.

- Fate Points que permitem às personagens fazer coisas extraordinárias e evitar a morte.

- Classes novas como a Temptress (tentadora). Quantas histórias do Conan mostram as mulheres como tentadoras, que usam o seu charme e beleza para enfeitiçar o Conan?

- Um sistema de magia completamente diferente do D&D 3.5, sem listas de feitiços e respeitando o espírito das histórias. Imagina tu que até ganhas mais poder sacrificando vidas humanas e ganhas pontos de corrupção quando usas a magia. Em Swords & Sorcery, a magia é fonte do mal. Em quantas histórias do Conan tu vês o feiticeiro do lado do Conan? Lembro-me de duas e apenas porque eram alianças de ocasião.

- Nada de armas mágicas. Isso não existe nas histórias do Conan. Em vez disso, as personagens vivem ou morrem pelas suas capacidades inatas. Por exemplo, a armadura não aumenta a tua defesa mas reduz o dano. As defesas de uma personagem advêm da sua classe e atributos. É perfeitamente viável, tal como faz o Conan em algumas ocasiões, anda apenas de "tanga" e botas e ser um guerreiro extremamente competente.

- Manobras de combate que expandem a curta lista do D&D 3.5 para uma verdadeira plétora de manobras que dão sabor ao combate. A minha favorita é Decapitating Slash segundo a qual o PC pode decapitar automaticamente o inimigo se este provocar um Attack of Opportunity e se o PC conseguir fazer um ataque crítico. O inimigo tem que falhar um fortitude. Lindo para fazer saltar cabeças à boa maneira do REH.

- E, acima de tudo, um manual que tem tudo. Nada de três livros para decorar.

Mas acima de tudo, as regras são apenas o esqueleto. O que acontece à volta da mesa é que conta e, mesmo que o sistema D20 seja o que é, o universo é absolutamente brilhante e as histórias muito boas. Espero que hajam alguns interessados: fãs de D20, fãs das histórias do Conan, ou apenas fãs do roleplay. Conhecer as regras ou o universo não é requisito.

Uma vez que são aventuras episódicas, porque não marcares uma das sessões do mês para o encontro mensal no 2º fim de semana? Isso até pode permitir dar mais visibilidade ao jogo e atrair pessoal, sobretudo se estiveres disposto a aceitar jogadores «flutuantes».

E eu lá estarei no encontro, em princípio.

Enfim, era só para apoiar a ideia. ;)

Pois, o problema é que aventuras episódicas não implicam aventuras que se acabem em 1 sessão. Se uma aventura durar 2 sessões (muito provável sendo d20), nada me garantiria que os jogadores que aparecessem num determinado encontro, aparecessem depois no seguinte, um mês depois, para acabar o que se tinha começado. E muitas das aventuras do Conan são para durar 2-3 sessões.

Tirando o Verbus, mais ninguém por aqui está interessado?

Temos três interessados em jogar. Mais alguém?

Relembro que as sessões são na zona do Saldanha, aos Sábados à tarde, de 15 em 15 dias.

Olá!

Peço desculpa pela demora a responder. O convite é muitíssimo tentador, agrada-me bastante tanto o sistema como o setting como simplesmente o facto de ser uma oportunidade de jogar um RPG -- qualquer que ele seja -- com gente nova, mas infelizmente é uma regularidade com a qual não me consigo comprometer :( pelo que tenho de recusar o convite, para grande pena minha. Talvez numa oportunidade futura...

Um grande abraço, obrigado pelo convite e desejos de boas sessões e aventuras na campanha! :D

Henrique

Mais quais sao os sabados. E aonde no saldanha exatamente?

Sábados de 15 em 15 dias. Vamos começar a criar personagens já este Sábado dia 21, por isso serão as quinzenas a partir daí. 4 de Julho, 18 de Julho, etc.

A casa fica mesmo junto ao Técnico.

Já te enviei mensagem privada por isso, se estiveres interessado, podemos continuar esta conversa noutro lado.

Por acaso sucede que isso calha num dos meus fins de semana mensais; não fosse por já estar a jogar D&D e talvez me decidisse a entrar.

A jogar: D&D 4th Dark Sun
A escrever: down*town, tech-noir rpg

E resultaria melhor se começássemos, por exemplo, no dia 28 e fosse quinzenalmente daí em diante. Ou não jogas por já jogares D&D?

Quinzenalmente para mim é impossível; eu só consigo 1 sábado por mês; depois, sim, é por já jogar D&D. Para me comprometer teria que ser com outro jogo.

A jogar: D&D 4th Dark Sun
A escrever: down*town, tech-noir rpg

[quote=Rui]Para me comprometer teria que ser com outro jogo. [/quote]

Que tal o RPG de L5R então? Innocent

</shameless plug>

Nesse caso, se é para combinarem jogar L5R agradecia que abrissem outro tópico ou conversassem em privado. Esta thread é apenas para Conan RPG e interessados na Era Hiboriana.

Bom, soh falta essa mensagem privada que vc falou, para continuar a conversa.

pq ainda nao recebi nada...

Enviei através do teu perfil, a não ser que não tenhas e-mail activado. Se tiveres, confirma esse e-mail.

sei q ainda nao recebi nenhuma mensagem, nem na conta do abreojogo nem no e-mail.

Confirma se foi para esse e-mail q vc mandou a mensagem »»» [email protected]