Conan Second Edition

A Mongoose acabou de anunciar a publicação no Verão de 2007 do Conan 2nd edition RPG.

Foremost among these will be the Second Edition rulebook, released in the Summer. This will not be a huge, wholesale change, more along the lines of a few tweaks to bring in supplementary material and make the game easier to comprehend for newcomers. The current ‘region’ books will be kept in print, with PDF downloads to update them to the new rules where needed.

Mais detalhes aqui:

https://www.mongoosepublishing.com/phpBB2/viewtopic.php?t=23587

Eu joguei um cenário no mundo de Conan há uns anos atrás com as regras de Elric (ao som da banda sonora); joguei uma ladra stygia e foi muito engraçado (acabei amantizada com o sumo sacerdote local depois de o salvar de um demónio). É um universo com muitas potencialidades

Yeap, lá isso é verdade. De momento o meu mundo favorito, tenho sempre ideias para as sessões com os meus três grupos, nunca faltam. Para mim um dos melhores mundos de fantasia jamais feitos.

“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

A sério? Para algo completamente diferente, parece que o nosso amigo albino vai parar à Mongoose mas através das regras de Runequest! E esta hem?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Hum? Queres dizer que a Mongoose vai fazer uma versão dos livros do Michael Moorcock com regras de Runequest? Mas não era já isso que a série Stormbringer/Elric da Chaosium fazia?

Sim! Mal tal como a Pelgrane Press (a tal que vai avançar com um RPG de Call of Cthulhu escrito pelo Ken Hite e com um sistema diferente chamado de Gumshoe escrito pelo Robin D. Laws) conseguiu os direitos de uma propriedade intelectual da Chaosium não me parece que seja difícil comprar-lhes os direito já que o Michael Moorcock é um tipo acessível e tudo.

Por outro lado a Mongoose não revela bem detalhes e a especulação mantém-se. Já se falou de várias possibilidades, desde Final Fantasy (espada do Cloud e tal) a Senhor dos Anéis (referência obscura e ta).

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Calma, isto ainda não é terrivelmente certo!

Pode ser que a Chaosium se queira desfazer da propriedade, já que não está a vender, mas nem uma coisa nem outra correspondem (ainda, talvez) à verdade!

–~~–

Alguém muito sábio disse uma vez: “So, Trebek, we meet again! The game’s afoot!”

Por outro lado, pelo que me julgo lembrar, o Michael Moorcock andava há anos #$!%&! da vida com a Chaosium, ao ponto de ficar azedo com todo o hobby do RPG. Acho que a Chaosium lhe tinha comprado os direitos do Elric, sim, mas era para um boardgame ou algo parecido, e depois consideraram unilateralmente o contrato como sendo válido para toda uma linha de RPGs sem terem de pagar mais um tostão… ou uma história semelhante. Se depender só do Michael Moorcock, os direitos vão para outra empresa qualquer.

E se a Chaosium já licenciou o Runequest à Moongoose, faz todo o sentido o Elric também, que está paradíssimo há muito tempo (tentaram em D20 e não deu nada) e que na versão original, a mais bem sucedida, usava as regras do Runequest um pouco adaptadas.