[Conceito] Main Event: Wrestling RPG

Texto:

Esta ideia não foi minha, há uns meses atrás o Sturm sugeriu esta temática quando estavamos a explorar PTA. Na altura pareceu-me estranha e pouco fazível, mas se calhar até tem potencial. O desafio: criar um RPG que recrie o ambiente entre lutadores de wrestling, a maravilhosa luta-livre americana.

É um mundo complexo com muita violência estudada, desde o murro simples até ao finisher destrutivo que acaba o combate (ou então não). E tem muitas estórias por de trás. Feuds, grudges, questões políticas ou pura e simplesmente o sentimento de espancar tudo, o universo do wrestling permite surpreender-nos sempre que passa um programa no ar. Tem tantos tipos de lutas que um espectador nunca se farta de "sempre a mesma coisa". Um dia é numa gaiola, outro é com mesas, no seguinte têm de pendurar um cinto num gancho acima do ring. Sim tá bem, é sempre o mesmo ring, sempre os mesmos golpes, mas as interacções são diferentes. E isso é possível ter potencial.

Ora vamos lá a isto, as Três Grandes:

1. Sobre o que é o teu jogo? - Sobre o maravilhoso universo do Wrestling, onde praticamente tudo pode acontecer, onde os maus são derrotados e os bons tornam-se campeões do povo, fazendo delirar multidões. É basicamente um jogo cinemático em que os jogadores lutam uns contra os outros, ou em conjunto, tendo os feuds parte fundamental nas interacções. Não deve haver nenhum combate em que não haja nada em jogo, seja honra, vingança ou mesmo títulos.

2. O que é que as personagens fazem? - As personagens são lutadores profissionais de wrestling, envolvendo-se em lutas e disputas dentro e fora do ring, tudo num ambiente parecido com o da TV, mas mudado para permitir mais interacção e menos tempo sozinhos. Podem-se organizar em estábulos (ex: DX, nWo), fazer tag-teams ou combates one-on-one com ajuda de fora. Vão lutando por ganhar popularidade até chegarem ao Main Event, onde se podem tornar campeões do mundo!

3. O que é que os jogadores fazem? - Os jogadores dão vida aos lutadores, criam as storylines para eles interagirem, e controlam o curso dos combates. Podem ter dois tipos de jogo: criação de episódio, e jogar o episódio. Antes de entrarem os lutadores, combinam-se como vão correr os combates (quem luta com quem, que feuds avançam/começam/acabam, que twists se introduzem nas histórias) mas deixa-se tudo aberto o suficiente para que durante o jogo se possa fazer o que bem der na real gana!

Então, que acham do conceito? Sei que muitos de vocês são aficionados inveterados como eu, e de certeza que há muita ideia fervilhante nessas cabeças! Quem se quer juntar a mim a desenvolver o "Main Event"??

Um teaser...

Main Event is coming...

Em primeiro lugar, digo já que sou também um fã do "sports entertainement", principalmente agora que já não tenho idade para ser um "mark" :)

Em segundo lugar, devo também dizer que um dos jogos indie que estou com mais vontade de experimentar é este fabuloso:

Kayfabe: The Inside Wrestling Game

Para mim, o facto de esta pérola já existir saciou em mim qualquer vontade de precisar de criar um RPG para jogar wrestling.

Por isso, pergunto-me se tu já conheces este jogo, mas achas que não é grande coisa. Preferes um RPG em que se assuma que os combates e as rivalidades são mesmo reais?

Admito que durante muito tempo fui um mark do pior. Sabia que era tudo a fingir, mas não sabia até que ponto ia a peta. Há um tempo atrás decidi ver o que andava por aí a acontecer e encontrei sites da especialidade que quebravam completamente o kayfabe e até dão previews/spoilers de coisas semanas antes de acontecerem. Em vez de me decepcionar, fiquei ainda mais impressionado. O que as equipas responsáveis pelas histórias e combates fazem é mais do que nos entreter, eles estão a fazer um estudo sobre a psique humana, sobre o que faz multidões mexer. Fiquei de novo interessado por wrestling, mas desta vez pelas novelas que eles faziam, nunca descorando o impressionante trabalho físico dos nossos "actores" favoritos. São os gladiadores dos tempos modernos, mas sem precisarem de morrer em batalha.

Foi com esta ideia que me veio a inspiração para fazer o jogo. Gostava que os jogadores soubessem coordenar os combates e histórias para ficarem satisfeitos com a acção, mas que quando fossem jogar, fossemos todos uns grandessíssimos e valente marks. Porque aí é que está a magia, fazer crer que tudo aquilo é real.

Obrigado por me mostrares que algo do género já foi feito, desconhecia por completo. Se calhar acabo por fazer um clone desse mesmo jogo, ou então acabo com algo completamente diferente. Após espreitar o conteúdo do livro vejo que eles tiveram um trabalho enorme em quantificar praticamente tudo do backstage. Parece-me muito completo, concerteza mais do que eu alguma vez conseguirei almejar, mas gostei de ver. Assim tenho um primer, e posso fazer as coisas à minha maneira. Quem sabe até poderie chegar a comprar o Kayfabe! Mas neste momento vou cumprir o desafio porque é isso que vai dar gozo. Wink

Light allows us to see, Darkness forces us to create...

Estamos à procura de jogos inovadores mas não podemos descurar o que já foi feito antes de nós, não é?

O tema de Wrestling parece ser interessante pois não é só um tema comercialmente visível e atraente para outros públicos como também sendo a base de um RPG, a questão da Personagem por detrás da Personagem (interpretar um Lutador que representa um Personagem) parece ser bem interessante e irónico no contexto do desafio!

Não te esqueças porém que teria que ser um Main Event: Wrestling RPG tripartido em diferentes módulos como sugerido: um módulo Intro em seria muito parecido a um Party Game que talvez só focasse à volta de um dado ringue, com lutadores fixos pré-feitos e tivesse umas mecânicas de interacção mais mecânicas e menos sociais; um módulo Básico que explicaria como criar pequenas histórias, personagens, vários ringues diferente e que papel e cargos tomam os jogadores (quer haja GM ou não, ou outros títulos de autoridade destribuídos pelos restantes jogadores); e um Modo Avançado onde o foco do jogo era agora já acerca do Backstage e do Ringue, de como o Tema dos "gladiadores modernos" é o foco de todas as mecânicas e interacções sociais do jogo e explicando técnicas avançadas mais difíceis de dominar.

Tudo o acima referido são exemplos claro! :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Eu também sou um aficionado de Wrestling, aliás, antes de abrir a loja via isso religiosamente e nunca perdia pitada.

A tua ideia entusiasmou-me mais quando li que ias pegar no aspecto dos bastidores, se isso for verdade, acho que temos aqui um blockbuster! Já imagino o meu wrestler, frustrado por nunca lhe darem o combate para o título, interromper um broadcast qualquer para mandar vir com toda a gente e exigir o combate!... mas tudo a fingir, claro. Laughing

Edit: o teu jogo vai ter alguma coisa a ver com o Know Your Role?

--~~--

Alguém muito sábio disse uma vez: "So, Trebek, we meet again! The game's afoot!"

Já tinha visto o "Know Your Role" e francamente acho que o mundo do wrestling não deve ligar muito bem com um sistema em d20. A quantidade de manobras que os lutadores usam nos combates é tão grande que cada combate demoraria demasiado tempo. E entaão quando se tem uma party de 5 jogadores e só 2 estão a jogar de cada vez, os outros 3 estão a apanhar alta seca. A mim parece-me que um sistema de combate cinemático é a maneira de jogar, em que cada lutador vai conseguindo fazer sequências de golpes até ter uma boa margem e conseguir o pin. Tava a tentar desenvolver para d6 mas ontem sugeriram-me usar um normalissimo deck de cartas, e essa ideia está a crescer em mim. Se cada um tirar uma mão e as cartas forem manobras, bem, tenho de pensar bem nisto mas de certeza que vai ficar giro!

Light allows us to see, Darkness forces us to create…

Meteram-se umas coisas no caminho e fiquei sem tempo para o desenvolver. Entretanto também vi o Kayfabe e fiquei de queixo caído. Aquilo está mais completo do que eu alguma vez almejei, o que me deixa um pouco hesitante em continuar este projecto.
De qualquer das maneiras, este fica on hold enquanto trato de outro, de seu nome Wish. Os meus esforços vão estar concentrados nele por agora. Talvez depois de acabar esse possa voltar a este de wrestling com vigor renovado. Até lá o Main Event está suspenso.

Light allows us to see, Darkness forces us to create…