Concurso da primeira página

… concordo com o que foi dito nas interlocuções com o utilizador e com as medidas tomadas.



Tenho pena que ele leve esta situação como um ataque pessoal, mas penso que tomámos a atitude correcta.



p.s.: até devo ir ajudar no evento no da noite de jogos de terror, mas há que saber separar as águas

Já agora, podias ser tu a criar os eventos, se vais de facto estar de algum modo envolvido nos mesmos. Afinal não deixam de ser eventos com interesse para a comunidade e não é por estar o Clube de Jogos de Carnide envolvido que deixam de poder (e dever) ser divulgados no Abre o Jogo.



Ainda pensei em fazê-lo eu mas creio que o conceito de luva branca, ou mais siplesmente de isenção, escapará largamente a este moço…



Que vos parece? Acham que vai ser visto como provocação criar os eventos aqui? Queremos lidar com isso se houver reacções? Que ele vá choramingar para o Facebook tanto se me dá mas, se possível, um pouco de damage control é sempre boa ideia…

… não estou com grande vontade disso…



… aliás … estou a reconsiderar se vou lá sequer…



p.s.: o que acabei de ler foi num local privado pelo que não vou replicar aqui.

Muito bem.



Desde que os insultos (suponho) vão andando por sítios privados, tudo bem…



Bom. Deixo ao vosso critério se os eventos são criados ou não.

… pelo menos não directa e explicitamente…



… foi a forma como "falou" (ou escreveu) e a misturada de assuntos que fez… resumidamente… foi a atitude

but I told you so :stuck_out_tongue_winking_eye:



Não surpreende que a variedade de conteúdos possíveis no abreojogo continue a dar problemas. Entre artigos e entradas nos blogues, um utilizador tanto pode se ver publicado na primeira página como relegado para o fundo do site sem saber exatamente quais são as opções que tem. Regras são regras, mas a usabilidade do site também não ajuda e a gente também não pode andar em cima de tudo. Não despublicamos artigos como este, nem fazemos nada acerca do pessoal que vai fazendo bump ao que quer que apareça no topo dos Novos Comentários. Penso que ainda não aconteceu, mas também há-de aparecer uma loja que vai publicar reviews como forma de publicitar o que tem à venda (à semelhança do dreamwithboardgames) e lá vamos nós abrir este assunto outra vez. 



Por isso, continuo a dizer que o abreojogo tem de se focalizar nos eventos. E se um qualquer negócio quer fazer dinheiro ao mesmo tempo que promove o hobby através de um evento, faça favor. Eventos que sejam realizados regularmente têm o seu lugar nas páginas de cada grupo. Eventos anuais ou que estejam a se estrear são promovidos à primeira página pelos moderadores. Mais objetivo do que isto é impossível.




Não acho que tenha sido assim tão problemático até agora controlar um pouco a forma como os conteúdos são colocados no site.

Não existem assim tantas opções e se alguém tem dificuldades com três ou quatro escolhas, não sei o que anda a fazer nos jogos…



Não vejo grande interesse num Abre o Jogo só com eventos. Vamos deixar de ter reviews e notícias? Valerá a pena ser só um calendário de eventos online? Não será o Facebook, por exemplo, uma forma mais interessante de publicitar eventos?



Não podemos continuar a ter reviews (talvez o tipo de conteúdo mais interessante no site) ou notícias e não ter tipos diferentes de conteúdos e, consequentemente, a necessidade de os moderar.



Desde que a regras foram publicadas temos tido algumas ocorrências em que tivémos que intervir mas, na generalidade dos casos, aliás creio que todos à excepção deste, as pessoas aceitaram e reagiram bem. Ainda ontem mudei o tópico da Alexandra a anúnciar o serviço de pintura de miniaturas e ela pediu desculpa pela gaffe e não levantou problemas.

Sim, errámos no caso que apontas mas também creio que é o único.



É verdade que o Abre o Jogo tem sofrido de escassez de conteúdos mas creio que limitá-lo a um portal de eventos não resolve o problema, simplesmente o aceita como insolúvel.

Eu acho que a escassez de conteúdos resulta mais de que agora não sentimos tanto a necessidade de crescer porque temos grupos regulares, actividades com dimensão razoável, etc… Agora já não estamos tão motivados para fazer crescer o hobby… Isto como comunidade. Não se trata de uma questão individual.



Aceito a opinião e vejo como pode parecer mais simples, menos trabalhoso, menos problemático, até mais claro e objectivo… Só não vejo é que haja interesse em ser só isso.



No entanto, e como sempre, há que ir conversando e vendo as melhores opções… Se se entender ser esse o caminho, seja.


Eu gostaria que não fosse assim e preferia não ser o gajo chato que está a lembrar um tópico que já vai fazer ano e meio, mas penso que acaba por ser a melhor estratégia tendo em conta aquilo que queremos e aquilo que podemos fazer.


[quote=Malgur]Eu acho que a escassez de conteúdos resulta mais de que agora não sentimos tanto a necessidade de crescer porque temos grupos regulares, actividades com dimensão razoável, etc… Agora já não estamos tão motivados para fazer crescer o hobby… Isto como comunidade. Não se trata de uma questão individual.[/quote]

Penso que a escassez de conteúdos resulta sim de existirem outras plataformas mais atraentes que se foram consolidando ao longo dos anos. Fóruns é coisa da década passada. Quem procura um rápido retorno de atenção sobre aquilo que publique, certamente prefere o facebook. Quem quiser um sítio bonito e customizável para colocar os seus escritos, tem o wordpress. Quem procura notícias, no twitter até consegue entrar em contacto direto com os designers.



No entanto, se há uma coisa em que o abreojogo ainda pode dar cartas é através do google. Por exemplo, quem procura "rpg portugal" ou "jogos de tabuleiro portugal" encontra este site logo em primeiro e daí, esperamos nós, encontrará um grupo na sua região com um evento a que a pessoa possa ir. Só gostaria que esta canalização de tráfego fosse aproveitada ao máximo para pôrmos esta gente toda que procura jogos como os nossos no seu país a aparecer nos encontros.


[quote=Rick Danger]

Penso que a escassez de conteúdos resulta sim de existirem outras plataformas mais atraentes que se foram consolidando ao longo dos anos. Fóruns é coisa da década passada. Quem procura um rápido retorno de atenção sobre aquilo que publique, certamente prefere o facebook. Quem quiser um sítio bonito e customizável para colocar os seus escritos, tem o wordpress. Quem procura notícias, no twitter até consegue entrar em contacto direto com os designers. [/quote]



Verdade. Algumas das razões porque eu pessoalmente costumo produzir mais conteúdos fora do Abre o Jogo. :slight_smile:

[quote=Rick Danger]Penso que a escassez de conteúdos resulta sim de existirem outras plataformas mais atraentes que se foram consolidando ao longo dos anos. Fóruns é coisa da década passada. Quem procura um rápido retorno de atenção sobre aquilo que publique, certamente prefere o facebook. Quem quiser um sítio bonito e customizável para colocar os seus escritos, tem o wordpress. Quem procura notícias, no twitter até consegue entrar em contacto direto com os designers.[/quote]



Se me perguntarem se o AOJ é atractivo? Sei perfeitamente ver que não o é mas, no entanto, é um local de convergencia de muitos jogadores em portugal (e não só). No meu entender, houvesse mais gente a criar conteúdos e já seria muito mais atractivo. Acho ainda que se o AOJ fosse só eventos conseguiria ser muito desinteressante.



Acrescento que, como sabem, o BGG não é o facebook, e não está feito em wordpress. É uma base de dados com muitooooo conteúdo, com foruns muito activos e, no meu entender, acima de tudo um local onde muita gente vai fazer consultas, colocar opiniões e que tem muitaaaaa actividade por parte dos seus membros.



Resumindo, acredito que com uma comunidade mais activa o AOJ será um site muito melhor.

Epá, verdade que cada plataforma tem o seu propósito, especificidades e desvantagens próprias e tal (esta plataforma não é nenhuma das citadas, claro) mas comparar o AoJ com o BGG é um pouco "puxado", independentemente de haver mais vontade em se ter os conteúdos. :wink:

[quote=jrmariano]Epá, verdade que cada plataforma tem o seu propósito, especificidades e desvantagens próprias e tal (esta plataforma não é nenhuma das citadas, claro) mas comparar o AoJ com o BGG é um pouco "puxado", independentemente de haver mais vontade em se ter os conteúdos. ;)[/quote]



surprise fighting



Não pretendi fazer nenhuma comparação directa do AOJ com o BGG (têm propósitos diferentes, dimensões incomparáveis, etc). Quis foi referir que o BGG não sendo Facebook, Twitter ou WordPress é também muito atractivo, sendo que para mim uma das coisas que o BGG tem de melhor são os foruns de cada um dos jogos (embora estes só sejam bons porque se colocarmos lá uma questão haverá normalmente alguém que a irá responder, isto é, tem uma comunidade muito activa).



smiley



Nota: Já agora, para quem não saiba, o Drupal (cms do AOJ) e o Wordpress têm muitas semelhanças, sendo que o Drupal é inicialmente um pouco mais complicado de customizar, mas depois é mais potente que o Wordpress.

Ah, ok, a linha de argumentação com a conclusão final parecia dar a entender isso. Para próxima transformo tudo numa interrogativa, eh eh.



A questão é essa mesmo: porque é que os utilizadores do AoJ não são mais activos e em particular na criação de conteúdo (ao contrário da marcação de eventos e da criação de anúncios de compra/venda, por exemplo)?



Talvez seja algo que possamos discutir num post à parte? :slight_smile:

Podemos falar nisso noutro tópico. Creio que o Tiago já tinha criado um nesse sentido, não?



Mas o teu parêntisis é fundamental… O conteúdo está a ser criado, só não é de um tipo muito interessante. Porquê? Vemos no outro tópico.

Boas,



Posição em relação a este evento? É pago…



https://www.abreojogo.com/node/12116



Digam coisas.



Abraço.

[quote=Mallgur]Boas,



Posição em relação a este evento? É pago…



https://www.abreojogo.com/node/12116



Digam coisas.



Abraço.[/quote]



Já tinha visto o evento mas nem tinha visto que era pago. De qualquer modo não me choca ter este tipo de enventos no AOJ devido ao seu baixo valor de inscrição.



A questão que coloco a mim próprio é qual o valor a partir do qual deixo de concordar… 5 EUR? 10 EUR? Pensando nisto, acho que concordaria mais facilmente em ter um evento publicitado no AOJ a pagar 10 EUR para um torneio de Catan ou de Carcassonne do que 2 ou 3 EUR para um torneio de Poker. confused

Para mim, a questão não é ser pago, mas ser possivelmente limitado a nível da promoção do hobby. No entanto, o Senhor de todo o Mal :slight_smile: já colocou também eventos de boardgames e M:tG, bem como de um gamesday há 4 anos atrás. Se fosse, por exemplo, uma loja qualquer de Magic a querer angariar pessoal para um draft todas as semanas para só venderem daquilo e mais nada (ou malta que só joga poker e só pelo dinheiro), tinhas as minhas dúvidas, mas mesmo assim temos de tentar ser objetivos. Conforme já disse, acho que se um qualquer negócio quer fazer dinheiro ao mesmo tempo que promove o hobby através de um evento, faça favor. Eventos que sejam realizados regularmente têm o seu lugar nas páginas de cada grupo. Eventos anuais ou que estejam a se estrear devem aparecer na primeira página.



A única coisa que se pode dizer destes eventos do Senhor de todo o Mal é que lhes falta informação. Eu e os meus amigos podemos aparecer, pagar e jogar ou temos de levar um baralho já pronto? Parece-me pouco abrangente e um bocado fora da filosofia do abreojogo segundo a qual todos os nossos eventos são abertos a qualquer pessoa que queira aparecer e jogar.