Confiança DM-Jogador

Sim, regularidade é talvez o mais importante para uma campanha se tornar isso mesmo, uma campanha.
E o resto?

Ai temos vários e variados factores, vou tentar falar sobre alguns deles, começando por um que me toca a mim como DM e que quando joguei como jogador também me afectou.

Confiança DM-Jogadores

Sim, isso mesmo, toda a ideia de que com grande poder vem grande responsabilidade e à mesa quem tem o maior poder é o DM.
Malta, nós sabemos todos os segredos, tudo que cada PC pode fazer, cada NPC, que monstro vamos usar, quando o reino vai atacar o outro reino, quando um portal irá ficar activo, se x NPC na verdade não é tão amigo como parece, etc etc etc…

Os jogadores têm de poder confiar em nós, de acreditar que nos regemos pelas mesmas regras, que não vamos alterar algo só porque nos irritamos com alguém ou achamos que a plot que fizemos tem mesmo que ir para a frente não importa o que os pcs tenham decidido.
D&D é um jogo com regras, podemos altera-las claro, mas aí convém que os pcs saibam disso mesmo e não estejam a jogar achando que podem fazer x mas depois afinal é y e por causa disso não tem o efeito desejado ou pior ainda, provoca que algo mau aconteça ao pc.

Por muito grande que seja o desejo, há que deixar o resultado dos dados seja o que sair sem alterar, mesmo que isso implique que a party matou um monstro que estávamos desejosos de usar num único round por causa de um mau saving throw… (Sim, isso já me aconteceu…).
E se eles arranjarem um plano óptimo para enfrentar uma situação difícil, deixem o plano actuar, é essa a recompensa deles e vossa por terem uma party que pode ser bem engenhosa!

Qual o resultado disto? É que quando as coisas tiverem más, eles sabem que aconteceu não porque o DM quis matá-los mas sim porque os resultados assim deram azo à situação que aconteceu.
E quando conseguem ganhar face a grandes adversidades, melhor ainda lhes irá saber a vitória.
Ambos os momentos, os difíceis e os fáceis (ganhos num único round) irão se tornar parte de boas recordações, deles e vossas!

Não forcem uma party a agir de uma maneira só porque vos apetece, não façam com que eles sejam roubados de todo o equipamento, não os prendam sem dar hipótese de fugirem, não os obriguem a fazer x serviço senão são mortos… não lhes dêem um único caminho á escolha num cruzamento… etc etc etc…
Não alterem monstros conforme vos apetece, não façam com que os pcs não passem de figurantes na vossa peça de teatro já totalmente concebida por vocês!
Sejam honestos, dêem provas disso mesmo. Apreciem as escolhas deles que afastam o plot do que pretendem como maneiras de melhorar o vosso estilo de DM e o vosso improviso, aprendam a inserir essas mudanças na vossa história.
Caso tentem levar a party a fazer algo (e por favor, todos nós fazemos isso como DMs) e eles não o façam, tudo bem, haverá mais vezes, mas não forcem a party a engolir algo pela garganta abaixo.
Se eles não querem ver x caso, temos pena… São eles os pcs, o mundo é grande, há muita aventura.
Para eles e para vocês!

Por isso colegas DM´s, Confiança Jogador-DM é algo essencial!

A questão é: será que D&D é um RPG em que o GM e os jogadores jogam uns contra os outros? A resposta é não. Se querem jogar assim - e pode-se muito bem ir por aí - experimentem Rune.

O que é inaceitável é o pessoal fingir que joga em colaboração e depois espetar facadas à traição. Ou é ou não é.

 

será que D&D é um RPG em que o GM e os jogadores jogam uns contra os outros?

 

Porque não ? se jogadores e GM assim o quiserem, estão a vontade para tal. Porque é que temos que forçar os nosso personagens a ver olho com olho constantemente ? Claro que o ppl tenta manter esse tipo de coisas sob controlo, por opção, mas não vejo motivo para que seja inaceitavel, desde que haja concentimento, em introduzir competição.

[quote=Rick Danger]A questão é: será que D&D é um RPG em que o GM e os jogadores jogam uns contra os outros?[/quote]Tenho andado a pensar nisto, eu jogo de maneira a providenciar aos jogadores os desafios mais interessantes possiveis, ou seja, não tão fáceis que eles simplesmente possam atropelá-los nem tão difícil que seja o inverso.

Acho que se o DM quiser estar mesmo contra os jogadores (<> criar desafios interessantes) consegue fazê-lo e ganhar sempre. Isto porque mesmo que mantenha os desafios aos níveis das tabelas (ou seja, dentro das regras), também é muito fácil arranjar mil e uma desculpas para criar situações que vão sabotando a força dos jogadores até finalmente os matar, (exemplo: se não estou em erro acho que o livro não fala de um limite máximo obrigatorio de combates por dia).

Por isso pode ser jogado dessa maneira, numa de vamos ver quanto duram, resta saber se é com consenso geral ou não.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"