Conselhos para Jogos de Tabuleiro

Boa tarde, pessoal!

Espero que estejam todos bem. ^^

Gostava que alguém me pudesse ajudar/aconselhar sobre jogos de tabuleiro com alguma vertente de política/intriga e economia/wargame-like (jogos com background histórico são sempre bem-vindos) para eu comprar.
Estive a pensar em Through the Ages e Carcassone mas gostava de ter mais informação.
Já agora, se alguém tiver jogos usados e queira vender ou assim que me indique, que vou vendo. ^^

Cumprimentos

A forma mais fácil de escolheres é experimentando e a forma mais fácil de experimentar é dando um salto a encontros de algum dos grupos por esse país fora.



Jogos com vertente política tens vários… O Battlestar Galactica e outros jogos cooperativos com traidor acabam por ter sempre alguma vertente política nas relações que estabelecem entre os jogadores. Também os jogos de negociação terão um aspecto político a ter em conta. Talvez aqui um Chinatown ou um Bohnanza sejam bons exemplos. Também tens jogo que andam à volta da intriga como o Game of Thrones ou o Diplomacy.

Os jogos de economia são talvez os mais frequentes… Por exemplo o Power Grid, o Brass, já para não falar de uma grande quantidade de jogos de bolsa e os 18xx.

Wargames… Twilight Struggle, Maria, Commands & Colors (sistema adaptado a várias épocas históricas), etc…



O Through the Ages é um jogo grande e complexo. Talvez seja boa ideia ganhares mais experiência com outros antes de te lançares nisso. O Carcassonne é um óptimo jogo familiar e de iniciação mas não me parece que encaixe em nenhum dos campos de que falaste antes.



Jogos usado podes ver pelo link ali à esquerda "Classificados".



Mas volto ao início. O melhor é experimentares num dos encontros dos grupos.

_

Outro jogo com marcada vertente histórica é o Days of Ire: Budapest 1954. Dá uma vista de olhos pelo youtube e encontrarás videos sobre ele.



Abraço



Pedro Barros

aka 

Hewitt


Benvindo!



Duas coisas que deves ter em conta são o número de jogadores com que pensas vir a jogar normalmente e o tempo que tens disponível. Por exemplo, ao longo do tempo, fui tendo cada vez menos tempo disponível (filhos, trabalho,…), pelo que fui derivando para os jogos para 2 jogadores - ou pelo menos que se jogassem bem com 2 jogadores - para jogar com a minha mulher. Mas o teu caso pode ser diferente e teres um conjunto de amigos que se reunem regularmente - e então interessar-te-ão jogos para 4 ou mais.



Dito isto, e dentro daquilo que pediste, deixo-te algumas sugestões de jogos. Escolhi os que a) tinham regras simples e b) são fáceis de encontrar (pelo menos em lojas online).





Política/Intriga

  • Twilight Struggle - um jogo fantástico sobre a Guerra Fria para 2 jogadores. O meu preferido, já agora.
  • El Grande - luta pelo controlo de províncias na Espanha do século XV. O tema não é muito relevante para o jogo, mas a experiência de tentar manter o controlo das provincias e tirar o controlo aos outros é fenomenal. Só recomendado para 4 ou 5 jogadores.
  • Tammany Hall - eleições em Nova Iorque no século XIX
  • 1960: Making of the President - eleições americanas Nixon vs. Kennedy



    Economia
  • Terraforming Mars
  • Le Havre
  • Stone Age
  • Suburbia



    Wargames
  • Memoir '44



    Adoro o Through the Ages, mas é um jogo mais complexo e que não recomendo a jogadores pouco experimentados.



    Podes também ver a minha coleção no BGG para mais algumas ideias. Muitos têm comentários. Claro que refletem as minhas preferências (por exemplo, não sou grande fã de jogos de negociação, de cooperativos ou de "take that" estilo Munchkin). Mas podem ter alguma utilidade para te ajudar escolher. E podes seguir o link de cada jogo para teres mais informação

Obrigado, Mallgur.



Já reparei nesse separador ^^'



Obrigado pelos conselhos. Eu participei algumas vezes nos encontros no Porto, no Cristal Park e tive a oportunidade de experimentar alguns jogos (um dos quais o Bohnanza) e vi algumas partidas, se não em erro de Battlestar.



Eu e o meu pessoal estamos ainiciar uma biblioteca de jogos e estamos a começar por estes temas que referi. Vou tomar nota dos conselhos e talvez seja de facto ainda cedo para me atirar ao Through the ages, mas já está na minha wishlist.



Muito obrigado! ^^








Obrigado pelas dicas e já marquei a tua colecção do BGG como favorito para ir verificando alguns jogos compatíveis com os temas que falei.



Sim, neste caso eu e uns amigos temos tempo, gosto e vontade. Costumamos reunir-nos quase todas as semanas para isso e daí a procura destes temas e de jogos com lugar para pelo menos 4 jogadores ( nem sempre somos mais do que 4).



O El Grande, Tammany Hall  e o Le Havre parecem-me muito interessantes.

A colocar nas wishlist ^^



Já reparei que o Through the Ages é um complexo. A ver se pratico para me poder atirar a esse monstro!



Obrigado pela ajuda! ^^