Constrangimentos provocados pela falta de um enquadramento legal

Conto, neste momento, três sins (Eu, tmgd, RickDanger), Dois nims (Pombeiro, Costa).

Estou a assumir que a associação cairá mais ou menos nos moldes que defini antes pelo que seria interessante que os nins definissem melhor a sua posição se os moldes forem efectivamente aqueles.



Acho que a sugestão do Costa de contactar os responsáveis pelas Cons é importante mas, por outro lado, alguns dos responsáveis estão precisamente aqui neste Comité. Eu e o Joao104 estamos pela InvictaCon, ele também pela RuralCon, o abruk pela RiaCon, o Costa pela LeiriaCon e o tmgd e o StormRover estão, se não na organização, próximos da LisboaCon.

Pelo que pude perceber a InvictaCon e a LisboaCon já sentiram a necessidade de ter uma associação por trás. A LeiriaCon não necessita. A RuralCon teve sempre a Mãe Alto.

Se o abruk puder investigar o interesse para a RiaCon teremos informação acerca das 5 principais Cons do país.

Fica a faltar o Algarve que está ainda a dar os primeiros passos, Abrantes que está, para já, em pausa…

Alguém pode esclarecer do interesse disto para as que faltam?



_

Não penso que haja um "GRANDE objetivo", a menos que hajam repercussões legais que eu não estou a ver. É só dizer "se precisarem de assinar alguma coisa, podem usar esta cena". Se tens expetativas maiores do que isto, e muito bem, não devem estar ligadas à (in)existência desta coisa. Penso que isto está a ser confundido com a disussão d'A Associação com "A" grande. Aquela que supostamente vai aparecer para fazer tudo, motivar tudo e englobar tudo, com um presidente cheio de protagonismo e um tesoureiro que vai fugir com uma fortuna para o Brasil :slight_smile:



Talvez o melhor seja colocarmos as nossas dúvidas ao Yes Master para confirmarmos o que é possível fazer dentro do mínimo dos mínimos.


Com a finalidade da associação exisir para colmatar a necessidade de facilitar processos institucionais, o meu voto é sim.

Fiz-me entender mal. Eu não sou contra, pelo contrário, sou a favor… só acho é que não vai ser uma empreitada tão pacífica quanto desejaríamos, apenas isso e lá porque até hoje a LeiriaCON não precisou da ajuda de ninguém não significa que essa ajuda não seja desejável. Uma Associação Nacional que polarize, divulgue e que dê apoio concreto nos muitos eventos que se realizam é importante. O meu receio é que uma vez que ela não tenha já nascido de forma espontânea, qualquer esforço que se faça agora nesse sentido, levante aqui e acolá alguns anticorpos desnecessários e até agora adormecidos, apenas isso.



mas adiante, cá estarei para ajudar no que fôr preciso.



Pedro, para além dos organizadores das cons, também é importante incluir neste debate os elementos mobilizadores dos vários grupos regionais e que não têm necessidade atual de promover convenções. Alguns desses grupos serão muito recentes como Braga e Viana do Castelo, mas também há deles mais antigos como Coimbra ou Oeiras.

Quanto mais concenso formos capaz de reunir melhor, disso ninguém tem dúvida nenhuma.

Precisam de um sim institucional por parte do Grupo de Roleplayers de Lisboa?



Se sim, eu vou consultar os organizadores do costume apesar de suspeitar que é pacífico porque esta seria a solução para os nossos problemas no que diz respeito aos eventos que não são beneficiados pelo impagável e excelente apoio recorrente dos Boardgamers de Lisboa.



Se não, pelo menos com o meu sim e apoio podem contar para o que for preciso. :slight_smile:

[quote=Nazgul]Com a finalidade da associação exisir para colmatar a necessidade de facilitar processos institucionais, o meu voto é sim.[/quote]



Ditto

Bom, agora estão 7 sins, um nim e um sim que penso ser conhecido do Joao104. Já dá uma clara maioria…



Vou então passar ao Ricardo as ideias básicas para este projecto e ver o que ele aconselha como mais simples e funcional para o nosso caso.



Vou passar os parâmetros que defini há algum tempo acerca das características da associação tal como coloquei nesse post. Se quiserem acrescentar alguma coisa, avisem que eu passo-lhe também isso.



Depois volto a colocar aqui a informação de retorno.



Abraço e obrigado pela prontidão das vossas respostas.

_

Estou com a mesma opinião do Costa.

Acho que as maiores questões são quanto é que custa e como é que gente de qualquer parte do país poderá assinar coisas em nome da associação.


Boas Pessoal,



Alguns pontos acerca deste assunto:



1 - A constituição da associação implica um custo de € 300.



Não me parece um valor exorbitante mas, de qualquer modo, implica algum esforço de cada umde nós.



2 - É necessário que sejam definidos nomes para certos lugares da associação. (Presidente, Assembleia geral, Tesoureiro, etc.)



Estes nomes e cargos podem ser apenas "para inglês ver" e não interferir em nada com o funcionamento que implementarmos. Mas para efeitos de constituição, é necessário defini-los.



3 - Como estamos espalhados pelo território nacional, é necessário arranjar forma de que todos estejamos representados nas assinaturas.



Para isso, proponho que passemos procuração ao Ricardo para que ele possa actuar em nosso nome. Naturalmente que esta procuração será apenas para este fim e mais nenhum outro.



Vamos avançar com isto ou não?



Abraço,

Eu alinho.