Continuidade

Outros dos aspectos importantes para uma campanha é a ideia de continuidade, ou seja ligação entre as sucessivas aventuras que os pcs vão fazendo.
Ajuda a criar a ideia (que se quer) que há uma plot central à campanha e que os factos vão-se encandeando, uns com ligação directa á plot central, outros nem por isso, as chamadas side trek adventures.
Mesmo que um DM use apenas aventuras pré-feitas (como já o fiz, viva a Dungeon Magazine) deve alterá-las para que as encaixe no seu mundo e na sua campanha.
Coisas básicas e fáceis de alterar como por exemplo nomes de cidades, de npcs, reinos, etc. Outras requerem maior atenção como detalhes da geografia do mundo e afins. Um facto que me faz defensor da world creation on the knee (começar por algo básico e partir daí) é o facto de que podemos incorporar mais facilmente coisas novas do que se tivermos já tudo pré-feito, com vários detalhes que custam depois a alterar.
E claro, muitas vezes perde-se tempo a criar um mundo e depois a campanha dura menos tempo do que o que se perdeu a criá-lo. Mas isso é uma questão que já falei num post anterior (regularidade)
Através da continuidade os próprios PCs vão-se encaixando melhor no mundo e têm a hipótese de deixar marca nele e terem o seu próprio nicho.
Usando coisas do background dos jogadores e inserindo-as na campanha é outra maneira essencial para garantir continuidade e dos jogadores sentirem que eles próprios têm algo a dizer na história da campanha e oferecerem novos plots para o DM usar (quer lhes agrade quer não :wink: )
Os Npcs que os pcs encontram devem assim manter coisas básicas como terem o mesmo nome, o mesmo sexo, raça, etc. Devem mostrar que evoluem e interagem com os restantes npcs para dar a ideia de dinamismo, não devem estar parados à espera que os PC´s façam algo. A ideia aqui é ser-se pró-activo e não apenas reactivo.
A recompensa maior de um DM neste aspecto é ver o modo como os PCs ligam várias partes do mundo e cria-se ai a ideia de algo vivo, há um sentido de uma história no ar. Usando como exemplo uma das primeiras ideias de continuidade:
Um ataque de hill giants tem por detrás fire giants que por sua vez foram levados a isso por frost giants que por sua vez foram levados a isso por drows.
Uma sucessão de aventuras ligadas entre si com uma plot central.
Mesmo um típico dungeon crawl pode ser incorporado em algo mais do que apenas ser um dungeon crawl.
Por exemplo numa campanha anterior minha, os PC´s foram explorando uma grande dungeon, para depois descobrirem que na verdade tinham sido enviados para ali não para arranjarem algo que o NPC queria mas sim porque este achava que eles iriam morrer lá tendo em conta a fama de mortífera da dungeon…
Descobrindo isso, os PC´s viram como ele era na realidade e uniram-se aos bons da fita para derrotar quem os quis enviar para a morte.
Não deixou de ser um dungeon crawl mas tornando-se parte do plot central minimizou o facto de matar monstros só por matar, ou seja o típico hack n slash.
Assim usem e abusem de outras coisas, criem as vossas, mas acima de tudo tenham a ideia de ligar e cimentar a continuidade da vossa campanha, tal como uma série de televisão cada episódio irá puxar mais audiência, neste caso os vossos pcs.