Convenções e encontros

No seguimento de uma conversa no Telegram deparei-me com o seguinte:

Existem essencialmente 3 tipos de eventos relacionados com jogos: Encontros, Convenções e Feiras. O que todos têm em comum é as mesas e cadeiras para jogar ou demonstrar jogos.

um encontro de nada mais precisa além dos jogos e onde os jogar.

uma Convenção precisa de algo mais, como por exemplo uma ludoteca organizada. o que a maior parte dos participantes vão fazer é jogar jogos mas a variedade será maior que num encontro e poderá haver outras coisas como teste de protótipos ou torneios.

Acho que é uma boa definição das diferenças para introduzir o pessoal novo a este tipo de eventos. A questão que queria colocar é, o que acham que faz falta ou seria engraçado adicionar a estes eventos para os tornar mais interessantes, ou menos iguais entre si?

Penso que só o ambiente gerado pelos organizadores de cada evento já cria algo que nos faz gostar mais de uns que de outros, mas que outras coisas (acessórias ou não) é que poderiam contribuir para fazer de um evento algo especial?

2 Curtiram

Por exemplo, a WeekCONde é uma mini convenção organisada pela https://www.ajogar.com/ onde se jogam principalmente jogos “estranhos” ( nome dado pelos organizadores :smiley: ), ou jogos menos convencionais que de outra forma seriam difíceis de levar à mesa.

Acho a ideia genial e imagino outras convenções temáticas como jogos para 2 jogadores (normalmente ignorados em encontros e convenções porque aproveitamos para jogar com mais pessoas), jogos económicos e/ou de leilões, wargames, jogos históricos, etc.

1 Curtiu

2 pontos:

1-. Em vez de classificar um evento como sendo x ou y, essas coisas parecem ser propriedades de um evento, e portanto não precisam de ser exclusivas. Quanto muito um evento pode ter uma propriedade dominante.

O evento tem expositores com empresas da indústria com o objetivo de vender jogos/demonsrar jogos/fazer negócio dentro da indústria - feira.
O evento tem espaço para os jogadores jogarem os seus próprios jogos ou jogos de uma ludoteca - encontro/convenção.
O evento é apenas para uma competição de um jogo específico (xadrez), - xyz.
O evento tem isso tudo, então é isso tudo.

2- Não concordo com a distinção entre encontro e convenção. São a mesma coisa mas com tamanhos diferentes. Um espaço com mesas e cadeiras onde as pessoas vão para lá jogar jogos que alguém traz. Se o espaço é para 15 ou 400 pessoas não importa. Se a variedade de jogos disponiveis são 15 ou 400 não importa. O conceito é o mesmo.
Tanto é que já fui a encontros locais maiores que por exemplo a Weekconde, chamada de mini convenção. Existe alguma diferença fundamental entre ambos? não.

A ideia que é preciso ter algo mais que isto também não faz sentido. Se a VianaCon, a Riacon, e outras deixassem de ter todas as atividades acessórias deixavam de lhe chamar convenção? Eu digo que não. Ia continuar a ser uma convenção mas provavelmente com uma pior experiência porque o evento teria menos propriedades (ponto 1).

“Acho que é uma boa definiçao”.
Continuo sem perceber porque se acham estas definiçoes boas.
Podiam ser estas ou outras quaisquer!!
Nao ha quaisquer criterios ou substrato nestas categorizaçoes.

A ideia deste post não era tanto discutir as diferenças entre os vários tipos de eventos, até porque essas diferenças são muitas vezes irrelevantes e/ou não consensuais, mas de pedir ideias à comunidade sobre o que se pode fazer diferente.

Eu não disse que os eventos precisam de ter algo mais que o essencial, estava apenas a perguntar que outras coisas poderiamos adicionar aos eventos que os tornassem mais singulares, do tipo “eu vou àquele evento porque têm xyz”.

Nesse caso o que sugeria era ter nichos de jogos específicos com espaços dedicados.

A mim pessoalmente interessava-me ter um espaço para wargames (board wargames, pessoalmente não tenho interesse em miniaturas) e outro para 18xx. Ambos com mesas generosas e material adequado (e.g. acrilicos nos wargames, poker chips nos 18xx, etc.). Mas há mais nichos dentro do hobby. Normalmente este nichos têm dificuldade em levar os jogos à mesa pelo que um incentivo, como um espaço dedicado, para estes grupos minoritários se reunirem goes a long way.
Não deve ser dificil encontrar malta dos nichos que esteja disposta a ensinar/demo de alguns jogos e a estar presente no local, caso a organização não consiga suportar o nicho.

A Leiria Con teve um espaço dedicado a 18xx, por exemplo.

1 Curtiu

“Estava apenas a perguntar que outras coisas poderiamos adicionar aos eventos que os tornassem mais singulares, do tipo “eu vou àquele evento porque têm xyz ”.”

Sobre conveções abaixo coloco sucintamente o que ja vi.

Coisas que devem estar numa Convençao (publica).

  • Jogos para se jogar (parece obvio, mas para alguns nao é)
  • Condiçoes boas de jogo:
    – Mesas
    – Cadeiras
    – Luz

Coisas que podem estar numa convençao:

  • Em Convençoes superiores a um dia, parceria com hoteis.

  • Espaço exterior apropriado a certo tipo de jogos.

  • Explicaçao e regras

  • Prototipos

  • Designers

  • Lojas

  • Publishers

  • Torneios

  • Talks

  • Parcerias com diversas entidades (locais ou de outra escala dependedno do objectivo).
    – Restaurantes locais
    – Recentemente VianaCon fez parcerias com:
    –Cervejeira
    –Empresa de turismo para visita local
    – Neste topico a imaginaçao é o limite!!

Por fim gostaria de lembrar algo muito pouco explorado em Portugal. (para pena minha!)

As convençoes podem ter outra natureza que nao generalista.
Assim podem centrar-se num tema, categoria ou mecanica, etc

  • Wargames
  • Economicos
  • Comboios
  • Cooprativos
  • So fillers
  • Card games (entenda-se jogos de vazas ou de escada)
  • (…)
1 Curtiu

Desculpem a formatação, mas aqui é sempre complicado.