Convite para hoje à noite


Um empresário defronta-se com diversos desafios na gestão da sua fábrica : produzir com baixo custo, comprar matérias primas ao melhor preço, melhorar a produtividade investindo em I&D e gerir os recursos humanos. Tudo isto com o cuidado de respeitar as normas de protecção ambiental ... o melhor possível.

Convido mais três interessados para nesta noite participarem num rápido exercício de economia e gestão e também a advinharem de que jogo falo...

Esta noite levarei também "Richelieu", um muito bem elogiado jogo para 2 ( se bem que pouco conhecido).

Deu mesmo para aparecer e para jogar o que levei. Uauh!

Acua Bar. Espinho. Noite de 10 de Abril 2008.

Quatro audaciosos gestores competiram pelo melhor desempenho da sua fábrica.

Foram eles Vera, Tó, Golden Claw e Zenão.

Lançámo-nos na aprendizagem deste até agora único jogo editado pelo Dr. Jürgen Strohm a quem a famosa e mui Deutsch editora Hans im Glück (João com sorte) deu a mão no já longínquo 2001, chamado "Müll & Money" (Desperdício e ....)

Sete anos passados lá estreei mais um dos meus 'oldies' e ..valeu bem a pena.

Se bem que fosse a estreia e sendo um típico jogo alemão com as suas originais mecânicas, a aprendizagem das regras foi rápida e sem lugar a dúvidas.

Valeu a excelente tradução francesa que encontrei na net já que neste caso o BGG pouco ajudou ( quase de imediato a Rio Grande editou "Industrial Waste").

O jogo sintetiza o essencial da gestão fabril. Temos que gerir recursos, melhorar a sua rentabilidade e em simultâneo assegurar a necessária produção para obtermos fundo de maneio. Contudo temos de nos cuidar com as penalizações resultantes da produção excessiva de resíduos industriais.

O jogo é "card driven", tem um ritmo rápido com poucos tempos mortos e em que a possibilidade de surgir o evento "Acidente Ecológico" cria um razoável clima de suspense associado a consequentes exclamações mais ou menos eufóricas.

Em suma um jogo desafiante, não muito pesado, divertido q.b., curto (uma hora no max) e em que se pode revelar um potencial grande gestor do futuro, ultrapassando bem mais credenciados e experimentados competidores, de seu nome ... Tó !

Nota final para a excelente qualidade do material do jogo, não admira vindo de onde vem e à data a que foi produzido. Estou até a pensar em utilizar as notas do jogo para pagar o consumo no Acua... que tal..grande ideia não?

São escassos os jogos sobre temas económicos e este é de facto uma boa referência a repetir como entrada ou saída de uma "game meeting".

Pude ainda disputar o domínio de França à "Rainha" Golden Claw. Desta vez Richelieu foi mais feliz na interpretação desta nossa estreia em mais um jogo de Michael Schatch. Este é um pouco mais recente do que o M&M, 2003, sendo uma versão melhorada da versão de cartas do famosíssimo "Kardinal & König" also known as "Web of Power" aka "China". Existe uma variante para 3/4 jogadores que espero ter a oportunidade de experimentar numa próxima. Um bom filler.

Para a próxima vez que consiga comparecer terei o cuidado de levar jogos para 5/6.

Estou a pensar em temas exóticos estilo salve-se quem puder ou neve / altas montanhas.

Olá, sou a Vera.

Também gostei muito do M&M.. "Pena" é mesmo quando produzimos sem ter cuidado com o ambiente e depois acontece um acidente, hum... lá se vão as contas! É mesmo necessário produzir equilibrando todos os factores para que não tenhamos que ser "castigados".

Achei muito interessante o facto de o dinheiro ser ilimitado (quando acaba podemos recorrer a créditos indeterminados que contudo prejudicam a pontuação final).

E mais uma vez a tradição voltou a repetir-se: quando jogo um jogo pela primeira vez com o Tó, o vencedor é 99% das vezes ele. Sniff sniff! ;)

Até à proxima!

 

Olá Minerva, sê benvinda !

Gosto do nick ! Muito apropriado. Só te falta um avatar. Se quiseres sugiro recorreres aos préstimos do JbG ou da FF.

Acho giro ler o que a Wikipédia diz sobre "ti" :

Minerva era filha de Júpiter, após este engolir a deusa Métis (Prudência). Com uma forte dor de cabeça, pediu a Vulcano que abrisse sua cabeça com o seu melhor machado, após o qual saiu Minerva, já adulta, portando escudo, lança e armadura. Era considerada uma das duas deusas virgens Embarassed, ao lado de Diana.

Deusa da sabedoria, das artes e da guerra, era filha de Júpiter. Minerva e Neptuno disputaram entre si qual dos dois daria o nome à cidade que Cécropes, rei dos atenienses, havia mandado construir na Ática (ver BGG : Attika). Essa honra caberia àquele que fizesse coisa de maior beleza e significado. Minerva, com um golpe de lança, fez nascer da terra uma oliveira em flor, e Neptuno, com um golpe do seu tridente, fez nascer um cavalo alado e fogoso. Os deuses, que presidiram a este duelo, decidiram em favor de Minerva, já que a oliveira florida, além de muito bela, era o símbolo da paz. Assim, a cidade nova da Ática foi chamada Atenas, de Atena, nome que os gregos davam a esta deusa.

Minerva representa-se com um capacete na cabeça, escudo no braço e lança na mão, porque era deusa da guerra, tendo junto de si um mocho e vários instrumentos matemáticos, por ser também deusa da sabedoria. A Minerva é o símbolo oficial dos engenheiros.