O site françês Guide du Roliste Galactique voltou a premiar este ano o melhor jogo, livro ou universo de RPG de 2006. A escolha recaiu sobre o COPS (da editora gaulesa Asmodée).
COPS é um jogo de RPG que nos descreve um futuro próximo, onde o crime impera na recém-nascida república da Califórnia. Um departamento especial da polícia foi criado para lutar contra a disseminação de gangs, traficantes de drogas e corrupção. É uma vida difícil a dos polícias desta unidade que se vêm no centro de violência diária, exposição mediática e pressão política… Será que tens o que é preciso para ser um dos COPS?
Outros jogos nomeados este ano pelo Guide du Roliste Galactique foram:
Sou só eu ou assim de repente vejo EUA como o principal produtor de RPs? já pegavamos no nosso poderoso potencial nacional e davamos-lhes uma coça, assim na onda de Aljusbarrota.
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"
Mas não há dúvida nenhuma de que são os EUA os principais produtores. Foi de lá que veio o primeiro grande RPG (não sei de onde vem o primeiro digno desse nome, mas também deve ter sido de lá), e a tradição foi continuada. Não por ser tradição, mas por haver mercado. Não sei qual é a percentagem de população americana que joga RPGs, mas deve superar a europeia em muito.
Valha-nos que agora ultimamente se começa a ver umas coisas farncesas e alemãs que têm, á primeira vista, muita qualidade. Já tinha visto este COPS há algum tempo, quando pesquisei pelo mercado europeu de RPGs, e pareceu-me algo muito cool e descontraido. Não cheguei a sacar nada dele, mas a quantidade de livros editados para ele surpreendeu-me. Será que algum dia cá vai chegar, e se chegar, será que vem traduzido?
Light allows us to see, Darkness forces us to create...
Ah, mas os grandes designers de jogos de tabuleiro são todos, todos, Europeus, eheh. Ao menos temos algo de bom por cá!
Portugal é que acho que não tem (ainda?) motivos de orgulho em nenhuma área deste estilo, mas pronto... temos vinho, chouriça e febra/sardinha assada com fartura para comer durante os jogos, e só isso já basta, eheh.