Eu acho que não vale a pena especializar muito uma equipa, por que para uma estratégia há sempre uma contra-estratégia.
Eu gosto de montar a minha força de combate, normalmente de 300 pontos, usando como base as equipas, geralmente uso os X-Men ou a Irmandade de Mutantes.
Depois em relação aos poderes procuro ter um personagem forte na distância, um bom lutador no corpo a corpo, uso um voador para carregar colegas e, depois uso poderes de apoio como Telecinese, Perplex e Astúcia.
O mais importante, no heroclix, é jogares pois vais conhecendo melhor a tua equipa de jogo para jogo e assim melhores a tua equipa e a tua táctica.
Como diz o Nuno, há sempre uma contra-estratégia para qualquer estratégia que uses no jogo. Mas algumas são mais dificeis de superar que outras.
A cor do anel das figuras (amarelo, azul e vermelho) representa o nivel de experiencia da figura (rookie, experienced e veteran) e traça um paralelo com a evolução dessa personagem nas histórias dos Comics. Normalmente, vet é melhor que exp, e exp é melhor que rookie, e o point value da figura é alterado em conformidade. Mas nem sempre é assim. O valor pontual contribui muito para decidir qual dos ranks vale mais a pena usar. E também os poderes. Um exemplo é a figura do Black Panther. Na versão vet, tem leap & climb. Mas tendo em conta a sua funcao na equipa, para mim dá mais jeito o stealth que tem nas versoes exp e rookie. E ainda por cima são mais "baratas".
Um poder que para mim não pode faltar numa equipa é o outwit. É a melhor forma de combater defesas com invulnerability, toughness ou impervious. Mas existem outras: psychic blast, pulse wave, exploit weakness. Mas enquanto estas combatem as defesas dos outros, o outwit tambem pode ser usado para minar poderes de ataque mais perigosos.
A mobilidade também é muito importante, dai a necessidade de ter figuras com running shot para ataque a' distancia ou charge, para ataque corpo a corpo. A telecinesia tem aqui tambem um papel importante, pois consegues colocar as figuras a uma grande distancia, e usa-las para atacar de seguida.
Em termos defensivos, da' sempre jeito ter figuras com stealth. E um barreirista. Para esconder figuras, o melhor mesmo é teres a team ability do Batman (DC), ou Kabuki (indy) e teres figuras com team abilities que copiem estas.
Se fores azarado nos dados, como eu, tambem vais querer incluir um tipo com probability control.