Criação de forças

Texto:

Depois de ter dado os meus primeiros passos neste universo no Torneio Marvel Supernova comecei a perceber melhor a complexidade do jogo.

Queria por isso usar este tópico para trocar ideias sobre como criar uma força de combate para jogar.

Quais são os principais aspectos a ter em conta?

- Alcance dos ataques dos personagens;

- Poderes dos personagens, todos ou alguma área em específico;

- Variedade nas habilidades de cada um (poderes/movimento/equipas/etc.) ou rende mais especializar num ... "tema" (não arranjei melhor palavra) específico e investir forte nele;

- Existe uma diferença assim tão grande entre as cores dos níveis de experiência dos personagens, se sim isso também é um factor importante?

 

Como não conheço bem o jogo posso estar apenas a referir aspectos superficiais, por isso digam de vossa justiça.


Eu acho que não vale a pena especializar muito uma equipa, por que para uma estratégia há sempre uma contra-estratégia.

Eu gosto de montar a minha força de combate, normalmente de 300 pontos, usando como base as equipas, geralmente uso os X-Men ou a Irmandade de Mutantes.

Depois em relação aos poderes procuro ter um personagem forte na distância, um bom lutador no corpo a corpo, uso um voador para carregar colegas e, depois uso poderes de apoio como Telecinese, Perplex e Astúcia.

O mais importante, no heroclix, é jogares pois vais conhecendo melhor a tua equipa de jogo para jogo e assim melhores a tua equipa e a tua táctica.

 

Como diz o Nuno, há sempre uma contra-estratégia para qualquer estratégia que uses no jogo. Mas algumas são mais dificeis de superar que outras.

A cor do anel das figuras (amarelo, azul e vermelho) representa o nivel de experiencia da figura (rookie, experienced e veteran) e traça um paralelo com a evolução dessa personagem nas histórias dos Comics. Normalmente, vet é melhor que exp, e exp é melhor que rookie, e o point value da figura é alterado em conformidade. Mas nem sempre é assim. O valor pontual contribui muito para decidir qual dos ranks vale mais a pena usar. E também os poderes. Um exemplo é a figura do Black Panther. Na versão vet, tem leap & climb. Mas tendo em conta a sua funcao na equipa, para mim dá mais jeito o stealth que tem nas versoes exp e rookie. E ainda por cima são mais "baratas".

Um poder que para mim não pode faltar numa equipa é o outwit. É a melhor forma de combater defesas com invulnerability, toughness ou impervious. Mas existem outras: psychic blast, pulse wave, exploit weakness. Mas enquanto estas combatem as defesas dos outros, o outwit tambem pode ser usado para minar poderes de ataque mais perigosos.

A mobilidade também é muito importante, dai a necessidade de ter figuras com running shot para ataque a' distancia ou charge, para ataque corpo a corpo. A telecinesia tem aqui tambem um papel importante, pois consegues colocar as figuras a uma grande distancia, e usa-las para atacar de seguida.

Em termos defensivos, da' sempre jeito ter figuras com stealth. E um barreirista. Para esconder figuras, o melhor mesmo é teres a team ability do Batman (DC), ou Kabuki (indy) e teres figuras com team abilities que copiem estas.

Se fores azarado nos dados, como eu, tambem vais querer incluir um tipo com probability control.