Cronicas Padeirescas – Dissertações Exaltianas de um Saber Perspicaz Vol. 1

Decidi fazer este pequeno texto que se segue, para demonstrar que exalted é bastante multifacetado, alem de xulado. A parte boa deste xulanço é que é 100% aprovado pelos senhores que fizeram o livro, e perfeitamente normal para uns tipos que andam à porrada com Deuses e afins. O retiro deste fds deu tempo para reler umas vezes mais o Core book, e associando o que tb li nos foruns de Exalted da propria White Wolf, pude chegar a todas estas conclusões.

Pensei e repensei sobre que tipo de persos poderá 1 pessoa fazer em Exalted, sem ser o bom e velhinho Fighter-Mage-Thief que já nos habituamos a ver/ouvir/jogar de D&Ds e semelhantes.

Eis as conclusões a que cheguei:

. Mago-prá-porrada – Esta é uma obvia degenaração dos magos que já jogamos antigamente. “Coitadinho, manda fireballs, mas se leva com 1 biqueiro do random monster vai desta pra melhor”. Meus amigos, aviso já que os Twilight cast n são pera doce, tem de origem algo semelhante a uma holy-armour, e se o jogador tiver tido a inteligencia de colocar logo de inicio oculto 3, Essence 3, terá ao começar o jogo feitiços bastante poderosos, capazes de aniquilir logo centenas de inimigos! (ou podes cagar prós feitiços e investir em quase todos os charms de artes marciais que encontrares, apenas pq tens a xulice da cast Twilight de reduzir o dano qd levas com ele)

. “El-Comandante”, ou “10.000 cabeças fazem 1 cabeçada maior que só 4 ou 5” – Com a nova abillitie WAR, foi dada um enfase maior ao mass combat deste RP. Agora já n há parties de 4 ou 5 tipos no meio do boda a bater sabe-se lá no quê. Agora a ideia é ter 1 legiãozeca de 10.000 bacanos (Followers a 5), todos armados e bem apetrechados, e ir ver como tá o tempo na Blessed Isle. Não contentes com isso, depois é ir ao norte e ver se o touro tem mesmo os cornos afiados, se os fae são gay, e ir a Thorns saber se o Mask of Winters é alto ou não. (este ultimo é private joke, terei todo o prazer de a explicar noutra altura)

. No kiss, only bang-bang – Pra quem tiver a paciencia de ler “The Books of Sorcery, Vol.1 - Wonders of the Lost Age”, vai encontrar algo interessante: Pistolas! (WotLA, 79) Não são aquelas que estamos habituadas a ver nos filmes do Clint Eastwood, mas umas mais interessantes com motes de essencia. Com dano que vai dos 9L aos 18L, é só pensar que cada tiro daqueles amparado de peito, fura o tipo a meio, e provavelmente ainda chamusca um bocado da parede. Para aqueles jogadores que queriam fazer um cenario mais faróeste, serão as pessoas indicadas para escolher 1 perso com este interessante e raro item. (olha, depois tive à procura e parece que o core tb tem umas pistolecas – pag 373, mas nada a ver com as do WotLA!)

. Slash-‘em and dice-‘em – Exalted é 1 jogo puramente matemático. Não é preciso perder muito tempo para perceber o que funciona bem e o que funciona melhor. Como tudo na vida, para seres o 1º, tens de ter as ferramentas mais rápidas. Sejam elas os ténis mais XPTO, caso faças desporto. O PC mais rápido, se fores 1 FPS fanatic. O carro com o melhor motor, se fizeres corridas. Já tão a perceber onde quero chegar, certo? Então uma boa combinação aqui é, em combate fisico, sempre seres o mais rapido! Isto é principalmente para os Dragon Blooded, mas com as batotas, digo, artefactos correctos e com os charms dos solares, ficas sendo a maquina de cortar batatas mais rapida da criação! Aqui vai a receita:
- Duas Jade Short Daiklave (Core 386) com 2 Orichalcum Fivefold Harmonic Adapters (WotLA, 57): Por serem de Jade, passam pra speed 3
- Jade Hearthstone Bracers (Core 381) com Orichalcum Fivefold Harmonic Adapters (WotLA, 57): Com esta receita, o solar já tá a debitar, pelo menos, 4 ataques (2 espadas a rate 2) a Speed 2. Tendo em conta que a maioria dos ataques é Speed 5, esta combinação com os charms de melee correctos, tornam-te quase invencivel!

. Monstro Social – Neste jogo, o combate Social é tão, se não mais importante, que o combate Fisico. Enquanto que na porrada com armas afiadas, temos por vezes apenas uma mão cheia de inimigos, digo-vos já que as cortes das muitas cidades da criação exigem muito mais sangue que os inumeros campos de batalha que poderão percorrer. Para tal, eis os principais elementos do monstro social:
. Hello Gorgeous! – A Jessica Alba vai ter bastante mais sucesso que a vizinha do 3ºandar esquerdo que tem uma verruga de todo o tamanho. Appearance 5 ou perto disso é fundamental para um rapido e bem sucedido ataque social
. Excellent Sir! – A 1ª e 2ª Excelencia, tanto de presence como de performance, são essenciais para os combos que vais futuramente fazer com os varios charms destas duas abillities. A minha favorita é a 2ª Excel., pois pra mim os dados são os meus maiores inimigos. (Pra quem n sabe, a 1ª Excel dá-te 1 dado por cada mote de essencia, e a 2ª dá-te 1 sucesso por cada 2 motes)
. It’s Gang-Bang time! – Fazer 1 combate social sozinho é secante para o resto da party. Integrar os outros jogadores nisto, por menos porradeiros sociais que eles sejam, é crucial, pois são eles que te vão ajudar a desgastar o teu adversario. Mas atenção! Fazer apenas isso qd os teus companheiros têm o WillPower alto, que nos combates sociais é quem tem mais WP que “ganha” isto!
. Intimidado ou Intimidades? – No livro falam que o resultado de 1 combate social é a de criar uma “intimacy”. Sim, isto é interessante fazer, ter 1 inimigo teu com a intimacy da tua pessoa ou do teu grupo, mas muito mais interessante é ter o teu inimigo à tua mercê só com pouco Willpower. Aqui tens 2 hipoteses: ou continuas o jogo do gato e do rato, e tentas encorrala-lo com os teus charms (sim, que isto de tar a fazer Cha/Man + Pres/Perf acaba logo ao 2º turno qd o dito cujo usa pela 2ª vez WP), ou se o teu objectivo é depois passar prá porrada fisica, é começar os insultos à sua patria/mulher/clube-de-futebol-favorito e ver como ele se safa só com 1 ou 2 WP pra activar os seus charms! (bom, n devia de ter dito isto... já tou a imaginar o Rui a por os NPCs todos com WP a 9 ou 10 prá proxima sessão! :P)
. No, no, noooooooo! – Integrity é essencial para uma boa defesa. Comboar, por exemplo, Irresistable Salesman Spirit (Core 204) que te dá o dobro dos sucessos num roll de presence, com o Spirit-Maintaining Maneuver (Core, 201) é 1 bom começo. Ainda estou a explorar este segmento aqui e ver o que funciona melhor. Outro bom charm de ataque é qq 1 que obrigue a gastar + que 1 WP ao teu adversário, como por exemplo Heart-Compelling Method (Core, 202). Ainda ando a pensar em ter a Righteous Lion Defense (Core, 199) e usar como intimacy a minha party ou algo parecido. É preciso tempo pra playtests...
. Yo no parlo niente! – Só se fala aqui dos combates mano-a-mano, e claro está, quase me esquecia da parte escrita! Eis o meu favorito pra por o selo da destruição, e começar a mandar cartas de “amor” a todos os npcs da criação: Flawless Brush Discipline (Core, 232). Com este menino, roubo logo 3WP à cabeça. Comboa-lo com uma excelencia de linguistica ou com o Irresistable salesman spirit é essencial para garantir o sucesso.
. Say what? – Eis outro da lista dos linguistics, para os meninos que têm o GM sempre a usar o truque sujo de “mudar de assunto e assim baixando o teu MDV pra zero”: Discerning Savant’s Eye (Core, 232/3). Assim já n há mais ataques surpresa!
. Are you motivated? – Usar todos os truques sujos em combates sociais é a UNICA maneira de “ganhar”. Este é o meu favorito: Mastery of small manners (Core, 239/40). Com 1mote, consegues saber a motivação do(s) adversário(s), e usar essa info a teu favor para teres bonus no ataque (Core 172). Sempre é -3MDV! E o facto de teres +1 de Appearence, é por o adversario sempre a descer! ;)

A thread já vai longa, e as conclusões que cheguei foram, como viram, muitas!
Espero ter feito renascer o bixinho de Exalted nalguns de vocês. Para os que já jogam, considerem isto como um principio para “The Munchkin’s Guide to Exalted 2ed Power Gaming”. Para os que são GMs (Sim, Rui, tou a apontar o dedo ao menino), acabei agora de lhe dar a lenha toda para me queimar! :P

Proximas cenas que tenciono escrever:
- Dar porrada com um construtor civil
- Os animais são nossos amigos... mesmo!
- Armadura ou Peitaço?
- Defesas e Ataques
- Patria... Deus(es)... Sexo?
- Ó Chefe, pode escolher que é tudo bom!

[quote=plasmas]Para os que são GMs (Sim, Rui, tou a apontar o dedo ao menino), acabei agora de lhe dar a lenha toda para me queimar![/quote]

Tu deste-me uma acendalha, no máximo; a lenha ando eu com ela, e não está só nas regras. :)

Excelente apresentação.
Estou a ver que a febre do orichalcum demorou a chegar ao Abre, mas enfim brilha em toda a sua glória. Ainda me lembro dos tempos em que na rpg.net via-se posts sobre Exalted dia sim, dia sim. Fico feliz de ter sido dos primeios por cá a experimentar o poder, mas agora até sinto saudades da nossa campanha :)

Relativamente à pujança mega-épica, para mim existe uma única razão importante para limitar os backgrounds /essence/charms/... com que se pode começar: dar tempo para toda a gente aprender o jogo. Pessoalmente, prefiro que todos entendam como podem combater, usar um charm e fazer stunts antes de estarem longas horas a escolherem qual é a skill tree em que vão apostar, quais são os melhores artefactos e o que fazer de uma manse.

O grupo com que fiz uma campanha por cerca de um ano, jogando quase semanalmente, demorou um mês a atinar com os charms em combate e mais outro para aprender a "chulá-los" . Depois já deu para meter artefactos ao barulho e dar mais um tempo para o pessoal saber aproveitá-los ao máximo. Quanto às stunts, sempre tiveram dificuldades, era a maneira pela qual os NPCs ganhavam vantagem em combate ;)

Mais recentemente, fiquei da opinião que Exalted poderia ser ainda mais épico (livre, rápido e explosivo) se não fosse tão rules-heavy, principalmente porque os jogadores que tenho neste momento não estão interessados num jogo de maximizar regras. Eu, que gosto de tudo o que se seja RPG, tenho-me perguntado se Heroquest é a alternativa...

Oi Rick!
Qual deles jogaste? 1ª ou 2ª edição?

E sim, tens razão, para newbies é faze-los sofrer uma beca como humanos, e limitar a malta ao que tem antes de se exaltar, e começar a usar stunts pra ter a "diferença" (afinal, são sempre mais 1 ou 2 dados qd és apenas um humano heroico).

Sobre limitar os backgrounds, isso apenas depende da historia que o teu jogador deu sobre a sua perso. Se for boa e conseguir justificar alguns dos seus backgrounds, concordo neles. Quem se tornar ganancioso, lembra-te sempre que é mais facil perde-los de que ganha-los de volta! ;)

E de Exalted ser rules-heavy... Afinal, é um jogo da White Wolf, e como tal tem regras que nunca mais acabam. Se fores um GM cuidadoso e estudioso, alivias o facto dos teus jogadores terem de saber as regras TODAS, e apenas terem de se preocupar com as da sua perso (combate com as suas armas, a sua dezena de charms, etc). E apenas é pesado nas sessões iniciais, supostamente a malta depois atina com os rituais todos e as sessões começam a ser mais fluidas.

[quote=plasmas]Qual deles jogaste? 1ª ou 2ª edição?[/quote]Quando digo que fui dos primeiros, claro que estou a falar de primeira edição. Aliás, comecei a jogar com o starter kit que estava na net antes do corebook chegar a Portugal :slight_smile:

"El Comandante" Slash-'em And Dice-'em apresenta-se ao serviço!

Senhor Plasmas, ora aqui está um óptimo trabalho, se pudesses desenvolver mais o teu insight sobre a parte mais militar, combos, melhores charms, etc. agradecia, visto ter um grande interesse nesta área. Mas isso sou eu e sou picuinhas.

Fico à espera das tuas próximas dissertações.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=RedPissLegion] (...)se pudesses desenvolver mais o teu insight sobre a parte mais militar, combos, melhores charms, etc. agradecia, visto ter um grande interesse nesta área.[/quote]

tenho andado a enpinar Mass Combat que nem 1 louco, devido às 4,5 bolas que tão por cima do nosso tumulo (37ª Legião de 5000 Soldados do General Saloy Hin), para poder te dar algumas sugestões qd te exaltares. O melhor mesmo é amanhã termos esta conversa ao vivo e a cores.

[quote=plasmas]37ª Legião de 5000 Soldados do General Saloy Hin[/quote]

17ª Legião.

E facilmente passam às 5 bolas se insistires muito.

[quote=Rui] E facilmente passam às 5 bolas se insistires muito.
[/quote]

Jovem, é preciso ter calma.... Mas pra ser sincero, quanto mais melhor, que tar no meu rooster 4bolas e meia de followers é complicado, e assim 5 bolas seria mais higienico! Tongue out

E comé o General, conta como aliado de 2 ou 3 bolas? Já agora, posso criar um background chamado Biatche?

Aliado? Quem falou em Aliado? Innocent

[quote=plasmas]- Duas Jade Short Daiklave (Core 386) com 2 Jade Fivefold Harmonic Adapters (WotLA, 57): Por serem de Jade, passam pra speed 3
- Jade Hearthstone Bracers (Core 381) com Jade Fivefold Harmonic Adapters (WotLA, 57): Com esta receita, o solar já tá a debitar, pelo menos, 4 ataques (2 espadas a rate 2) a Speed 2. Tendo em conta que a maioria dos ataques é Speed 5, esta combinação com os charms de melee correctos, tornam-te quase invencivel![/quote]

Do texto do Fivefold Harmonic Adapter:

[quote=Wonders of Lost Age]Appearing as thumbnail-sized disks of a single magical material engraved with mystical glyphs and surrounded in a ring of adamant, these devices automatically adhere to any artifact constructed of a different magical material. Any Exalt who tries to attune the “host” artifact can do so for the same cost as if it were made of the correct material for her Exalted type, provided the fi vefold harmonic adapter attached to it is actually made of the correct material for her. Once the host artifact is attuned, the adapter cannot be pried off until its owner allows attunement to lapse. In the Realm, these artifacts are carefully regulated, as the Immaculate Order takes a very dim view of Dragon-Blooded who use the tainted weapons of the Anathema.[/quote]


As palavras a reter são: "automatically adhere to any artifact constructed of a different magical material", o que quer dizer que jade com jade népias; esse artefacto parece-me feito para que os DB's possam usar as armas dos Anathemas, como a última frase parece fazer crer.

[quote=Rui]As palavras a reter são: "automatically adhere to any artifact constructed of a different magical material", o que quer dizer que jade com jade népias; esse artefacto parece-me feito para que os DB's possam usar as armas dos Anathemas, como a última frase parece fazer crer.[/quote]

Parte do teu comentário tá certo, n se pode por Jade com Jade. Fui eu que interpretei mal o inglês, e o correcto será Orichalcum Fivefold Harmonic Adapters.

Sobre ser só para os DBs, isso é uma visão do mundo. Quem me diz que o culto dos Iluminados não tem baldes disto lá pra 1 canto a apanhar pó? Wink

Atenção, nunca disse que era só para os DB’s, disse que era para que os DB’s pudessem usar as armas dos Anathemas, o que é substancialmente diferente.

Quanto à tua pergunta, tu já sabes a resposta dela. :wink:

É obvio que este produto foi feito mais como “plot-device” para os Srs Drs GMs que outra coisa qq… O que eu fiz foi uma distorção dos factos para xular algo prós jogadores que fazem Solares.