Curso de formação - "Ser Lúdico"

Aproveitando a excelente massa crítica deste fórum queria lançar aqui uma iniciativa que terei muito gosto em implementar na minha escola.

Como devem saber sou professor do 1º ciclo e tenho andado a procurar "introduzir" os jogos de tabuleiro no contexto do ensino, pois acredito nos benefício do jogo na melhoria das aprendizagens a vários níveis - socialização, criatividade, desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, concentração, desenvolvimento de competências relacionadas com a memorização, cumprimento de regras, leitura, interpretação, organização, seriação, propriedade dos objectos, sistema de numeração e ordenação segundo pârametros predefinidos... o role é enorme!

Como devem calcular a criança que frequenta o 1º ciclo é por natureza "jogadora". Logo qualquer estímulo que lhe proponha actividades lúdicas é por norma muito bem aceite. Contudo é necessário que saibamos as implicações deste género de actividade. A dinamização de actividades que promovam o jogo como instrumento promotor de aprendizagens tem de ser bem pensado no "a priori" da sua implementação. A sistematização das propostas e também a clareza das instruções é requisito essencial para assegurar o sucesso da actividade. Definir com muita clareza as condições em que podemos jogar é por isso um alicerce que devemos construir antes de tudo o resto.É fácil cair em situações de hipermotivação que redundam geralmente num fracasso da actividade, quer para o docente, quer para os alunos.

O que me levou a iniciar este tópico foi a minha vontade em criar um programa de formação para professores. Estou ainda a iniciar este trabalho e ainda não tenho um rumo definido nos conteúdos que quero incluir no curriculo da acção de formação, por isso decidi recorrer a esta comunidade para pedir que ajudem nesta tarefa. A vossa ajuda pode ser dada quer na sugestão de temas a abordar, quer na contribuição com conteúdos temáticos, quer com ambas as situações anterirores!