Curso de formação - "Ser Lúdico"

Aproveitando a excelente massa crítica deste fórum queria lançar aqui uma iniciativa que terei muito gosto em implementar na minha escola.

Como devem saber sou professor do 1º ciclo e tenho andado a procurar "introduzir" os jogos de tabuleiro no contexto do ensino, pois acredito nos benefício do jogo na melhoria das aprendizagens a vários níveis - socialização, criatividade, desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, concentração, desenvolvimento de competências relacionadas com a memorização, cumprimento de regras, leitura, interpretação, organização, seriação, propriedade dos objectos, sistema de numeração e ordenação segundo pârametros predefinidos... o role é enorme!

Como devem calcular a criança que frequenta o 1º ciclo é por natureza "jogadora". Logo qualquer estímulo que lhe proponha actividades lúdicas é por norma muito bem aceite. Contudo é necessário que saibamos as implicações deste género de actividade. A dinamização de actividades que promovam o jogo como instrumento promotor de aprendizagens tem de ser bem pensado no "a priori" da sua implementação. A sistematização das propostas e também a clareza das instruções é requisito essencial para assegurar o sucesso da actividade. Definir com muita clareza as condições em que podemos jogar é por isso um alicerce que devemos construir antes de tudo o resto.É fácil cair em situações de hipermotivação que redundam geralmente num fracasso da actividade, quer para o docente, quer para os alunos.

O que me levou a iniciar este tópico foi a minha vontade em criar um programa de formação para professores. Estou ainda a iniciar este trabalho e ainda não tenho um rumo definido nos conteúdos que quero incluir no curriculo da acção de formação, por isso decidi recorrer a esta comunidade para pedir que ajudem nesta tarefa. A vossa ajuda pode ser dada quer na sugestão de temas a abordar, quer na contribuição com conteúdos temáticos, quer com ambas as situações anterirores!

Para já deixo aqui o pouquinho que eu já organizei mentalmente, ficando a aguardar as vossas sugestões!

Curso - "Ser Lúdico"

1 - Introdução ao jogo

1.1 - Breve história do Jogo

1.2 - Conceitos relacionados com o jogo

a) ?

b) ?

c) ?

1.3 - ...

2 - O jogo na sala de aula

2.1 - O jogo - instrumento facilitador de aprendizagens

2.2 - Jogos e Competências

2.3 - ...

3 - Atelier home made games

3.1 - Critérios selectivos

3.2 - Pesquisa selectiva

3.3 - Organização de Recursos

3.4 - Produção de jogos

4 - Atelier Criativo

4.1 - Definição Necessidades Específicas

4.2 - Processo criativo "Brainstorm"

4.3 - Selecção de recursos

4.4 - Produção das criações

4.5 - Implementação em contexto de sala

4.6 - Avaliação

5 - ???

Estas são as minhas ideias para já... A partir de agora estou à vossa disposição para acolher as vossas sugestões...

Carlos Abrunhosa

2.3 - Usos práticos de jogos em situações especificas durante a aula
a) Como o uso na aula complementa o programa da matérial lecionada
b) Como usar os jogos de maneira eficaz de modo a ajudar os alunos a compreender a matéria
c) Exemplos práticos de usos benéficos de jogos em aulas

Aproveita o facto de teres aqui mesmo no AoJ o link para o site do Paulo Simeão e entra em contacto com ele.

O Paulo não tem muito tempo para vir ao AoJ, mas é uma pessoa bastante acessível e já usa os jogos de tabuleiro como ferramenta didáctica há bastante tempo.

Ele esteve no Encontro Nacional em Espinho, provavelmente até o conheceste...

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Não sei muito bem em que ponto poderá encaixar isto, se calhar no ponto 2:

Desenvolvimento de capacidades cognitivas através dos jogos.

a) Memória, Lógica ou o Abstracto

b) Desenvolvimento de noções abstractas

c) Planeamento de decisões

Sem dúvida uma excelente ideia e que proponha que não fosse só para professores.

Eu gostava muito de poder assistir a essa ação formadora apesar de não ser professor, mas poderia ser mais um divulgador da temática dos jogos de tabuleiro. Para quem sabe poder dar uns pequenos workshops e mostras de jogos de tabuleiro.

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

..mas é para introduzir os jogos de tabuleiro a nível extra-curricular ou no próprio decorrer das aulas? Como actividade complementar, os jogos terão uma função principalmente lúdica que, sem dúvida, contribui para o desenvolvimento das capacidades dos alunos. Como uma actividade da própria aula, não sei até que ponto será exequível, nomeadamente devido à sua multidisciplinariedade.Além disso, também existe a hipótese de organizar eventos ocasionais entre pais e filhos onde todos jogam numa grande festa.

Estas são três maneiras que, até certo ponto, são bastante diferentes em termos de aplicação dos jogos de tabuleiro.

[quote=Rick Danger]

Como uma actividade da própria aula, não sei até que ponto será exequível, nomeadamente devido à sua multidisciplinariedade.[/quote]

Eu digo mais, devido à multidisciplinaridade é que este "instrumento" é um óptimo potenciador de aprendizagens.

A minha ideia é divulgar o hobbie mas ir mais além. Dotar os professores que desejem, de instrumentos relacionados com os jogos didácticos para aplicarem em contexto pedagógico.

Jogo é jogo e a noção de lúdico é indissociável deste conceito!

https://jogoeu.blogspot.com

[quote=Abruk]

[quote=Rick Danger]

Como uma actividade da própria aula, não sei até que ponto será exequível, nomeadamente devido à sua multidisciplinariedade.[/quote]

Eu digo mais, devido à multidisciplinaridade é que este "instrumento" é um óptimo potenciador de aprendizagens.

A minha ideia é divulgar o hobbie mas ir mais além. Dotar os professores que desejem, de instrumentos relacionados com os jogos didácticos para aplicarem em contexto pedagógico.

Jogo é jogo e a noção de lúdico é indissociável deste conceito!

Obrigado desde já pela vossa participação. Continuem...

https://jogoeu.blogspot.com

[/quote]

https://jogoeu.blogspot.com