D&D Outsiders

Mais até do que o tardio e moderado sucesso do D&D Insider, a fragmentação dos fãs de Dungeons&Dragons entre todas as opções presentemente disponíveis é o marco histórico da Quarta Edição. Sendo diferente da dispersão que também aconteceu em AD&D, esta variedade de abordagens vai desde a manutenção do d20 OGL a novas iterações como o Pathfinder da Paizo ou o Trailblazer da Bad Axe Games, passando por todas as variantes não oficiais a partir da Terceira Edição, já para não falar do pessoal que voltou a edições anteriores.

Além disso, sempre houve fãs apenas interessados num setting em particular, quer seja o Ravenloft outrora licenciado à White Wolf, o Forgotten Realms a que a Wizards of the Coast sempre regressa, a novidade que Eberron é para muitos ou o Dark Sun que ficou para trás e poderá voltar para o ano. Nem precisamos de invocar d20 Modern, Wheel of Time, Scarred Lands, Birthright, Mystara ou Ptolus.

Também sabemos que cada grupo em particular escolhe a profundidade em que mergulha mais ou menos no sistema de D&D, seja de que edição for. Eu pessoalmente não tenho disponibilidade nem sinto necessidade de ir mais além do que os Corebooks, apesar de a informação neles contida em termos de setting ser muito pouca. Sei que tanto há gente que se dedica inteiramente a conhecer todo o material publicado pela WotC e não só - como também há malta que parte do princípio que tem de adaptar, expandir ou ignorar qualquer regra que esteja escrita nos livros.

Apesar de toda esta heterogeniedade que rodeia a Quarta Edição, esta tem sido um aclamado sucesso pois, mesmo assim, tem conseguido conquistar novos jogadores e acautelar a passagem de testemunho para uma nova geração de fãs. Do ponto de vista da WotC, isto é mais importante do que dificilmente manter próxima de si toda a gente que ao longo de três décadas jogou D&D em tantas e tão variadas encarnações e circunstãncias.

No entanto, o anúncio inicial do D&D Insider apresentava este projecto online como um elemento decisivo da estratégia que a WotC tinha para esta nova edição. Para este grandioso plano, ter todas as regras publicadas integradas e aproveitadas por um conjunto de aplicações de base de dados pode até ser bom mas não chega. Faz muita falta e já vem tarde a mesa de jogo virtual onde todas as aplicações se podem conjugar. O sonho de juntar pessoas de todo o mundo cruzando todo o tipo de DMs, jogadores, cenários, personagens, campanhas numa grande comunidade online que joga D&D todos a partir do mesmo material e das mesmas regras tornou-se uma desilusão. O potencial para a WotC recentrar e reforçar a sua posição entre os fãs de D&D estava lá, mas, para já, grande parte são D&D Outsiders.

Dungeons and Dragons (D&D) é um RPG publicado pela Wizards of the Coast. Se não sabes o que é um RPG, consulta esta secção do abreojogo. Se queres saber mais sobre a última edição de D&D, podes encontrar aqui a minha review ou ouvir o meu último episódio no podcast Jogador-Sonhador.

https://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/drfe/20090814
e
https://www.engadget.com/2009/10/20/surfacescapes-puts-dungeons-and-dragons-on-surface-makes-your-d20/

:slight_smile:

–~~–

Visitem o Ideonauta, um blog sobre roleplay!



Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar!

[quote=Rui]

Apenas 2 reparos

https://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/drfe/20090814 e https://www.engadget.com/2009/10/20/surfacescapes-puts-dungeons-and-dragons-on-surface-makes-your-d20/ :-) [/quote]Bom, eu referi que o Dark Sun só vai ser recuperado para o próximo ano, certo?
A ideia para a Microsoft Surface está muito fixe, mesmo sendo só um proof of concept. Gostava de ver uma destas coisas ao vivo.