D&D4: limites ao uso dos powers?

Há uma coisa que eu neste momento comeco a falhar em perceber relativamente aos poderes. Pelo que tinha percebido eles era do genero, escolhe e podes usar sempr. Contudo ao ler as regras de wizard há lá 2 coisas que me intrigam. Se os poderes se podem usar "a vontade do fregues", então porque raio existe limites de spells para os wizards? Outra coisa que não percebo é que diz lá que os limites de spell em memoria são iguais aos que se podem fazer por dia, ora, onde raio está a tabela dos que se podem fazer por dia?

Isto leva-me a perguntar, será que os poderes das outras classes também estão limitados? Se me pudessem iluminar sobre esta questão, ficava agradecido.

"The heavens burned,
The stars cried out,
And under the ashes of infinity,
Hope, scarred and bleeding, breathed its last."

Para todas a classes existem os attack powers e os utility powers e todos se distinguem em três tipos: at-will, encounter e daily. Só os at-will é que podem ser usados sempre. Os encounter é uma vez por cada short rest e os daily uma vez por cada extended rest. Em geral, uma personagem de nível 1, sabe dois poderes at-will, um encounter e um daily.

O wizard de nível 1 segue exactamente esta regra, mas tem o spellbook onde ele guarda escrito mais um daily power que pode memorizar. Após cada extended rest, dos dois daily powers que ele tem no spellbook, ele escolhe um para ter nesse dia.

Nos níveis seguintes, essa mesma lógica aplica-se sempre que a personagem possa ter mais um daily power (ou um utility).

Não sei se era isto que querias esclarecer?

Sim era isso que eu queria saber, embora eu não tenha encontrado no livro a dizer quais os limites de como utilisar os powers. Contudo isso ja explica o que queria saber.

[quote=Fate]Sim era isso que eu queria saber, embora eu não tenha encontrado no livro a dizer quais os limites de como utilisar os powers.[/quote]A explicação rápida está na página 15. O detalhe sobre os powers começa na página 54. A tabela com os poderes todos que se pode ter em cada nível está na página 29.

Ah, ja vi, tens toda a razão, eu andava ali a marrar na pagina 27 e 28 e não encontrava as restrições claro. Contudo noto talvez uma pequena falha ou então devo andar outra vez a procura no sitio errado. Não existe referencia aos limites dos utility powers no livro. Ou será que estou enganado. Se estou correcto então o que se deve assumir? Afinal por norma são coisas para ajudar em varias situações mas em alguns casos também são para combate.

[quote=Fate] Não existe referencia aos limites dos utility powers no livro.[/quote]Os utility powers, tal como os attack powers, podem ser at-will (os verdes), encounter (os vermelhos) ou daily (os pretos). Nos poderes de cada classe, encontras de todo o tipo.

Hum, acho que isso então esclarece tudo. Agora é mesmo testar o jogo. Obrigado pelos esclarecimentos.