Não podia concordar mais com isso e menos com as razões dadas nos posts do plasmas e do The_Watcher!
Quer dizer, não acho que seja errado só por si. Tudo depende do que os jogadores esperam. Se eles sabem que às vezes o GM aldraba os rolls e não se preocupam com isso então não há problema. Agora se eles não sabem ou se eles esperam que isso não aconteça mas o GM fá-lo à mesma então há algo de errado nisso sim. Esse é um ponto.
Outro ponto é a questão do sistema. SIM, se é preciso fazer isso para obteres os resultados desejados ou para impedir resultados indesejados então o sistema definitivamente não é o melhor para ti. O sistema devia dar, com os seus elementos randómicos, apenas resultados que sejam passiveis de serem desejados (mesmo que sejam desconhecidos à priori). Resultados completamente indesejados não deveriam ser possiveis pelo sistema. Se o são o sistema não está a cumprir o seu papel. Se o GM não quer que nenhum PC morra em determinado combate isso simplesmente não deveria ser um resultado possível para esse combate quando se utiliza o sistema correctamente. Se o combate é suposto ser dificil e com possíveis mortes então os resultados possíveis devem estar dentro dessa linha e o próprio sistema deve impossibilitar o contrário.
Se eu quero algo que é diferente daquilo que o sistema me dá então é porque o sistema não é o mais adequado para mim. E não, nem todos os sistemas dizem para o GM aldrabar os dados como e quando quiser e, na minha opinião, não deveriam dizer nada disso nunca.
[quote="plasmas"]Fluidez do jogo face a um play-line pré-determinado = Deus sabe a qtd de vezes que perdi "n" horas a escrever uma historia minimamente satisforia para os meus jogadores. Claro que n vou deixar um rolo que me prejudique todo esse esquema![/quote]
Portanto, os jogadores em vez de estarem a criar a sua própria história, estão apenas a seguir a tua. Tudo bem, à partida não há nenhum problema com isso, desde que eles o saibam e o aceitem. A isso chama-se participacionismo. Mas aí coloca-se a pergunta de qual a utilidade dos dados? Se tu escreves a história, o que vai acontecer, se os dados podem ir contra isso porque utilizá-los em vez de dizeres simplesmente o que acontece? Afinal, já é isso que fazes de qualquer maneira quando os ignoras e escolhes o resultado desejado. Simplesmente seria mais honesto. Por outro lado se os jogadores não sabem dessa situação, se não tiveram hipotese de concordar ou não com ela, então isso chama-se railroading e pode ser um bocado mais problemático.
Resultados extraordinários de probabilidade irrisória que mesmo assim acontecem às vezes e vão contra tudo o que se quer é exactamente uma questão do sistema não ser o mais adequado. Se ele permite esses resultados é suposto eles serem possíveis de acontecer. A probabilidade deles acontecerem deve estar equiparada à vontade que os jogadores têm de eles acontecerem. Quanto maior a diferença entre esses factores menos adequado é o sistema para esse grupo de pessoas.
[quote="The_Watcher"]Tomemos o exemplo de um combate que outro dia fiz com uma NPC forte contra um PC acabado de criar. A ideia era até ao 1º sangue, e eu quis qua a NPC castigasse primeiro um pouco com alguns murros. Os murros foram todos fraquinhos, por isso estiquei-me mais 1 pouco e quando fui terminar o combate (duh, claro que era para eu ganhar) o roll que tive retirava o PC de jogo durante bastante tempo. Por isso reduzi drasticamente a quantidade de dano e assim ele safou-se por mais uma sessão.[/quote]
Portanto o que estás a dizer é que querias um combate com um range possível de resultados especificos mas no entanto o sistema permitiu um range muito mais amplo do que o desejado ou/e que a probabilidade de um resultado não desejado acontecer foi superior do que aquela que seria desejável. Isso parece-me só e apenas um problema do sistema dar ou não dar aquilo que os jogadores pretendem. A outra hipótese é a de que tu querias uma situação com um determinado range de resultados possíveis mas criaste uma que permitia resultados muito mais dispares e aí também reside parte do problema. Ou o sistema permite criar situações como a que desejavas mas tu não o soubeste/conseguiste fazer ou o sistema simplesmente não permite a criação desse tipo de resultados. A situação que falas depois do ubber npc q só falha roles quando luta contra eles é exactamente a mesma coisa. Aparentemente ele não era assim tão "ubber" quanto descreveste antes. Ou foi mal feito por ti ou o sistema simplesmente não permite criar npc's que tenham os efeitos desejados por ti quando em combate.
Outra coisa que me salta muito à vista é que isso não passa de mais uma forma de o GM controlar os resultados. Se ele queria que o combate fosse fácil deveria simplesmente criar um combate fácil. Se queria que o combate de forma nenhuma corre-se mal deveria criar um combate que de forma nenhuma poderia correr mal, não aldrabar os dados depois para evitar essa situação. É verdade que pode não ser assim tão fácil por vezes mas, mais uma vez, essa facilidade está inteiramente relacionada com o sistema e as ferramentas que ele proporciona ao GM. Se não é possível criar uma determinada situação como desejado sem aldrabar os dados, bem, talvez o sistema não seja o ideal para criar situações desse tipo.
Ou talvez o GM não tenha um bom domínio do sistema, tempo ou paciência para fazer esse trabalho o que também é perfeitamente válido mas isso remete para duas situações: ou o GM talvez não seja o mais indicado para o grupo ou os requisitos do sistema em termos de trabalho para o GM talvez sejam demasiado altos para aquela pessoa, e isso remete a arranjar um sistema mais adequado. Um que necessite de menos trabalho para o GM, que seja mais simples de dominar ou que divida o trabalho do GM por várias pessoas.
[quote="plasmas"]N se esqueçam que muitas vezes a malta vai jogar para se divertir e não para se chatear, ok?[/quote]
Argh, se jogas para te divertir deves jogar com um sistema que te dê divertimento. Se o sistema permite que tu te chateis ou dá resultados que te chateiam então definitivamente o sistema não é o melhor para ti! Mas isso é apenas e só problema do sistema!
Dito tudo isto, sim, também eu já aldrabei nos dados. Com o tempo fui parando porque sinseramente nunca pareceu correcto por uma variedade de razões indicadas em cima. Agora cada vez mais luto para não ter de o fazer. O começar a criar um sistema foi em grande parte para isso mesmo. Para não ter de o fazer. Para poder obter apenas resultados em que me sinto confiante que nunca vou precisar de o fazer.
Agora um aspecto que parece estar relacionado, o porquê de esconder os lançamentos, isso é, no meu ponto de vista, uma questão à parte. Continuo a fazer os lançamentos escondidos, embora em alguns casos não o faça e noutros acabe por mostrar o resultado final à mesma. A minha razão para o fazer escondidos é por uma questão de informação. Simplesmente porque os jogadores na maior parte dos casos não sabem a dificuldade do lançamento ou podem até não saber o resultado deste (listen: não ouviste pq não há som ou pq há som mas falhaste o lançamento?).
Depois de ter tirado isto tudo do organismo (mais uma vez, ehehe), espero não ter ofendido ninguém! 0:) Tudo isto não passa da minha opinião claro e estão convidados a discodar dela ou mesmo a tentar alterá-la! eheh
Curtes o podcast? Eu tou viciado! :) ehehe
Tens andado a falar com eles onde? No fórum? Inda não tive pachorra para me inscrever e a falta de tempo também não ajudou mas está na minha "to do" list.