Dara-Soewarsih - Caminhos

Todos os habitantes dos milhares de ilhas que comprendem Pakpahan são total e completamente dedicados a obedecer às leis que os regem, mas como em todas as sociedades há individuos que se esforçam por ser melhores e superiorizar-se a si mesmos nas suas áreas de experiência - nomeadamente, os PC’s.

Para reflectir isto, há uma mecânica chamada O Caminho.

N’O Caminho, o jogador escolhe em que direcção quer ver o seu personagem evoluir. Ele escolhe um objectivo para o seu personagem, anota-o na folha de personagem, escolhe depois uma dificuldade para esse Caminho (que reflectirá o número de XP que ganha quando terminar esse Caminho) que será sempre no máximo 12 (12 é um número mágico para os Pakpahanni), e vai anotando as cenas em jogo em que trabalhou activamente para completar esse Caminho; quando o número de cenas for igual à dificuldade, ele ganha o XP equivalente que pode distribuir pelos Atributos e pelas Características, e deve depois iniciar um novo Caminho.

Cada Caminho deve reflectir a Casta do personagem.

Por exemplo, um bom Caminho para um Trabalhador poderá ser “Produzir a mais bela obra de arte para com ela influenciar o Rei”, ou ainda “Encontrar novas e melhores rotas comerciais”; um mau Caminho será “trabalhar de Sol a Sol”, porque isso já fazem todos os Trabalhadores.

Um bom Caminho para um Guerreiro poderá ser “Comer 12 corações de Teukukirti para se tornar um”, ou ainda “Matar o Susuhanan dos Thaga para os impedir de ganhar prestigio”; um mau Caminho é “Proteger o Clã”, uma vez que isso já fazem todos os Trabalhadores.

Qualquer jogador pode estar a percorrer mais do que um Caminho; pode ter um Caminho principal, e pode ter vários secundários, menores. Pode também iniciar novos Caminhos quando quiser, e abandonar cada Caminho quando quiser, embora neste caso não ganhe qualquer XP por isso.

Qualquer jogador pode escolher um caminho ao máximo da dificuldade que seja “Subir de Casta”; nesse caso, ele não ganha qualquer XP por completar o Caminho, mas tem acesso a todos os beneficios da sua nova Casta.

O número de Caminhos percorridos reflecte a aproximação espiritual e quão perto está o personagem de Ascender ao Sol; quanto mais acima estiver na escada social, menos Caminhos tem que percorrer, mas mais dificeis serão.