Dara-Soewarsih - Intro à mecânica

Aqui mostrei o Mito de Criação dos Dara-Soewarsih, onde falei dos atributos e seu significado, e aqui mostrei o Povo dos Mil Passos para o Sol numa pequena introdução, onde falei um pouco da sociedade; hoje, quero mostrar como funcionam os atributos.

Há quatro atributos, Barro, Osso, Lágrima, e Luz. Estes atributos, além de serem representações numéricas das qualidades físicas e intelectuais de cada personagem, são também uma medida da aderência dessa personagem ao código de conduta do Povo, ou o trabalho que ele está a ter para nesta vida avançar para o Sol. Assim:

Barro mede a aderência social ao código; respeitar as castas e as suas obrigações faz o Barro subir, falhar nessa obrigação e o Barro desce.
Osso mede a vontade em fazer algo em prol do Povo, e dos costumes; cada vez que estes são defendidos, Osso sobe; cada vez que uma oportunidade para os defender surge e não é tomada, Osso desce.
Lágrima mede a vontade em fazer algo em defesa física, intelectual ou emocional de outra pessoa. Por cada acção tomada nesse sentido, Lágrima sobe; se a oportunidade surgir para defender alguém e não engajada, então Lágrima desce.
Luz mede a vontade em se aproximar do Sol, Dara A Fonte da Vida; cada acção tomada nesse sentido faz a Luz subir, falhar ou não agir quando a acção se predispõe, faz a Luz descer.

Cada um destes atributos começa a um número, dependendo da Casta a que a personagem pertence; certas Castas têm certos atributos mais altos, outras têm os mesmos atributos mais baixos. Isto representa o a visão e expectativa do Povo para o personagem, e pode ser aumentado na criação de personagens, mais à frente. Durante o jogo, estes valores serão constantemente testados situacionalmente, e serão fluctuantes, descendo ou subindo conforme as decisões do jogador. O objectivo com esta mecânica é mostrar que o Povo está fortemente agarrado à noção que foi o Sol que lhes deu a vida, é para o Sol que irão, mas para isso têm que trabalhar; o personagem pode até ser muito forte, mas se na Grande Roda Kármica tiver tomado as decisões erradas, e no caso da força fisica isso pode ser tão simples como dizer uma mentira, então quando necessitar da sua força, ele simplesmente vai falhar.

Em jogo, quem decide se um atributo sobe ou desce é o GM, conforme uma lista de acções e respectivas penalizações e recompensas, mas não é o GM sózinho: o jogador terá sempre consciência do peso das acções que quer ver o seu personagem tomar, e das consequências dessas acções; o GM interpretará as acções do jogador, conversando com ele se necessário, e atribuirá a subida ou descida dos atributos.

Os atributos são usados para resolver acções, como no exemplo da força física. Durante o jogo, o GM decide se a acção que o jogador quer tomar é fácil para o seu personagem ou não. Se for fácil, o personagem simplesmente consegue. O valor numérico de cada atributo é uma boa medida para isto, já que pode comparar-se o valor do atributo ao valor da dificuldade; um ponto importante aqui é que certas castas conseguem certas acções mais facilmente: a classe guerreira consegue derrotar facilmente em qualquer conflicto fisico qualquer pessoa de outra casta, por exemplo, e por isso será sempre fácil (mais exemplos serão dados mais à frente). Se a acção for mais complicada, o jogador pode escolher investir pontos do seu atributo para ultrapassar a dificuldade (isto irá ser mais desenvolvido noutro post).

Se dois personagens estiverem a tentar a mesma acção, podem investir pontos do atributo correspondente, como se estivessem num leilão, até um desistir, oferendo a vitória ao outro. Não há qualquer lançamento de dados nisto, aliás, não há qualquer dado envolvido, há apenas uma decisão a tomar sobre se o que há para ganhar vale realmente a pena o investimento.

Num próximo post, tudo o que foi apresentado acima terá exemplos práticos. Para já, apenas este cheirinho. :)

Não percebo bem a diferenca entre Osso e Lágrima, o Osso tem a ver com bondade e dedicação para com o povo no geral e Lágrima no particular? para quê diferenciar as duas coisas, porque não simplesmente bondade e dedicação para com os seres vivos no geral?

Porque é que a Luz é um atributo como os outros? se todos os habitantes dessa civilização pretendem atingir o Sol (salvo seja), a medida dessa aproximação não devia ser feita separadamente? provavelmente calculada apartir dos outros atributos ou das acções dos jogadores ou qualquer coisa assim.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Em Osso tu ages, és pro-activo e vais à procura das coisas, em Lágrima és re-activo e sais em defesa das coisas. E Osso mede também a resistência fisica e emocional das pessoas, enquanto Lágrima mede paixão, vontade de agir, e destreza física.

Quanto à Luz, não te esqueças que também mede razão e compreensão; à luz disso (pun intended), talvez se torne mais fácil perceber porque é que é um atributo.

E todos os atributos medem uma medida separada de atingir o Sol:

Em Barro, deves respeitar as tradições; em Osso, deves defender os costumes e o povo; em Lágrima, deves defender o individuo; e em Luz, deves defender a fé.

De cada vez que respeitares o código, um ou mais dos teus atributos sobe; se não respeitares, ele(s) desce(m).

Ok, estou a ver melhor a coisa. Então assim sendo não vai haver uma medida kármica única que meça a proximidade de cada personagem ao Sol?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Vai, dependendo das Castas; há Castas que estão mais próximas do Sol que outras. As castas de camponeses, por ex, estão muito afastada do Sol, enquanto que a Casta religiosa é a que está mais perto.

Da mesma maneira, também vai haver acções especificas para cada Casta que podem ser recompensadas/punidas.

Por ex, só a Casta Guerreira pode comer carne; se qualquer outro membro de outra Casta comer carne, o seu Barro e Osso podem descer, uma vez que está a ir contra as obrigações da Casta e activamente contra os costumes; muito provavelmente, a sua Luz desceria também.

Mas este seria uma espécie de pecado capital, extremo ao máximo.

Portanto estar próximo ou distante do Sol depende apenas da casta em que cada indíviduo está inserido? assim sendo é possível uma personagem aproximar-se mais do Sol enquanto viva ou os seus actos agora apenas se vão reflectir na próxima encarnação da pessoa? vão haver mecânicas para lidar com re-encarnação?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Sim, é possível aproximares-te do Sol enquanto vivo, isso pode traduzir-se numa mudança de Casta; re-encarnação não tinha pensado nisso, estava mais a pensar em algo como no TSoY, a Transcendência.

Não esquecer ainda que há 9 clãs, cada um com a sua visão muito própria do que há no Mundo…