Dara-Soewarsih - Intro aos Clãs e Castas

Agora descrevo, muito sucintamente, os 7 clãns dos Dara-Soewarsih e as suas 5 castas. Cada um vai ainda ser desenvolvido, e todos irão ter Características, pequenas palavras-chave que identificam pontos onde são melhores que os outros, com uma lista de possíveis escolhas; cada uma das castas tem também uma Característica própria, por ex, a classe Guerreira ganha sempre qualquer combate físico contra um membro de outra casta, a Líder ganha sempre qualquer disputa social, a Trabalhadora tem aptidões relacionadas com a sua profissão, e finalmente a Religiosa tem uma maior afinidade com o mundo dos espiritos. Cada casta indica também os pontos inicias para os Atributos.

Clâs:

Makadi

Mesquinhos e manipuladores, têm sempre um objecto envenenado com eles.

Thaga

Instropectivos e com afinidades com o mundo dos espiritos.

Utkrosha

Enormes e rudes, mas esforçam-se por manter as antigas tradições.

Bhavishyadvakta

O arquétipo do perfeito Pakpahanni, orgulhosos e de porte real.

Jiva

Enormes e de pele escura, são inovadores que se ajustam facilmente a novas situações.

Tendua

Sinuosos e sensuais, são lutadores ferozes, fáceis de zangar e muito territoriais.

Naga

Dedicam-se a descobrir e manter segredos, são geralmente pequenos mas muito aptos em magia.

Castas:

Trabalhadores

O grosso da sociedade dos Dara-Soewarsih, dividem-se ainda em várias sub-castas, como agricultores e pescadores, artesãos e mercadores, por ordem de imporância. Ninguém matará nunca um Trabalhador, pois são eles que mantém a sociedade viva e funcional. Alguns dos trabalhadores são por vezes elevados a uma das outras castas.

Guerreiros

Esta é a casta regularmente testada para compentência e abilidade, pois um guerreiro tem que estar sempre bem treinado para defender o seu clã; um tipo de guerreiro especial chama-se Teukukirti, um guerreiro que encarna o totem do clã e tem poderes especiais. Em tempo de guerra, o líder vem deste clã. De notar que alguns clãs estão permanentemente em guerra.

Líderes

Esta é a casta que gere os destinos do povo, os burocratas, os escribas, os embaixadores, arquitectos. Alguém nascido nesta casta é encinado desde pequeno para o seu trabalho, e são também grandemente testados. Ninugém levantará uma arma contra eles nem os presumirá errados, mas um líder é responsável pelo bom sucesso do seu clã.

Religiosos

A casta Religiosa está no topo da piramide social pois estão mais próximos do espiritual e logo mais próximos do Sol. Estão geralmente fora da politica social e não interferem com a politica do clã, sendo o seu dever conduzir rituais e cerimónias religiosas. Uma sub-casta é a dos Susuhanan, que cantam para os espiritos e mantêm viva a memória colectiva do povo através de um processo chamado Menghafalkan, que significa literalmente “memorizar”. Se esta memória for destruída, um clã deixa de existir.

Escravos

Os escravos estão fora da sociedade Pakpahanni. Existem como prisioneiros de guerra ou pessoas com dívidas que se venderam como escravos. A escravatura é hereditária, mas há casos especiais de escravos que ascenderam a outras castas.

Mulheres

As mulheres são tão capazes como os homens em todos os papeis da sociedade Dara-Soewarsih, no entanto, esta é por vezes uma sociedade extremamente sexista, e as mulheres têm que trabalhar o dobro para conseguir as mesmas recompensas. Isto não é verdade para a casta Religiosa, onde as mulheres são vistas como iguais - e algumas se aproveitam deste estatudo para melhorar a condição das mulheres de outras castas.