Dara-Soewarsih - Intro

Os Dara-Soewarsih acreditam que há poder nas palavras e nas frases; elas carregam descrições, sentimentos, ligações. O seu nome implica uma ligação fortíssima ao Sol, elemento primordial nos seus mitos, religião e cultura. Muitas vezes vezes o nome de um povo significa na sua lingua mãe apenas “povo”, às vezes com as variantes “raça”, “povo escolhido”, mas este não é o caso com os Dara-Soewarsih. O seu nome implica uma viagem, neste caso de Mil Passos, e cada passo os aproxima mais do Sol, a Origem, a Fonte, a Criação; cada vida representa um passo, então os Dara-Soewarsih têm que viver Mil Vidas antes de voltarem para o seu criador. No seu nome está contida a relação com o Sol, mas também a lembrança de que só com preserverança se atingem os objectivos. Isto marca e define um povo.

Eles vivem num arquipélago de milhares de ilhas de diferentes tamanhos, metade das quais tem nome e apenas umas cem são habitadas. Ao longe no horizonte está sempre presente um planeta gigantesco com um anel circundante. O planeta onde a acção decorre e onde vivem os Dara-Soewarsih é a lua deste gigante planeta anelado, mais ou menos como se estivessem em Titã a olhar para Saturno.

O povo Dara-Soewarsih tem uma relação intima com a natureza, acreditando que tudo o que os rodeia é animado de um espirito próprio, que tudo é sagrado pois tudo vem e voltará a Dara, o Sol. A sua religião é por isso animista, os xamâs mantêm regularmente uma ligação com os espiritos protectores de locais, pessoas, ou do clâ. Como as pessoas acreditam que têm que passar 1000 vidas antes de atingir o divino, cada uma delas se esforça sempre por ser e fazer melhor, para poder ascender uma vida e renascer numa posição social superior.

Certas pessoas têm a habilidade de viajar para o mundo dos espiritos e com eles interagir, e outras ainda têm a habilidade de influenciar os sonhos de terceiros, ao entrar num mundo dos sonhos, onde a realidade tem regras totalmente diferentes.

A sociedade dos Dara-Soewarsih não tem reis nem sociedades feudais, mas está dividida por castas, conforme a sua aproximação com o divino, e são representação do estatuto social. Da mais alta para a mais baixa, as castas são as seguintes: religiosa, nobre, guerreira, mercadora e camponesa. Existem várias sub-castas entre cada casta, que indicam especializações en vários campos. As relações entre as várias castas e sub-castas são também extremamente complexas e regidas por severas leis. A casta guerreira é a única autorizada a comer carne, havendo penalizações severas para quem quebrar esta lei, seja de que casta for.

Mas a maior divisão entre os Dara-Soewarsih são os clâs. Existem 9 clâs, cada um a sua maneira de ver o mundo, personalidade e costumes diferentes. Também cada um dos clâs tem uma perspectiva e aproximações diferentes à magia e à arte do combate.

Enquanto na casta nobre o direito de governar é divino, na casta guerreira os lideres são escolhidos por combate ritual;disputas menores são também resolvidas da mesma maneira. As castas religiosa e nobre vestem-se com ricas vestes adornadas de penas coloridas e jade. As armdaduras são leves e simples, porque a temperatura é elevada, e o metal é escasso no planeta.

O canibalismo é praticado regularmente como castigo último, ou para assimilar as caracteristicas de um individuo capturado em combate. Por vezes fazem-se raides a povoações de clãs rivais, para apanhar um ou outro individuo que esteja a mostrar capacidades de liderança ou grande empreendimento em combate, para que o seu espirito possa passar para as pessoas que o comem, já que acreditam que se o fizerem, ficam eles mais próximo do Sol.

A sua sociedade é bela, ritualizada e extremamente complexa, com cidades grandes, espaçosas, arejadas e limpas, artes que usam jóias, ouro, penas e jade, e onde a ordem é mantida através de leis rigorosas e severas, imbuidas de um espirito religioso e ancestral que permeia toda a criação. De maneira nenhuma os Dara Soewarsih são selvagens sedentos de sangue, eles apenas são diferentes de nós.

Este é o mundo dos Dara-Soewarsih, ou pelo menos a sua versão resumida. Espero ter-vos aberto o apetite. :)

Crunchy bits mais à frente. ;)