Dark Sun wiki - onde podem facilmente tirar as vossas dúvidas

De notar que o que está aqui escrito pode não ser necessariamente coincidente com a 4ª edição, apesar de ser um muito bom ponto de partida; qualquer dúvida digam.

É importante ignorar classes, races e tudo o que é relacionado com mecânica no site uma vez que está baseado em material antigo.

Em 4ª Edição, qualquer raça e classe é jogável (mesmo as raças extintas e as classes divinas - com o aval do DM e uma justificação/história interessante o suficiente. :P )

Exacto, isso é importante; aliás, eu estou a ter algumas dúvidas com a maneira como as diferentes classes se relacionam com os temas e variações apresentadas no DS; tenho que confrontar aquilo com o livro base.





A planear: D&D 4th Dark Sun

Isso posso explicar. :)

Muuuuito resumidamente:

Classes

As classes em 4ª edição dividem-se de 2 formas:

- Power Sorce e Role

Existem 4 roles e aí umas 6 ou 7 power sorces.

ROLES

Os roles definem o papel do jogador na party (principalmente em combate. embora também definam as skills e, portanto, o papel do jogador fora de combate).

Os roles são:

- Defender - São os "tanques" da party, têm poderes para manter os inimigos junto a eles e para os castigar se atacarem um aliado (ex: Fighter, Paladin, Swordmage, Warden)

- Striker - São os "damage dealers", basicamente - dão dano - normalmente muito e a um só alvo (ex: Ranger, Rogue, Sorcerer, Avenger, Assassin, Monk)

- Líder - São os controladores do campo de batalha no que toca a aliados. Todos eles têm pelo menos um healing power e depois têm powers para mover aliados, dar buffs, etc. (ex: Clérigo, Shaman, Artificer, Warlord)

- Controller - Area damage dealers e debuffers. São os controladores do campo de batalha no que toca a inimigos (ex: Wizard, Druida, Seeker, Invoker, Psion)

POWER SORCES

O power sorce simplesmente indica de onde provem o poder que o heroi tem.

- Martial - provem de treino marcial é o mais "mundano" dos power sources

- Primal - provem da comunhão com os espíritos da natureza

- Arcane - Pure magic :)

- Divine - Poder provém dos Deuses (só existe em Athas com permissão do DM, e em condições muito bem explicadas)

- Psionic - Poder da mente (muito comum em Athas - quase toda a gente sabe qq coisa disto)

- Shadow - Poder extraido do plano paralelo da sombra (não sei como funciona em Athas, uma vez que a cosmologia é diferente)

Uma classe define o "Core" da tua personagem (juntamente com a raça).

Um "Theme" prevem do background da personagem e permite fazer uma espécie de "multiclassing".

Cada theme, tal como as classes, tem um power sorce e um role associado, no entanto, todas as classes funcionam bem com todos os themes (embora haja uns que funcionam melhor que outros, claro).

Com um theme, o jogador ganha (a nível 1) um power que pode usar uma vez por encontro que reflete o background da personagem.

Para além disso, o jogador tem acesso a feats e powers específicos desse theme. Desta forma, o jogador pode simplesmente ganhar os benefícios a nível 1 e completamente ignorar os outros aspectos do theme, ou ir costumizando a personagem à medida que vai subindo de nível escolhendo tanto powers da sua classe como do seu theme.

Um theme pode funcionar como uma afiliação a uma organização (templars, Veiled Alliance), como uma "profissão" (elemental priest, gladiator, athasian ministrel, desert trader), etc... cada vez que se usa um power associado ao theme ou se refere que é ou foi membro da associação x ou y é possível que se seja reconhecido por outros membros da refrida associação ou por pessoas que já tenham tido contacto com outros membros. Um elememtal priest é respeitado, um Templar temido, etc...

Uma vez que estamos a falar de classes e themes e eu referi themes como uma espécie de multiclass, se calhar comvém referir as outras 2 formas de multiclassing.

- Híbridos - Basicamente és um membro de 2 classes. Ganhas alguns features de uma e de outra classe uma média dos valores base, etc. Normalmente, é mais fraco que um "pure".

- Feat multiclassing - Escolhes a classe normalmente e depois escolhes feats para teres um gostinho de outra classe. Esta é a forma mais complicada de fazer multiclass e não só é fraco o acesso à segunda classe como é "caro" em termos de feats.

Note-se que nenhuma das 3 impede qq uma das outras. Nada nos impede de ser um:

Ranger|Shaman hybrid com um theme de Athasian Ministrel e uma feat para multiclass de Wizard...

Óbviamente também ninguém diz que é uma ideia muito boa e funcional... :P

Pois, eu percebi isso; o que não percebi foi: o jogador não é obrigado a aceitar um theme, nem uma variação (por ex, arena fighter para o fighter, animist shaman para o shaman, etc).

Não aceitando o theme, fica logo sem a opção do poder extra; sendo certo que só pode usar 1 poder de cada vez, a ele escapa-lhe então o poder adicional.

Bom, talvez não seja assim tão confuso: o jogador que escolher o tema está a especializar-se, o jogador que não escolher não está. E como só podem usar um poder de cada vez, nem faz mal que assim seja.

É isto?





A planear: D&D 4th Dark Sun

Os themes são completamente opcionais. No entanto, o Jogador não perde nada em escolher um, nem ganha nada em não o escolher. O que pode é depois usar ou não os feats e powers para além do de nível um ou não. O de nível 1 é em adição a todos os outros que ganhariam sem o theme.

Quanto às "variações" das classes. Estas são obrigatórias. O jogador tem sempre que escolher que tipo de fighter é (uns ganham bonus com 2 armas, outros com 2-handed weapons, outros com 1 handed weapons, outros com escudos, outros são mais resistentes, etc) que tipo de ranger é (uns apostam em ataques à distância, outros em luta corpo a corpo com 2 armas, outros em lutar com um animal companion, etc).

A variação dentro da classe faz com que mesmo que 3 ou 4 jogadores tenham a mesma classe, podem ser extremamente diferentes entre si (embora tenham na base o mesmo role - um ranger é sempre um striker quer lute à distância, com duas armas ou corpo a corpo com um bixito a ajudá-lo).

Quanto ao "usar um power de cada vez" não percebi o que queres dizer com isso.

Existem n tipos de powers diferentes em que os mais "normais" são:

"Attack Powers", "Utility Powers", "Feature Powers" e "Racial Powers".

Os primeiros 3 vêm das classes e/ou themes e o último vem da raça (obviamente :P ).

Não obstante o tipo de power, o mais importante é a sua utilização.

Há três tipos de utilização possível de poderes (sem contar com alguns especiais).

At-will, Encounter e Daily.

Poderes At-Will podem ser usados... at will... não se gastam e podem sempre ser usados

Poderes Encounter podem ser usados uma vez entre cada descanso de 5 minutos (short rest).

Poderes Daily podem ser usados uma vez entre cada descanso de 6 horas (extended rest)

No entanto, no mesmo encounter podem ser usados todos os poderes que o jogador tiver à sua disposição (todos os encounters e todos os dailies) isso só quer dizer que se depois quiser usar outra vez os encounters terá de conseguir descansar 5 minutos e os dailies 6 horas.

Os poderes de nível 1 que vêm com os themes são feature powers que normalmente são encounter powers.

Não teres um theme simplesmente quer dizer que tens menos um power à disposição (e outros bonus que possam vir com o theme - há um que dá power points, por exemplo).

A nível um, um jogador começa sempre com:

- 2 at-will attack powers (da classe)

- 1 encounter attack power (da classe)

- 1 daily attack power (da classe)

- 1 encounter racial power (normalmente - humanos não têm, por exemplo - mas têm mais um at-will attack power da classe)

Se escolher um theme tem mais:

- 1 encounter feature power (do theme)

Dependendo da classe depois pode ter mais alguns feature powers.

Referia-me a, independentemente de quantos poderes tens, só podes usar um; eu sei o que são os poderes e como se usam: nunca podes usar 2 poderes at will ao mesmo tempo, por ex.

A única confusão que me fizeram os themes foi que um jogador que opte por um, irá ter mais variedade de escolha nos poderes que outro jogador que opte por não ter theme.





A planear: D&D 4th Dark Sun