De que é feito um mago

Ainda outro post do telemóvel :slight_smile:

Outra questão que eu queria deixar aqui para tomarem em consideração na criação das vossas personagens tem a ver com o significado que skills como Endurance, Presence ou Conviction têem na maneira como elas enfrentam as dificuldades e o desgaste que fazem parte da vida de um mago. O que é que lhes dá força para continuar? O que é que lhes permite seguir em frente quando a cabeça já quase explode, o corpo já não se aguenta de pé e/ou as provocações já se tornaram insuportáveis? De que é que são feitos os quadradinhos extra que têm a mental, physical ou social stress? Que consequências estão habituadas a sofrer para conseguirem fazer aquelas evocações ou rituais mais difíceis? Como é que conseguem recuperar quando estão todas desfeitas mental, física ou emocionalmente?

São questões que normalmente só se resolvem durante o jogo, mas eu sei que vocês gostam de ter estas coisas definidas, por isso vão pensando nisto.

A isto é q se chama esmiuçar os personagens! XD

Ora bem, seguindo as ideias que usei no brian anterior, ele tinha um nivel mto alto de conviction e presence.

Neste a conviction ate deve ser a principal skill, por todos os objectivos do personagem. Acredita num objectivo e vai lutar por ele. E isso deve traduzir-se em pequenas coisas, como naquela situação que a Ana tinha sugerido na qual os 2 personagens se tornavam amigos (que qd o mentor dela lhe bloqueou as provas, a minha personagem como forma de protesto, abdicou da sua entrada no estatuto de mago, mantendo.se mais tempo como aprendiz).

Presence tb queria que fosse uma skill alta, pq o imagino uma pessoa que toda a gente simpatiza. è amavel e mto prestavell para toda a gente, com uma voz mto meiga e calma que toda a gente ouve. Tanto que fez toda a gente por de lado o estigma de filho de enfernalista para o verem como um jovem cheio de potencial, ao ponto de ajudar o bibliotecario.

Quanto à conviction, o background dá a ideia que ele tem um sentimento de dever perante a morte dos pais para que essa grave perda não tenha acontecido em vão, será isso?

Quanto à presence, tu explicaste o lado do bónus que a skill dá aos dados, mas não o lado das caixinhas de stress. É por ter um grande controlo emocional que ele é particularmente resistente a ataques sociais (intimidações, humilhações, provocações, discussões, etc.)? Ou essa resistência vem, por exemplo, de uma grande experiência a lidar com todo o tipo de pessoas?

Quando estamos a falar de magos, nenhum hermético gosta de sofrer constantemente pelo stress provocado pelos seus feitiços ou pelas consequências de uma evocação ou rituais mais perigosos ou difíceis.
Assim, toda aquela catrefada de coisas que fazem parte do Lore de um mago - especialidades, rotinas, items, recursos - não estão na folha de personagem só porque são giras ou só porque é suposto um mago reputado coleccionar material nas prateleiras. Estão lá porque improvisar um feitiço só à base de concentração e força de vontade é algo que qualquer mago gosta de fazer, mas não todos os dias. Cerrar os dentes, sangrar do nariz e espremer aquela última bola de fogo para cima da realidade na esperança de ser o suficiente para destruir aquele demónio que escapou do círculo de invocação é algo que acaba por acontecer mais cedo ou maior tarde na vida de um mago, mas um hermético prefere que seja mais tarde do que cedo. Se for possivel amandar-lhe uns raios de luz de um ou dois items mágicos, poupar no mental stress para quando não houver outra hipótese e só então espetar-lhe já com uma bola de fogo devidamente preparada para nunca se falhar no control roll e o mais possivel maximizada por um focus item, um mago hermético prefere esta última alternativa e usar todas as ferramentas de que dispõe para não se magoar nem correr riscos desnecessários. Aquelas varinhas mágicas do Harry Potter podem parecer muito estúpidas, mas ei... é sempre bom ter alguma maneira de não estarmos sempre a canalizar todo o nosso poder sobre a realidade através da nossa mente e do nosso corpo. Ser um pára-raios humano é fixe de vez em quando, mas não dá perspectivas de carreira e os herméticos gostam de chegar a velhos.
Assim, aproveitem que vão ler o livro para também a nível da magia determinarem de que é que os vossos magos são feitos. E me dizerem em que partes das regras eu posso estar enganado. Ou não tão consciente daquilo que as vossas personagens conseguem fazer.