De um ponto de vista gamer..

…este novo concursozito da RTP, o Jogo Duplo, até está interessante. Não deixa de estar montado para dar o mínimo possível de dinheiro aos concorrentes (o chamado “fazer a festa sem foguetes”) mas mesmo nisso está bem pensado. O pessoal é que ainda não sabe fazer bem o bluff. No mínimo, estão a precisar de umas sessões de Werewolf para aprender umas coisas :slight_smile:

E de um Intrigue…

Penso que tem algumas falhas, para um concurso que se baseia no bluff penso que tem falta de informação para os concorrentes jogarem melhor.
Cada jogador sabe a sua pontuação mas não tem ideia absolutamente nenhuma da pontuação dos outros que obviamente nada dizem para não deixar escapar informação acerca da sua performance.
Uma possível solução a este problema era, a meu ver, em algumas rondas os jogadores receberem informação sobre um outro jogador aleatoriamente (se acertou ou não a pergunta naquela ronda), assim gerar-se-iam suspeitas e poderiam haver bluffs mais elaborados e inclusive cooperação em certos casos.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

Falta o “seer” portanto xD

hihiihih

[quote=Tiago]Penso que tem algumas falhas, para um concurso que se baseia no bluff penso que tem falta de informação para os concorrentes jogarem melhor.[/quote]Bom, tal como no Werefolf, falar não deve ser opcional. Em todas as rondas, o apresentador questiona directamente cada jogador até obter um conjunto de reacções. Além disso, a própria profissão e estilo de vida podem ser abordados, dando uma ideia de qual será a cultura geral dessa pessoa. Mesmo quando o jogador tenta desconversar, nota-se sempre alguma coisa.

A principal coisa que os participantes fazem de mal é antagonizarem demasiado os seus adversários. Qual é a ideia? Que o adversário reaja emocionalmente e queira continuar em jogo para se vingar, não desistindo? Dar ares de superioridade é bom, mas sempre com toda a simpatia, ajudando-os a desistir como se fosse a decisão mais acertada.

Eu só vi bocaditos, mas, pelo que percebi, a ideia parece ser os jogadores darem a entender que acertaram nas perguntas para os outros desistirem.
Partindo do princípio que não estou enganado, o sentido prático do Bluff não tem nenhuma aplicação, porque tendo em conta os valores em jogo, as pessoas não desistem, ainda por cima qdo toda a gente diz o mesmo, que nao falhou nada.
Achei um bocado para o parvo. Mas é provavel que me esteja a falhar qq coisa porque nao vi tudo. Mas se eu fosse concorrente diria o contrário, que não acertei em nenhuma e que, vá lá, era um desempregado crónico que só tinha chegado ao 7º ano e a muito custo. O efeito prático das palavras é nulo. Na verdade, a bem dizer o que conta são as respostas que acertas, fazendo bluff ou não.

[quote=hugocarvalho]Na verdade, a bem dizer o que conta são as respostas que acertas, fazendo bluff ou não.[/quote]Não é bem, o que conta é acertares mais respostas que os outros e em menos tempo. Só que não sabes como que é que correu aos outros. Se queres sair dali com algum dinheiro, como é que decides se carregas ou não no botão?