Ahey, :)
Ok, character, setting, situation, system and color. Cinco vectores da dita Exploração do espácio imaginário. Vou discorrer um pouco sobre isso.
Primeira consideração - estrutura vs. pormenor
Imaginem uma sociedade que vive à margem da maior parte das pessoas que vive no mundo. Nessa sociedade, existe uma hierarquia muito bem definida, e existem facções claramente bem identificadas, não só por terem objectivos e filosofias diferentes, mas também por terem acesso a recursos diferentes. Os membros dessas facções têm frequentemente opiniões específicas acerca dos membros de outras facções, embora existam excepções, obviamente. Mas há uma coisa que todas as facções têm em comum. Todas elas, de alguma maneira, exploram as pessoas que vivem no mundo, apesar de viverem à margem delas.
Ok, acabei de descrever os rudimentos de um setting. Agora, vou pegar em dois conjuntos de lápis de côr diferentes e pintar o mesmo setting de maneiras diferentes.
A) Em Legend of the Five Rings, os Samurai vivem à margem da maior parte das pessoas, pelo seu status e pela sua ascendência divina. Existem uma hierarquia bem definida, e existem clãs claramente identificados. Os Samurai mantéem o seu poder graças ao trabalho de semi-escravatura dos hei-min.
B) Em Vampire, os vampiros vivem à margem da maior parte das pessoas, principalmente por existirem em segredo. Existe uma hierarquia bem definida, e existem clãs claramente identificados. Os vampiros, volta e meia, precisam de se alimentar do sangue de gente comum.
Espera lá, o gajo tá a dizer que Vampire e L5R têm o mesmo setting e que as únicas diferenças são de côr. Bom, na realidade, não. Existem algumas diferenças de setting. Mas de um modo geral, são diferenças menores. As grandes diferenças, essas sim, são de côr.
Algumas diferenças de setting: um indivíduo comum em L5R olha para um Samurai e sabe para o que é que está a olhar, e em Vampire, não; em Vampire, um vampiro tem problemas em existir durante o dia, e em L5R, não; as regras desta sociedade à margem, em L5R, são conhecidas de (e podem ser atacadas por) toda a gente, mas em Vampire, não; etc...
Questões de côr: cerimónia do chá; duelos de iai-jutsu; Armand e Lestat; o submundo de New Orleans; o Emerald Champion; Cain; etc...
Segunda consideração - regras
Regras são sistema ou são setting? Nem uma coisa nem outra. Setting é um subconjunto do sistema ou da côr? Nem uma coisa nem outra.
Revelação importante: as "regras" não são um componente da exploração.
De um modo geral, quando o pessoal está a falar em Sistema, está a falar das regras. Mas formalmente, em termos de Big Model, regras são aquilo a que se chama uma fonte de credibilidade, e podem ser aplicadas a qualquer um dos cinco componentes da exploração.
Abram o vosso PHB de D&D. Regras sobre character? É o que não falta. Abram o DMG. Regras sobre situation? Também.
E regras sobre o setting? É ver, no Vampire ou no L5R, as disciplinas e as escolas que estão acessíveis a cada facção, e que, como tal, ajudam a definir o setting.
Até uma regra tão prosaica como a dos hit points de D&D ajuda a definir o setting. ("Isso? Isso é uma faca! Isso só faz 1d4 de dano...")
Então e regras sobre côr, também as há? Bom, é um exercício intelectual interessante, mas de facto, sim, há. Por exemplo, se para andar bem vestido, fôr preciso gastar dinheiro, e o dinheiro estiver sujeito a regras, essas regras influenciam a côr. (Desde que estar bem vestido seja só côr, o que é verdade na maior parte dos casos, mas nem sempre.)
E regras sobre sistema? Este, sim, é difícil. De um modo geral, são muito poucas, mas também existem. Em D&D, o GM é árbitro. Em Dogs, aplica-se a regra do jogador mais exigente poder vetar. Em Shadow of Yesterday, o grupo decide das regras. Etc...
Terceira consideração - aplicações práticas
[quote=The Duke]Assim, o setting subsume-se na definição de sistema (não de cor), certo?[/quote]
Errado, embora perigosamente próximo. Na realidade, como o sistema é a maneira de acordar sobre o que acontece, e como o setting é necessariamente sujeito a esse acordo, o sistema tem grande influência sobre o setting. Mas um não está contido no outro, nem nada que se pareça.
[quote=The Duke]A cor [...] pode cobrir todos estes elementos [e] estar ou não [...] por cima dos elementos todos que constituem a exploração.[/quote]
Da mesma forma, errado mas perigosamente próximo. A côr é um componente da exploração, e não está "por cima" dos restantes elementos. Por outro lado, é absolutamente essencial. Se não houver côr, não há exploração, e logo, não há role-play. É, no entanto, verdade que a côr se aplica a qualquer um dos outros elementos. Existe côr sobre setting, existe côr sobre character e existe côr sobre situação.
E já agora, também existe côr sobre sistema. Olhem para Polaris com as suas frases ritualísticas, por exemplo, ou olhem para os nomes obscuros que certos jogos dão ao papel do GM.
Já por contraste, os seguintes exemplos estão absolutamente correctos:
[quote=The Duke]se eu sou um nobre vitoriano (setting, character, situation) me comporto de certo modo, e posso ter certas regras que impõem e/ou recompensam/punem certos comportamentos (system), mas se o meu lorde veste uma sobrecasaca ou um fato de montar, ou se monta uma égua alazã ou um cavalo castrado cinzento, isso é cor.
No D&D jogado sem hit locations, uma ferida letal - o ser descrita como cortar a cabeça do adversário, ou este ser atravessado pela espada, é cor, pois mecanicamente os resultados são idênticos. Já no velho Runequest, que usa hit locations, e as feridas em locais diferentes são determinadas pelo sistema e têm consequências mecânicas diferentes, cortar a cabeça ao adversário já é uma questão de system.[/quote]
Bom, isto já vai longo. Espero ter feito sentido. :)