Definiçoes dos Boardgames

Sou boardgamer. Ja vao la muitos anos desde que joguei pela primeira vez ao Civilization/Advanced Civilization da Avalon Hill e fiquei viciado completamente em boardgames.

Como boardgamer veterano, gostaria de partilhar as minhas definiçoes do mundo de boardgames. Atençao, no entanto: sao opinioes, logo como quase tudo, sao subjectivas. O que um boardgamer acha que é uma coisa outro boardgamer acha que é outra coisa. Logo, estas opinioes que vou dar sao so minhas e reflectem o meu ponto de vista, mais nada. Nao sao universais, pois acho que isso nao existe em boardgames.

Comecemos com duas definiçoes basicas, estrategia e tactica.

Um boardgame tactico é um boardgame que recompensa planos a curto-prazo.

Um boardgame estrategico é um boardgame que recompensa planos a longo-prazo.

O Civilization da AH é um exemplo perfeito de um puro boardgame estrategico, enquanto que o Bohnanza rege muito mais pela tactica.

Dito isto, passemos a outras duas definiçoes importantes, o boardgame tipo Alemao e o boardgame tipo Americano.

Um boardgame tipo Alemão, ou Eurogame como a gente agora lhes chama, é um boardgame caracterizado pelo pouco tempo que leva a jogar, entre 60 a 90 minutos, que costuma abranger entre 2 a 5 jogadores, em que o tema do boardgame pode nao ser essencial para o disfruto do boardgame e que, em regra geral, costumam ter uma grande dose de tactica, embora tambem, muitas vezes, tenham uma grande dose de estrategia. O aspecto mais importante dos Eurogames sao as regras, pois as regras costumam ser simples e curtas, normalmente sem grandes complexidades e faceis de ensinar.

Um boardgame tipo Americano é um boardgame normalmente profundamente estrategico, em que se alcança o maximo proveito do boardgame com o numero maximo de jogadores e em que o numero de jogadores costuma ser alto, embora haja muitos que abranjam so 4 jogadores. É um boardgame que demora muito tempo a jogar, as vezes demorando dias inteiros. As regras costumam ser complexas, variadas e de muitas paginas e nao costuma ser muito facil explica-las.

O Britannia, o Civilization/Advanced Civilization da Avalon Hill, O 7 Ages, o Revolution sao exemplos perfeitos de boardgames tipo Americano. O Settlers of Catan, Samurai, Princes of Florence, Puerto Rico sao bons exemplos de boardgames tipo Alemão.

Agora falemos de boardgames leves e de Gamer’s Games.

Ao contrario do que se possa imaginar, um boardgame leve ou pesado não é definido pelo manual de regras. Existem muitos exemplos de boardgames que teem so 3 paginas de regras e sao pesados como tudo quando se jogam, como o Stephenson’s Rocket, ou boardgames com calhamaços de manuais e quando se vai jogar sao incrivelmente leves, como o Magna Grecia.

Basicamente, um boardgame leve é um boardgame que tem pouca profundidade quer tactica quer estrategica, em que nao requer muito planeamento e pensamento da nossa parte para o jogar. Um boardgame pesado, ou Gamer’s Game, é um jogo que oferece tantas possibilidades de jogo que uma pessoa nao pode pura e simplesmente jogar sem primeiro pensar seriamente durante algum tempo no que se quer realmente fazer. É um jogo em que as nossas acções provocam uma cadeia de consequencias que teem um enorme impacto durante o resto do jogo. Normalmente os boardgames tipo Americano sao pesados, muito pesados.

O exemplo perfeito de um Gamer’s Game é o Puerto Rico ou o Caylus, ou entao o Civilization da AH. Boardgames leves sao o Settlers of Catan, Bohnanza, Mexica.

E prontos, é so isto. Alguma duvida e eu tentarei esclarecer, mas espero que isto tenha elucidado as vossas questoes sobre as definiçoes de boardgames.

Concordo com com esta análise, mas, como afirmei anteriormente, admito que as fronteiras não são claras, já que o que é "leve" para um jogador pode ser médio ou pesado para outro. A experiência conta muito… Por outro lado há os paradoxos - Tigris & Euphrates é um exemplo - que demonstram como um jogo simples de aprender não é necessáriamente um jogo leve. De qualquer forma, terei de jogar muito mais jogos muito mais vezes para poder ter uma opinião mais fundamentada sobre este assunto.