Demos de RPG

Um dos grandes problemas de demonstrar um RPG num evento é a sua duração normal ser longa e precisar-se de mais de uma sessão de jogo para se acabar uma dada história.

Existe um conceito de demo que talvez resulte em qualquer evento de divulgação de RPGs: o da demo de 15 m.

Não é que demorem realmente apenas 15 m mas a ideia veio das convenções onde se queria apresentar aos possíveis compradores o potencial do jogo em pouco tempo. Normalmente consistem num folheto de 1-2 páginas onde existem descritos/acessíveis as mecânicas base, personagens pré-feitos e uma cena ou conflito a serem resolvidos.

O problema é que nem todos os jogos que os voluntários queiram demonstrar têm estes materiais disponíveis. E pôr os voluntários a correrem demos de jogos que não gostam ou se sintam confortáveis com é muito complicado e é um tema só para outra thread.

Que outras ideias e sugestões para as demos?

Eu lembro-me, há bastantes anos atrás na altura em que o Earthdawn saiu, que eles ofereciam um folheto com uma aventura e as regras necessárias para a jogar. A Black Industries fez isso também com o Dark Heresy mas toda a gente concordava que a aventura era muito má.

Mais importante, temos que diferenciar o que as pessoas gostam mais. Há quem goste mais de fantasia, outros de sci-fi, outros de post-apocalypse, etc. Esta distinção é muito importante, tanto para quem faz a demo como para escolher o publico alvo.

Talvez adquirindo tais folhetos quando as empresas de RPG os lançam possamos ter uma base para demos de RPG rápidas.

No entanto, ao contrário dos boardgames, os RPGs têm que ser melhor vendidos ao publico e como tal o porta-voz terá que ser alguém muito versado não só em RPGs como também em habilidades sociais para assim cativar a imprensa e o publico.

A ver se mais gente começa a juntar-se a este grupo. Temos o potencial de conseguir algo muito positivo desta iniciativa e temos que actuar para concretizar o potencial.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

Mas a questão era mesmo ir além do modelo actual. Qualquer desses quickstarts é limitado pela sua rigidez linear de cenas a jogar e pela extensão da sua história.

Contudo por curiosidade já existem quickstarts do Vampire: the Requiem e do Werewolf: the Forsaken em PT. A ver aqui.

Porque não apenas uma cena? Algo com um conflito e escolhas a fazer através dos personagens pré-feitos? Ou apenas um "encounter" em jogos de rpg mais virados para a fantasia táctica? Tipo esta cena em PDF gratuita do novo jogo do World of Darkness, o Hunter: the Vigil. Tem um adversário sobrenatural novo e uma cena definida para o encontrar.

Realmente as habilidades sociais para "vender" a ideia são coisas que nem toda a gente tem e uma das dificuldades da execução das demos. Presume-se quem se voluntarie para isso sejam pessoas com um perfil extrovertido porque senão porque razão o fariam em primeiro lugar? Ou deve-se fazer "entrevistas"? :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Vamos lá ver se ainda me lembro como é que se escreve aqui.

Quando eu e o Sr. Mariano faziamos as Demonstrações Mensais de RPGs, costumavamos postar no AbreJogo um ficheiro ou um link onde os jogadores podiam ir ver as personagens pré-feitas ou as mecânicas básicas do jogo.

Depois tinhamos um cenário criado por nós se jogar num dia.

A minha impressão dessas sessões era que mesmo o pessoal que lia os links demorava algum tempo até perceber bem as regras do jogo, sendo que normalmente os primeiros 60 a 120min da sessão eram uma explicação do mundo e das mecânicas.

Sabendo que vai a partida haver esse tempo de explicação "perdido" o resto do tempo deve ser maximizado, provavelmente se possível pensar em algo no modo dos tutoriais dos jogos de computador, que ajudam o jogador a percebe o funcionamento do jogo e do mundo colocando-o em situações concretas de resolução.

De resto também não perder de vista o facto que uma sessão de 6h pode ser bastante extenuante para um jogador, em particular para um que nunca tenha jogad o um RPG, por isso acho que temos que pensar em tempos de jogo mais reduzidos (4h?) e extremamente focados numa determinada situação e não dispersar a tentar mostrar todas as mecânicas do jogo e o seu mundo.

A ideia de dar aos jogadores folhas com as personagem e um anexo breve da explicação das regras e da situação de jogo, até para a pessoa depois levar para casa e com sorte ao rever mostrar aos amigos e passar o gostinho pelo jogo.

Outra coisa importante tem a ver com o local e o contexto onde a Demo vai ser apresentada, vai ser em eventos de RPG, eventos de Boardgames, eventos lúdicos de um modo geral, as pessoas só participam com inscrição prévia, é na onda de os primeiros que aparecerem, etc? Todos estes detalhes podem influenciar a maneira como as demonstrações devem ser estruturadas e inclusivamente os jogos que devem ser apresentados.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"