Dendros

Pyrgos estava no seu passeio matinal, depois de ter dado graças na capela da aldeia. O sol acabara de se levantar e prometia ser um belo dia. Mas quando chegou à praça da aldeia, viu que os habitantes estavam reunidos em volta de um forasteiro.

- Eu digo-vos, o novo deus é muito mais poderoso que as vossas divindades. Elas nada fazem por vocês, obrigam-vos a trabalhar como escravos, dão-vos doenças, e tem de pagar tudo o que tem para resolver os problemas que eles próprios criaram. Pois eu digo-vos: Dagombhala, responde às vossas preces, e é generoso.

Alguns dos habitantes acenam a cabeça em concordância.

Dendros procura um sítio onde se possa sentar e mirar, com curiosidade, este forasteiro. Tenta compreender o que ele diz e como reagem as pessoas ao seu discurso.

A conversa não é muito coerente, mas percebes que está a insultar os deuses tradicionais (incluindo o teu).

As pessoas não ligam muito ao discurso

https://invisiblecastle.com/roller/view/1530670/

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Dendros levanta-se finalmente e mistura-se por entre a multidão. Aproveitará o deslize seguinte para questionar a pregação do forasteiro em voz alta.

O homem começa a ficar com um ton fanático:

-Dagombalah é poderoso e recompensa os seus fieis! Quando ele caminhar na terra, apenas viverão os seus fieis, os outros serão apenas escravos!

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Dendros Alano insurge-se da turba de gente, impondo a sua voz grave:

- Estultas, as tuas palavras, orador! Pois que deus é o teu, quando dizes que este caminhará sobre a terra? Não passará de um mortal. O meu deus olhá-lo-á com desprezo, lá de cima, contá-lo-á entre os hereges, preparar-lhe-á a mesma pena que já deu a muitos outros com os mesmos intuitos desse teu Dagombalah!

O homem fica vermelho de raiva.

- Como te atreves blasfemo! Dagombalah vai reduzir-te a poeira!

 

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Dendros não se deixa intimidar e continua no mesmo tom:

- Não existe um único falso deus que reduza a poeira mortais crentes de que no seu deus reside a verdade! Falso profeta, é o que és, convencido de que um simples diabo como esse Dagombalah pode usurpar a seu belprazer a natureza dos bons deuses e recompensar apenas os infelizes mortais que o seguem!

O homem pára então e parece dar-se por vencido e vai-se. Os aldeões vão à sua vida.

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Dendros continua a seguir o "profeta" com o olhar, tentando antecipar para onde se dirige ele. Ele sabe que a demagogia barata dos profetas pode levar à instabilidade das populações.

Muito embora Dendros aprove a pregação por linhas tortas em caso de crises religiosas, aproveitar-se da pequenez de espírito das multidões em tempos de crise é inconcebível.

Ele parece sair para a floresta.

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Dendros segue-o a uma distância considerável, atento aos perigos que possam advir, uma vez na floresta...

Fica junto a uma cabana semi abandonada e mete-se lá dentro

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Dendros fica a observar por uns tempos a cabana, tentando identificar se o indivíduo se vê dali, ou o que poderá estar a fazer.

OOC: descreve-me a cabana e imediações. Gostava de saber se há janelas, se a porta ficou aberta, se há esconderijos por perto, caso algum imprevisto aconteça. Entre outras coisas que se possam julgar oportunas.

Não, é apenas uma cabana de pastor abandonada (tu conhece-la) que foi ocupada por ele agora. Não há janelas, e aquilo tem apenas uns 3 metros por 4. E há montes de árvores e moitas (é floresta cerrada).

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Dendros avança, pé ante pé, até à cabana, tentando descortinar o que o fulano anda a fazer e apurando os sentidos o mais que pode...

Ele está a fazer uma estranha oração, pronunciando palavras que não conheces, com uma vela acesa.

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Dendros Alano averigua se há mais alguém na cabana. Se o homem estiver sozinho, avançará para dentro e interromperá as suas palavras.

Não, está aparentemente sozinho.

 

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Ao entrar na cabana de pé ligeiro, o clérigo Alano tenta surpreender o fanático com as seguintes palavras:

- Porque ocupas tu a casa de Roderic, o pastor? Quem te deu essa licença?