Desafio: TFMars

Desafio 1)



És o jogador laranja, e és o último na fase de colocação de greeneries final.



Os tiles verdes são florestas, os azuis oceanos, e os laranjas, pretos, vermelhos e rosa são cidades dos respectivos jogadores



Apenas tens recursos para uma greenery, que pode entrar em 5 sitios possíveis, mas alguns deles estão completamente fora de questão, mesmo sem precisar de saber mais nada sobre o estado do jogo, quais? E porquê?



Assumam que não há nenhum award que possa ser influenciado por esta colocação, e que o vosso objectivo é ganhar com o maior avanço possível face ao 2º jogador (e depois de maximizar este objectivo, dar o maior avanço possivel ao 3º, etc)



ou se não ganharem, estar o mais próximo possível do vencedor

















Desafio 2) 



Somos o jogador Amarelo, e temos 4 sitios possiveis para a greenery, I, II, III e IV



e jogamos contra 2 jogadores, o Azul, e o Preto+Verde+Vermelho (faz de conta que todas as coisas destas 3 cores pertencem a um único jogador)









 






Uma imagem maior ajudaria imenso.



Já agora não percebi o "amarelo, azul e preto+verde". O preto e verde são um mesmo jogador?

mas não é fácil arranjar outra com a mesma situação, e achei que com uma foto real o problema ficava mais giro



mas para isto n se perder tudo, meti um esquema novo :wink:


Dados:



a) Um greenery nesta fase vale 1 VP por si só e um 1 VP adicional se for colocada adjacente a uma cidade tua;

b) Mas tens de ter em conta a dar também 1 VP aos adversários se a colocares num espaço adjacente a uma cidade deles.

c) Não sabemos se o verde + preto (faltaram cubos?) é 2º ou 3º.



Logo, assumindo que não há awards e não tens uma carta que ganhe um recurso por colocares uma greenery no tabuleiro (não me lembro se existe) podes conseguir um ganho líquido de:

  1. 2 VP, se conseguires colocar a greenery num local adjacente a uma cidade tua que não esteja adjacente a uma cidade de um adversário (em teoria, é possível mais, mas não tens nenhum espaço liver no tabuleiro adjacente a duas ou mais cidades tuas).
  2. 1 VP se colocares a greenery isolada ou ao mesmo tempo adjacente a uma cidade tua e à de um adversário.
  3. 0 VP se colocar a greenery apenas adjacente a uma cidade adversária.



    Não vejo espaços que cumpram 1), pelo que nos restam apenas os 4 espaços que cumprem a condição 2)
  • Na 1ª linha  (a contar de cima), o primeiro espaço (a contar da esquerda)
  • Na 4ª linha, o 1º espaço
  • Na 5ª linha, o 7º espaço
  • Na 7ª linha, o 3º espaço (embora este seja menos desejável que os outros três, porque está adjacente aos dois adversários)



    Onde me enganei?

Atenção que estou a usar as "coordenadas" da foto original.

voltei a colocar a imagem original com os 4 espaços possiveis assinalados



lembro que a pergunta é "quais deles podemos excluir sem precisar de saber mais nada sobre o estado do jogo, VPs, etc"

Um cometa em cima das minhas plantas por me ter esquecido da regra da adjacência e não ter lido a pergunta com atenção.blush



É espaço IV? É o único que te dá um ganho líquido de 0 VP em relação a um dos jogadores (o verde + preto). Sem saber mais nada, seria a minha escolha para excluir



O espaço I e o II dá-te 1 VP de ganho líquido em relação a qualquer um dos dois e o III dá-te um ganho de 1 VP em relação ao verde + preto e 2 VP em relação ao vermelho.

não tinha visto que havia o jogador vermelho, então reformulei para o 4º jogador ter verde + preto + vermelho



de qualquer forma acho que a resposta ainda não está completa :stuck_out_tongue:

Posição 4

2 pontos diretos e mais nada para ninguem



e depois dependia dos pontos que as outras cores tinham

Assim torna-se mais fácil:

I: dá-me 1 apenas para mim;

II: dá-me 2 para mim, mas 1 para o azul e 1 ao preto/verde/vermelho. Dá-me também dois mega-créditos por causa do oceano mas nesta altura do jogo não me servem de nada (desempate?);

III: dá-me 2 para mim, mas 1 para o azul;

IV: dá-me 1 para mim mas 1 para o preto/verde/vermelho



Portanto escolheria o II em detrimento do I por causa dos megacréditos. Já não me lembro se eram critério de desempate.


Quanto ao desafio 1)



1 - 1 ponto

2 - 2 pontos + 1 ponto para o preto e rosa. Dá 2 mega-créditos por causa do oceano

3 - 2 pontos + 1 ponto para o preto e rosa

4 - 2 pontos

5 - 2 pontos + 1 ponto para vermelho e preto. Dá 6 mega-créditos por causa dos oceanos



Portano ficaria com a opção 4.




escreveram ai umas conclusoes interessantes, e regra geral acertadas, mas o desafio é:



"Algumas das posições estão completamente fora de questão, mesmo sem precisar de saber mais nada sobre o estado do jogo, quais? E porquê?"



Ou estão a tentar dizer que a vossa escolha (única) é garantidamente melhor do que qualquer outra, independentemente do TR + pontos em cartas + milestones/awards dos adversários? :stuck_out_tongue:

portanto achas que o I, III e IV são sempre piores que meter no II? :stuck_out_tongue:



ps: sim, os megacréditos resolvem os empates

Eu diria que estão fora de hipótese as opções que dão pontos aos adversários (2; 3; 5).

Mas eu sou um péssimo jogador de TM…

_

não falhaste tudo! :stuck_out_tongue: mas não é a resposta certa, às vezes dar 1 pontinho ou 2 não é assim tão mau

Sim, fico com o II já que dá-me uns megacréditos que podem ser necessários para o desempate.

Tendo em conta as informações que tenho, acho que ficava mesmo com o 4. Claro que se fosse noutra altura do jogo, consideraria o 5 já que os 6 megacréditos dão sempre jeito :slight_smile:

Portanto o critério seria mesmo a opção que me desse a maior diferença de pontos entre mim e os restantes adversários. Pelo que percebi a 4 é a que que faz isso.

  • logo, ou no máximo durante o sábado mostro a solução para os 2 problemas



    entretanto se quiserem mandar bitaites aproveitem, acho que ainda ninguém analisou a situação completa :wink:

na tabela seguinte identifico os pontos que ganhamos em relação a cada jogador para cada posição, e identifico em que situações devemos jogar nessa posição (a ideia do problema era identificar as que assinalei com "nunca", ou seja, aquelas que têm sempre uma alternativa superior em todos os aspectos qualquer que seja a previsão de pontos no final do jogo



ps: devia ter metido uma cidade preta adjacente à posição 4, assim, apesar de aparentemente continuar a parecer o melhor sitio porque só davamos pontos a um outro jogador essa posição não era a melhor qualquer que fosse o nosso rival mais directo (sendo apenas escolhida em caso de termos 2 à perna :stuck_out_tongue:



pps: o $ serve de desempate no final


Prob1 1 2 3 4 5
Rosa 1p 1p+2$ 1p 2p 2p+6$
Preto 1p 1p+2$ 1p 2p 1p+6$
Vermelho 1p 2p+2$ 2p 2p 1p+6$
Pick competir c/ Nunca >Red Nunca >Preto >Rosa
--------------------- --------------------- --------------------- --------------------- --------------------- ---------------------
Prob2 I II III IV  
Azul 1p 1p+2$ 1p 1p  
Preto+Verde+Red 1p 1p+2$ 2p 0p  
Pick competir c/ Nunca >Azul >P+V+R Nunca  

Pois, parece que não tinha percebido o objectivo do problema corretamente.



Já agora porque é que escolhes a maior vantagem para o prto no desafio 1, coluna 4?