Desempoeirados de Abril - 2019

Coloquem em resposta a este tópico a lista daqueles jogos que voltaram a levar à mesa neste mês após uma ausência de mais de um ano.

Podem usar o site do Grimwold e as ferramentas aí disponibilizadas para obter a listagem de forma mais automática.

Dune - 1 partida
1979
8 anos, 10 meses, 27 dias

Não devo temer.
O medo é o assassino da mente.
O medo é a pequena-morte que leva à obliteração.
Enfrentarei o meu medo.
Deixá-lo-ei passar sobre e através de mim.
E qunado tiver passado voltarei a minha atenção para o seu percurso.
Por onde o medo foi não haverá nada.
Só eu permanecerei.

É verdade. Já joguei o Dune há mais de 8 anos. Na altura fizemos asneiras com as regras e o jogo acabou demasiado rápido com uma "vitória" que não deveria ter acontecido... O problema foi a existência de uma panóplia de versões diferentes das regras, algumas misturadas com expansões, outras com variantes mais ou menos pessoais, etc... E tudo isso fez com que o conjunto de regras usado na altura fosse incorrecto. Mas a memória do planeta deserto, a adição pela especiaria, o assombro perante os vermes gigantes, o fascínio pelas intrigas e por todo o universo criado na mente de Frank Herbert ficou por lá... Junto com o medo da confusão de regras.
Desta vez, enfrentamos os nossos medos. Seguimos  a litania das Bene Gesserit e, armados com todos estes anos de experiência e com a sabedoria da idade, deixamos o medo passar e fomos até Arrakis.

E foi bom, muito bom. Apesar de todas as dificuldades no início, de todas as trocas de ideias sobre o que se pretenderia com e como se impementariam as regras em parceria com os componentes disponíveis (usamos as regras revistas do PnP do Ilya com os componenetes do original francês), foi bom. Levou várias horas, mas valeu a pena.
E nos três últimos turnos, a coisa já estava a fluir bem. Já se viam opções estratégicas mais razoáveis, já se avançavam as fases de forma ágil.

Agora há que repetir tão breve quanto possível. E, pelo menos para mim, estar atento ao processo de reimpressão que, ao que parece, vai finalmente acontecer. Este está na lista dos que irei comprar... Talvez para só jogar uma vez por ano, ou menos, já sei. Mas, mesmo assim, terei ali por perto uma caixa com o deserto, a especiaria, os vermes gigantes, as intrigas e um excelente jogo.

-"-
 

Top Race - 1 partida
1996
4 anos, 3 meses, 4 dias

Este jogo foi relançado há relativamente pouco tempo como Downforce. Existe até em edição nacional, se quiserem. E ainda bem. É um óptimo jogo para terem na colecção.
No entanto, eu prefiro esta versão. As diferenças não são muitas, é verdade, mas penso que esta versão é mais "pura" enquanto jogo de apostas. Gosto mais da tensão do leilão que existe aqui, prefiro a ausência dos poderes especiais dos pilotos em favor das deliciosamente ardilosas cartas de "avaria/sprint", prefiro que a aquisição de um carro não implique a posse da sua melhor carta...
Além do mais, esta versão traz componentes para duas variantes e 4 pistas em vez das duas do Downforce.

E é isso. Como podem ver, fiquei bastante agradado em voltar a jogá-lo.

-"-
 

Onitama - 1 partida
2014
2 anos, 5 meses, 26 dias


Gosto muito deste abstracto. Tenho jogado bastante na aplicação para Android mas uma partida com um oponente humano face-a-face é sempre melhor.

-"-
 

Santorini - 8 partidas
2016
1 ano, 4 meses, 26 dias


Jantares com amigos proporcionaram a possibilidade de jogar isto com os miúdos. É sempre gratificante ver crianças a descobrir jogos. Se ao menos os adultos fossem tão receptivos a novas experiências...

-"-

E foi assim. Um mês de boas limpezas do pó...

Abril foi outro mês que julgava que não tinha nenhum desempoeirado… e enganei-me. Provavelmente porque comprei o jogo durante o mês.





Imperial Settlers

2 anos, 1 mês e 9 dias.



Joguei este jogo nos primeiros tempos de "jogador de jogos de tabuleiros modernos" em Évora onde todas as semanas era presenteado com experiências completamente novas em termos de temas, mecânicas, etc.

Na altura que joguei o IS fiquei com uma boa impressão. Com o tempo essa boa impressão foi a única coisa que se manteve, já que com tantos jogos a experimentar, esqueci-me completamente como o jogo funcionava.

Algures nas conversas de jogos a solo aqui no AoJ, o IS foi referido. Isso fez com que despertasse a atenção no jogo. Dei uma vista de olhos às regras, ví um vídeo e lá decidi comprar o jogo tendo em vista não só o jogo a solo mas também com um grupo de pessoas com que costumo jogar que não são de todo aficionados nos boardgames.

Ainda não tive a oportunidade de o experimentar em grupo, mas já joguei diversas vezes a solo. É um jogo diferente do que estava à espera já que é mais de cartas de que propriamente de produção de recursos. No entanto é bastante agradável e preencheu uma falha que tinha nos meus jogos a solo (jogo que demore ± meia hora).




Este mês desempoeirei dois jogos… um deles analógico o outro agora em versão digital.



Catan



Camada de Pó: 3 anos, 1 mês, 24 dias



Um clássico que gosto bastante de jogar, tenho ainda a primeira expansão - Navegantes. Fiquei surpreendido com a "camada de pó"… julgava dar mais uso a este clássico.

Joguei o jogo com dois jogadores iniciantes e será para repetir. A experiência proporcionada pelo Catan é por norma diferente de jogo para jogo e ele foi bem recebido.

Penso que agora procuro algo um pouco mais "evoluido" que o Catan e o facto de ter de ser jogado especificamente a 3 ou 4 (e ser mehor a 4) são provavelmente as razões de não ver tanta mesa. 



Onirim



Camada de Pó: 1 ano, 7 meses, 24 dias



O mais chato da versão analógica era a quantidade de vezes que era preciso baralhar, por vezes de forma consecutiva, todas as cartas.

Nesta implementacão digital não há preocupação com o baralhar, como tal, certamente irei jogar este interessante jogo solitário mais vezes.