Desempoeirados de Março - 2021

Quais os jogos que levaram à mesa neste mês que já estavam a acumular pó? Foram bons regressos?

As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.

Por engano, coloquei este tópico no dos jogos estreados... Aqui fica no sítio certo.

Your friends have a high mortality rate, Frank...- Harmonica   

Board Game: Colt Express

Colt Express - 1 partida
Publicado em 2014
4 anos, 8 meses e 25 dias
Classificação actual -  6.7

Este é um jogo muito táctico e, ao mesmo tempo, bastante caótico. A versão de tabuleiro tem uma presença de mesa muito curiosa, com o comboio 3D a dominar a mesa e a facilitar a noção de posição dos meeples de cada jogador no tecto ou dentro de cada carruagem.
A implementação online, onde decorreu esta partida, facilita a parte de organização e resolução de cada ronda, tornando o jogo muito rápido e assim reduzindo um pouco o impacto negativo da aleatoriedade.
Foi divertido e acabou com uma resolução por desempate para o jogador que se queixou mais ao início de o jogo ser caótico...

Board Game: Ginkgopolis

Ginkgopolis - 1 partida
Publicado em 2012
2 anos, 8 meses e 13 dias
Classificação actual -  7 

Mais uma vez, uma implementação online. Está bem conseguida e, mais uma vez, tem a vantagem de eliminar alguns processos "burocráticos" de final de ronda.
Em relação ao anterior, este é bem mais estratégico e oferece escolhas bem mais interessantes. Não é à toa que durante muito tempo foi das reedições mais aguardadas pelos aficionados dos jogos de tabuleiro, mesmo com um tema esquisito (embora seja, no fundo, irrelevante). É um jogo bastante original e interessante que me agrada sempre que o consigo trazer à mesa de novo.

Board Game: Saint Petersburg

Saint Petersburg - 2 partidas
Publicado em 2004
1 anos, 4 meses e 21 dias
Classificação actual -  8

Um super-clássico também muito bem implementado online e, felizmente, na versão original e não na segunda edição que, na minha opinião, é bastante inferior.
Nunca me canso realmente de o jogar e, quase mais agradável ainda, de ver as recções positivas daqueles a quem tenho a oportunidade de o dar a conhecer.
É um daqueles que acaba por "surpreender" muitos dos mais recentes apreciadores dos jogos de tabuleiro numa situação quase paradoxal à que encontrava frequentemente há uns anos... Nessa altura, mostrava "novidades" a quem quase não conhecia nenhum jogo além dos que se encontravam nas pobres prateleiras dos super-mercados, e este Saint Petersburg era uma revelação para essas pessoas. Agora é uma "descoberta" quase arqueológica para aqueles que entraram no hobby há uns 4 ou 5 anos e pensam que os últimos Kickstarters cheios de miniaturas supérfluas e expansões para disfarçar a pouca profundidade do design são o epítome da arte no design de jogos de tabuleiro.
Um jogo perene para além de qualquer dúvida.