Desempoeirados de Novembro - 2019

Quais os jogos que levaram à mesa neste mês que já estavam a acumular pó? Foram bons regressos?

As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.

Splendor - 3 partidas
Publicado em 2014
2 anos, 8 meses, 24 dias
Rating actual -  6.5 

Este é um jogo razoável. O seu lugar na colecção não está, para já ameçado.
O regeresso foi bom porque foi bem recebido a quem o apresentei pela primeira vez. Para mim já não traz nada de muito novo mas é sempre uma boa opção para ter disponível e jogar com malta menos enfarinhada nisto dos jogos...


Geschenkt - 3 partidas
Publicado em 2004
1 ano, 6 meses, 20 dias
Rating actual -  6.7 

Este é um dos meus fillers predilectos.
A ideia de um leilão "ao contrário" é algo que me agrada e este jogo é pouco mais que uma sucessão de leilões desse tipo. Joguei com três pessoas novatas e todas gostaram.

Terraforming Mars - 1 partida
Publicado em 2016
1 ano, 3 meses, 19 dias
Rating actual -  5

Joguei este jogo 5 vezes em 2017. Logo na primeira o meu comentário depois da partida inaugural foi: "O jogo está bom. Não sei se a aleatoriedade das cartas não pode ser demasiada mas é algo a ver..."
Essa impressão nunca desapareceu... Nem em 2018 quando voltei a jogar e onde tive talvez a minha melhor performance no jogo (não chegou para ganhar).
E agora, à sétima partida, fiquei convencido. Foi, talvez, a minha última partida deste jogo.
É uma pena porque gosto do tema, gosto de muito do que o jogo faz em termos "narrativos" e é giro ver o planeta a transformar-se... Mas tudo depende das cartas e as cartas são demasiadas para que haja garantia de uma distribuição equilibrada. O que não faz muito sentido do ponto de vista temático pois uma empresa orientará os seus projectos não conforme eles lhe caiam do céu mas sim conforme as suas opções estratégicas assim o ditem. Sim, o draft mitiga um pouco isto mas por outro lado prolonga o jogo.
E é assim. Existem muitos jogos por aí e ao fim de 7 partidas acho que ja dei oportunidades suficientes a este. Se não houver mais nada, nem me importo de o jogar de novo... Se não houver mais nada.

--
Geralmente, bons regressos... Um um pouco triste, é certo.