Desempoeirados de Setembro - 2019

Quais os jogos que levaram à mesa em Setembro de 2019 e que já estavam a acumular pó? Foram bons regressos?

As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.



Não exatamente a apanhar pó, porque tinha (finalmente!) encontrado e comprado uma cópia usada há umas semanas. Mas não jogava San Marco há uns bons 4 ou 5 anos. Lembrei-me logo porque é um dos meus jogos favoritos de maiorias. Adoro a mecânica "I cut, you choose" com que se preparam os pequenos baralhos que ditam as ações de cada jogador no seu turno.

Um clássico esquecido.  E a peça que faltava na minha série de ouro de jogos de maiorias. Agora, tenho um jogo para grupo de jogadores até 5. Curiosamente, os 4 jogos tem mais 10 anos. Talvez um sinal de que o hobby há muito passou a preferir o rebuscado ao elegante? De qualquer forma, aqui fica a minha série de ouro de jogos de maiorias:

2 jogadores - Twilight Struggle (2006)
3 jogadores - San Marco (2001)
4 jogadores - Manhattan (1994)
5 jogadores - El Grande (1995)

Gosto bastante do Manhattan, mas cá em casa o jogo que ocupa a slot para 4 jogadores é o Tammany Hall (2007).  

[quote=Richard]Gosto bastante do Manhattan, mas cá em casa o jogo que ocupa a slot para 4 jogadores é o Tammany Hall (2007).  [/quote]



Uma boa escolha também! Mas o Manhattan tem aquela vantagem de juntar a extrema simplicidade das regras ao aspeto tátil e visual das peças empilhadas. Não só é um excelente jogo de maiorias como é um gateway game quase perfeito.


Voltei a jogar a Ilha Proibida.

Um jogo rápido e coperativo. 

San Juan - 1 partida
Publicado em 2004
2 anos e 15 dias
Classificação actual -  8.5 

No príncipio era Puerto Rico... E Puerto Rico se fez em cartas e se tornou San Juan.
E San Juan perdeu a selecção de acções competitiva, ganhou habilidades nos edifícios de bónus e muitos ícones e se tornou Race for the Galaxy.
E eu não gostei disso... E fiquei por San Juan e expandi-o em vez de partir para a galáxia.
O Race ganhou dados... O que foi chato.
E tal não me fez grande diferença. E continuei por San Juan.
O Race ganhou tabuleiro e tornou-se New Frontiers e era quase igual ao Puerto Rico.
Eu já tenho Puerto Rico e portanto não preciso de New Frontiers.
E o ciclo estava completo...

Talvez venha a trocar San Juan pela sua segunda edição (tenho que averiguar da diferença para a primeira com expansão) mas, uma coisa é certa, este jogo não vai sair da minha colecção. É excelente...
Já joguei a app centenas de vezes e talvez isso ajude a que não jogue isto com outras pessoas com a frequência que deveria. Algo a corrigir.

Concordia - 1 partida
Publicado em 2013
1 ano, 6 meses e 9 dias
Classificação actual -  7.6 

Gosto muito de Concordia. Costuma andar na mala que vai para os encontros do grupo (e a caixa original tem sofrido com isso) e até já tenho a expansão Salsa (obrigado, João) que nunca usei.
É um belíssimo design do Mac Gerdts. Não fez grande estardalhaço quando saiu, não foi propriamente um hype, mas a verdade é que se vai vendo quase sempre bem apreciado e resulta bem com quase toda a gente, mesmo jogadores pouco experientes que podem não fazer grande pontuações mas sentem que construiram algo, que progrediram ao longo do jogo e que foram sempre tendo decisões interessantes para tomar.
Tal como o anterior, este não deve sair da colecção.

Whistle Stop - 1 partida
Publicado em 2017
1 ano e 20 dias

Há uma ano achei o jogo interessante, embora bastante táctico.
Desta vez fiquei um pouco mal impressionado com a possibilidade de um jogador optar for tentar apressar o final do jogo e me parecer que tal poderá inviabilizar outras estratégias... Não é algo que possa afirmar taxativamente, claro. Só com mais partidas se poderá avaliar isso.
Jogarei de novo sem problemas, até para tentar descortinar a hipótese colocada, porque o jogo é realmente interessante.
A revisitar.

-"-

Tsuro - 2 plays

First Published 2004

1 year, 6 months, 29 days



Joguei-o pela primeira vez num encontro dos Torre Negra em Vila Franca de Xira. Desde aí que queria experimentá-lo em família e consegui-o numa visita à Ludoteca da Estufa em Braga. 

Gostou-se mas não a ponto de ir para wishlist.