Dezembro... todo.

Pois é. Mega atraso...

Dezembro foi algo complicado. A confusão das compras de Natal, a encomenda para a APCC (já chegou, mas isso ficará no tópico apropriado), o campeonato Fórmula Dé, família e outras coisas deixaram-me longe deste blog. Felizmente a iniciativa do Johnny de colocar os jogos jogados recentemente no cabeçalho do grupo e de listar os jogados em cada sessão no tópico do evento ajudam a manter uma ideia da actividade desenvolvida nos encontros. Por isso acho que posso fazer aqui um resumo mais breve desse aspecto e focar mais noutros.

De qualquer modo vou seguir cronologicamente.

4 de Dezembro - Último encontro no IKE.

Sim. O Grupo do Porto decidiu não continuar com os encontros no Indoor Karting de Espinho. As condições de luminosidade, aquecimento e ruído foram as principais razões. Acho que estamos todos muito gratos ao IKE pelo apoio que nos deu e que todos lhe desejamos felicidades no seu negócio, mas o mesmo simplesmente era um pouco incompatível com a nossa actividade. Talvez no futuro as coisas mudem e possamos voltar a ter uma parceria interessante.

Neste encontro joguei Guillotine com a Cat Ballou, Hello Kitty, Zeristoff e Lancelot. Depois um Name of the Rose com os mesmo jogadores em que o Lancelot confundiu Laranja com Vermelho e acabou por ter resultados estranhos. Mas foi a primeira experiência com este jogo. Gostei bastante, apesar de depois descobrir que jogámos com as regras erradas, mas nada de grave. A noite terminou com um grande Rythme and Boulet, que incluiu alguns membros do staff do IKE. Como sempre, este disparatado jogo trouxe gargalhadas e diversão para todos os participantes. E eu não me dei tão mal quanto esperava!

11 de Dezembro - Cristal Park

Desta vez não joguei nada. É verdade. Estive num encontro de jogos e não joguei.

Isto porque, como aqueles mais atentos certamente perceberam, tive o convite do Paulo Ferreira para fazer uma pequena reportagem para o seu site Mistério Juvenil.

Para aqueles que conseguiram escapar, ponho aqui nova armadilha:

https://www.misteriojuvenil.tv/

Podem ver neste pequeno vídeo alguns dos jogos que foram jogados.

13 de Dezembro - ... ou quase todo (Update)

Falta sempre qualquer coisa. A mim faltou-me falar do encontro mensal.

Foi excelente, ainda por cima!

A troca para esta data deveu-se à proximidade da data que seria normal com as festas e também à realização do jantar de natal do grupo.

A tarde foi passada em jogatina, como dita o bom senso num grupo destes. Joguei um The End of the Triumvirate com a Hello Kitty e o Zeristoff. A menina venceu-nos concludentemente por atingir o máximo nas competências política e militar. Sem hipótese! Depois joguei um Domaine com o Albinscott e o Zeristoff. O Albinscott dominou o jogo de imediato e conseguiu usar muito bem os seus recursos. Venceu também com clareza.

Depois veio o jantar. Fomos todos para o Tropical e comemos bem, bebemos o que quisemos, incluindo um verde Quinta da Lixa que, segundo me disseram era bom, mas devia ter estado no frigorífico. Obrigado à Escola Secundária da Lixa por este bónus.

Estará, no fim de ser processado, um pequeno vídeo disponível no Youtube em:

https://www.youtube.com/watch?v=yhz999n7tLc

Depois de jantar, que acabou tarde como convém a jantares-convívio, ainda pude estrear-me no Blox. Um interessante abstracto que está na minha mira desde que foi nomeado para o SdJ. Mais uma partida e passará para a minha definitiva lista de jogos a comprar, creio. Fiquei empatado com o Zenão, dono do jogo mas também estreante, mas o Lancelot e Crashburner estiveram bem.

A noite terminaria com um Res Publica. Um Knizia estranho, este. Para funcionar implica um cumprimento absoluto das regras de oferta e comunicação que nós não cumprimos. Trocou-se demasiada informação e isso fez com que o jogo perdesse algum interesse.

Ok. Agora já está tudo.

18 de Dezembro

Este encontro começou morno. A maioria do pessoal chegou um pouco tarde e não tivemos a participação habitual, mas como faltava já pouco para o Natal, é natural.

Joguei um Mykerinos com Nazgûl, Asur e Polaroid. Depois ainda pude mostrar ao Joao104 como é o Schotten Totten e mais tarde a um casal de amigos dele um jogo de negociação que lhes mostrou o que podem encontrar e, a julgar pela tenacidade com que negociaram, os terá convencido que estes encontros podem ser algo interessante para eles. A Sofia e o Vasco portaram-se lindamente neste Bohnanza sendo que ela venceu por desempate comigo. As pontuações muito próximas mostram claramente que este jogo é bem acessível e que mesmo alguém que nunca tenha jogado pode fazer uma excelente figura. 20, 20, 19 é do mais próximo que se pode pedir.

26 de Dezembro

E estamos assim a falar do último encontro semanal do ano. No dia depois do natal pude jogar, mais uma vez, a prenda que me foi oferecida pelo Secret Santa do BGG. Zenão e Neonaeon juntaram-se a mim para ver como poderia ter sido a história caso Pompeu, Crasso e César não se tivessem entendido. Neste End of the Triumvirate, seria Pompeu (Zenão) quem sairia com uma vitória política.

Depois ainda pudemos dar um pulo às mais altas montanhas do mundo e fazer muitas trocas. Neste juntaram-se a mim, ao Zenão e ao Asur o Zuvizavanovi e a Cristina, de visita à Invicta pelo Natal. Foi um jogo muito interessante, ainda que bem mais demorado que o que seria de supor pelas regras. Mesmo usando uma ampulheta do Galaxy Trucker! Mas é um jogo interessante. Deu para exercitar as células de programador que andam um pouco enferrujadas...

E pronto! Foi assim o mês de Dezembro. Mais uns excelentes momentos com amigos em redor dos jogos de tabuleiro. Esperemos que 2009 traga encontros ainda melhores, ainda mais participados e que este nosso hobby faça cada vez mais gente um pouco mais feliz!

Até lá!

"juntaram-se a mim para ver como poderia ter sido a história caso Pompeu, Crasso e César não se tivessem entendido"

Lol. Ah pois entenderam-se. Tongue out

O report está muito bom e sucinto.

Estás muito bem na reportagem do Mistério Juvenil. Lidas muito bem com as palavras e os termos "técnicos".

Muitos parabéns. Este foi um ano em que os Boardgamers de PT e os do Porto em particular podem e devem estar orgulhosos e optimistas.

Pedro G

gesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/img]

Por causa de uma nevezinha nem apareceram em Bragança, se não fossem os mouros…

FELIZ ANO NOVO DE SUL A NORTE (e aos do boardgamers do Porto em particular que têm cá na minha estima um cantinho reservado!!)

Ok. Actualizei o link para o vídeo do jantar de Natal. Não estava a funcionar... coisas do YouTube e conversões de ficheiros.