Dia da semana para RPGs

Gostava de lançar aqui uma ideia e ver se pega.

Como sabem há todas as quartas-feiras um encontro semanal de boardgames na Runadrake's onde se joga e experimentam jogos novos, gostava de tentar fazer o mesmo para os RPGs e ver se funciona.

As ideias principais são:
1) Promover o diálogo e interacção entre jogadores e grupos;
2) Criar um espaço aberto onde pessoas curiosas (novatos ou interessados) sobre este hobby possam aparecer e participar num jogo rápido;
3) Dar a conhecer jogos novos e antigos que ninguém tenha jogado e gostasse de experimentar.

Os problemas que já discuti com o ricmadeira são no fundo estes:
1) É preciso pelo menos um GM todas as semanas com algo preparado ou um grande jeito para improvisar;
2) Ter tempo para explicar as regras e dar a entender como é que as coisas se devem processar (algo que pode roubar muito tempo);
3) Fazer o pessoal sair de casa e vir jogar, mesmo que não venham experimentar ou mostrar nada podiam simplesmente fazer as suas sessões habituais na loja (ver o muito bom exemplo dado pelo DemonKnight e o seu grupo hehe).

Pode haver mais mas de momento não me lembro, digam coisas.

Pessoalmente, embora existam todas estes problemas, gostaria de tentar isto durante 1/2 meses e depois fazer uma avaliação de como as coisas correram.

Todos os interessados digam alguma coisa e já agora sugiram um dia da semana onde isto se poderá realizar, de notar que 2ªs e 3ªs a loja está fechada.

Conta comigo.

Proponho uma solução:

Todos, ou pelo menos grande parte, dos jogos publicados até agora têm one-shots feitas por fans ou para jogar em convenções, que são especificamente preparadas para malta que nunca jogou o jogo e quer experimentar. Esse modelo poderia perfeitamente ser seguido, exige preparação da parte do GM é verdade (pelo menos conhecimento das regras), mas pode ser facilmente aplicável quando alguém quiser jogar alguma coisa rapidamente.

A menos que já tenham discutido isto e eu esteja a repetir-me…

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Eu gostaria de me chegar à frente para fazer de GM uma vez de duas em duas semanas (qualquer dia menos à quarta). Se realmente houver interessados, quero apenas experimentar uma primeira sessão. Se não estiver muito destreinado podemos combinar um dia fixo de duas em duas semanas. Preferencialmente, sem grupo fixo de forma a poder acomodar jogadores novos e não estar dependente dos ausentes...

Gostaria também de saber se alguem tem um RPG de fantasia a decorrer, onde eu possa como jogador relembrar-me deste universo....

Sugiram dias da semana! Afinal, também só têm 7 opções…

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

Se estão fechados às 2ªs e 3ªs então são só 5 dias hehe.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Eu meto-me nisso, a parte de não ser um grupo fixo é fixe porque dá-me alguma mobilidade hehe.

O único setting de fantasia que estou agora a correr é The Shadow Of Yesterday, em breve devo começar D&D Dark Sun, estás sempre na boa para assistir quando quiseres.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Pois, mais me ajudas hehehehheehehhe :wink:

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

Se puder assistir fico muito satisfeito, por isso diz-me quando…

[quote=RedPissLegion]

Se estão fechados às 2ªs e 3ªs então são só 5 dias hehe.

[/quote]

Agora também fecham às 3ªs? Surprised

Bem, quanto tempo dura um desses one-shots?

Pelo que eu tenho visto, perde-se muito tempo à espera de gente, engonha-se antes de se começar, e depois tem-se menos de 1 hora de jogo.

O que acho que ajudava era:

  1. No "anúncio", incluir uma ideia sobre o tipo de jogo e setting. Assim já sabemos ao que vamos.
  2. Ir já com as personagens pré-definidas. Ou o jogo já as traz, ou podem ser feitas "por encomenda" (olha, eu quero um tipo "trigger-happy" ou "o típico sensei velhote e chato, com barba branca"). Podem ser feitas mais uma ou duas para quem aparecer de surpresa. Se houver oportunidade, fazem-se melhorias antes do jogo.
  3. Já agora, a mecânica do jogo pode ser descrita (ou referenciada noutra página) só para ficar definida previamente. Algo que se faça entender em menos de 5 minutos. Assim, no local podem-se tratar dos detalhes com quem chega mais cedo. Quem chega atrasado só tem que tentar acompanhar os parceiros.
  4. Definir antecipadamente as pausas para refeição. Embora se possa esperar até acabar a cena para ir jantar, era bom definir que "retomamos em 30 minutos", e cupri-lo. Se não vamos todos comer ao mesmo sítio, e um imprevisto aconteceu comigo, não quero que fique toda a gente à minha espera.

Quanto ao dia… sobram 4, não é? Em alguns fins-de-semana não posso. Pessoalmente, a Quinta é a aposta mais segura para mim. Mas devido ao tempo que pode demorar uma campanha, pode-se marcar para Sábado ou Domingo.

Talvez com as duas primeiras tentativas de verifique o que não corre tão bem, e o que precisa de ser mudado.

Fico à espera.

Ás quais acrescento, porque me parece que te esqueceste:

  1. No anúncio, inserir o tempo esperado de jogo: 3 horas costuma ser o habitual, mas já joguei one-shots numa hora e já joguei em 4 ou 5.

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Sempre fechámos às Terças-Feiras… :expressionless:

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa