Visto que ninguém parecia querer abrir a coisa, aqui vou eu.
Alguém tem dicas sobre uma boa impressora 3D (completa ou kit) para começar no hobby da impressão 3D?
Uma coisa simples e com baixa necessidade de afinação e tal…
Eu estou mortinho por ter uma coisa dessas. Não só para imprimir componentes e caixas mas para tanta outra coisa cá em casa que até tenho medo.
Já há várias muito perto do plug&print, e que vêm já com os upgrades típicos feitos às impressoras mais de entrada. São mais caras, mas na minha opinião valem a pena - as Prusa (ou clone) e as Ender 3 S1, por exemplo.
Tenho a 2ª, o começar a imprimir foi processo fácil e até hoje não tive problemas maiores. Agora, com nenhuma te vais escapar a alguma manutenção e calibração, é hobby que pede um mínimo de paciência
isto é um bom tema
tenho 2 impressoras 3D baratinhas e boas a funcionar que tem dado perfeitamente para unir os 2 hobbys, jogos de tabuleiro e impressão 3d.
Tenho feito imenssos trabalhos principalmente “insert” para os jogos e até agora estou satifeitissimo e acho que o pessoal que me tem adquirido material também.
estes 3 modelos sao bons para iniciar, a 3d Pro não tem nivelamento automatico , mas isso pode não ser o obstaculo é mesmo uma questão de prática e pode se adquirido em separado.
Podes colocar quais são as tuas principais dúvidas que terei todo o gosto em ajudar .
Essa Ender 3 Neo está a falar-me ao coração. Pelo que vejo, consegue imprimir as mesmas dimensões que a Pro. Achas que a Pro tem grandes vantagens?
Não falo na outra porque as que me têm recomendado são mesmo as Ender.
As diferenças são minimas e ate são de algum pormenor, a NEO é mais recente e tem algumas correções isto para alem de ter nivelamento automatico logo de raiz ( recomendo esta caracteristica ) , é uma ilusão excluires a Anycubic porque toda a gente tem Ender, pois o suporte da Anycubic é muito bom e já tem uma comunidade quase igual a Ender. Eu por acaso tenho 2 Ender 3 , mas já tive aqui em casa muitas Anycubic e na altura não comprei porque eram bem mais caras, mas depois de conquistarem mercado o preço veio por aí abaixo e tem alguns pormenores que não há na ender ,sendo de destarcar o extrusor ( motor que empurra o filamento ) que é mais potente.
Primeiro tens que definir o que queres imprimir (basicamente):
miniaturas (impressora de resina SLA e afins);
ou
inserts, componentes maiores, cenários (FDM - ou como lhes chamo, as mais conhecidas de depósito de camadas)
(Peço desculpa a todos pela falta de termos técnicos)
Após isto, importa definir o orçamento, verificar o que existe no mercado (muito importante, verificar o apoio das comunidades por detrás de cada modelo, pois são elas que o vão desenvolver e apoiar a longo prazo, principalmente nas impressoras do mercado chinês, Creality por exemplo.)
Verificar onde vai ficar localizada, ventilação, temperatura, pó, etc…
Consumo energético…
E ver bastantes filmes sobre o assunto (basta procurar no youtube onde existem alguns “power-users” que poderão ajudar…
Em relação à minha experiência, mergulhei há uns anos no kickstarter da Creality CR-6 SE.
Tem um invulgar sistema de nivelamento, uma comunidade em constante desenvolvimento com firmware e alguns updates mecânicos, e quase zero calibração desde a instalação (muito fiável).
Neste momento encontra-se a valores muito elevados em relação às que indicaste.
As Ender 3 são sempre uma boa opção custo-benefício, com alguns ajustes, desde que estejas disposto a aprender. Não é um bicho de sete cabeças mas envolve algum tempo…
Podes consultar neste link algumas das impressões que tenho feito: Makes - Thingiverse