Sinopse:
Em Die Holde Isolde cada jogador vai procurar investir na sua carreira profissional como cavaleiro real mas para isso terá de investir nas diferentes facetas lhes permitam serem o melhor cavaleiro do reino!
Como se joga:
⇒ Setup
Colocam-se os diferentes tabuleiros no centro da mesa conforme mostra a imagem de baixo.
Ao lado dos tabuleiro coloca-se o marcador de rondas e coloca-se a ficha de ampulheta sobre o número I (ronda 1).
Baralham-se as cartas de Aprendizagem.
Distribuem-se as fichas de brasão pelos respetivos tabuleiros, colocando-se junto a estes.
Cada jogador escolhe a sua cor e recebe 10 discos dessa cor. Cada jogador coloca um dos seus discos nas casas de partida de cada um dos tabuleiros. Sobram 3 discos que cada um guarda à frente.
Antes de iniciar o jogo define-se que é o jogador inicial e entrega-se-lhe a espada.
⇒ Desenvolvimento
Um turno é composto por 6 fases:
- Dá 5 – Distribuem-se 5 cartas a cada jogador (do baralho de cartas de Aprendizagem).
- Escolhe e passa – Cada jogador olha para as suas cartas, escolhe uma e coloca-a virada para baixo à sua frente e passa as quatro seguinte ao jogador à sua direita ou esquerda consoante a ronda em que se estiver a jogar. Repete-se o processo até que todos tenha de novo 5 cartas.
- Jogar cartas – Começando pelo jogador inicial, e seguindo no sentido dos ponteiros do relógio (SPR), cada jogador joga uma carta virada para cima à sua frente e avança o seu disco, uma casa, no tabuleiro correspondente.
- Pontuar – A pontuação faz-se tabuleiro a tabuleiro começando pelo do topo e seguindo pelo que estiver mais à esquerda da fila de baixo. Cada tabuleiro tem indicação da ronda onde se pontua. Há alguns tabuleiros que pontuam em todas as rondas.
- Reorganizar – No fim da ronda III, depois da fase de pontuação, todos os discos são colocados na casa zero dos seguintes tabuleiros: Galantear, Duelo, Justa, Educação e Serviço Real. Os discos dos tabuleiros Dragão e Caridade não se mexem das posições onde estiverem!
- Jogador inicial – No fim de cada ronda, o jogador à esquerda do jogador inicial recebe a espada e torna-se no novo jogador inicial. O marcador de ronda (ampulheta) move-se para a ronda seguinte.
O fim do jogo
O fim do jogo ocorre após a ronda VI. Cada jogador conta os seus Pontos de Cavalaria (PC) nos seus brasões, quem tiver mais pontos ganha a partida! Em caso de empate ganha o mais galanteador!
Os tabuleiros
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Galantear – Pontua em todas as rondas. Reorganiza-se na ronda III.
Efeito: O terceiro jogador neste tabuleiro escolhe um tabuleiro e pode avançar 1 casa com um dos seus discos. O segundo jogador pode avançar 2 casas e o primeiro jogador pode avançar 3 casas. -
Duelo – Pontua em todas as rondas. Reorganiza-se na ronda III.
Efeito: O primeiro jogador neste tabuleiro ganha um brasão de 3 PC. O segundo jogador ganha um brasão de 2 PC e o terceiro jogador ganha um brasão de 1 PC. -
Justa – Pontua em todas as rondas. Reorganiza-se na ronda III.
Efeito: O primeiro jogador neste tabuleiro ganha um brasão de 3 PC. O segundo jogador ganha um brasão de 2 PC e o terceiro jogador ganha um brasão de 1 PC. -
Educação – Pontua em todas as rondas. Reorganiza-se na ronda III.
Efeito: O último jogador recebe um brasão de -3 PC e o penúltimo recebe um brasão de -1 PC. -
Serviço Real – Pontua nas rondas III e VI. Reorganiza-se na ronda III.
Efeito: Os jogadores que alcançarem as casas de 6 a 11 ganham 6 PC, os que alcançarem a casa 12 ganham 12 PC. -
Dragão – Pontua na ronda VI. Nunca se reorganiza.
Efeito: O primeiro jogador neste tabuleiro ganha um brasão de 17 PC. O segundo jogador ganha um brasão de 10 PC e o terceiro jogador ganha um brasão de 4 PC. -
Caridade – Pontua na ronda VI. Nunca se reorganiza.
Efeito: O último jogador recebe um brasão de -10 PC e o penúltimo recebe um brasão de -5 PC.
Nota: Discos que não saiam da casa zero (em qualquer tabuleiro) são considerados com sendo os últimos.
Avaliação:
Die Holde Isolde chamou-me a atenção logo quando saiu, em 2014, na sua versão original , em francês, pela mão da Blue Cocker. Entretanto, surgiu a oportunidade de experimentar a versão alemã da Schmidt Spiele, que inclui as variantes que foram surgindo desde então e voilá… aqui temos um jogo bem redondinho, feito com todos os condimentos para agradar a um vasto conjunto de jogadores!
Depois de uma leitura atenta às regras fiquei com a sensação que o jogo era meio básico, no entanto, depois de o jogar percebi que não sendo um pica miolos, tem muito mais potencial do que aparenta.
O material é de boa qualidade, embora os brasões de PC me pareçam pequenos de mais. As ilustrações de Pierô dão-lhe um toque cartunesco muito divertido, que casa na perfeição com a temática do jogo.
As mecânicas não são novas, o fator sorte existe e o controlo total do jogo é impossível. Pronto, não vale a pena escamotear, este não será nunca um jogo para quem gosta de ter tudo sob controle. – No luck games, esqueçam, isto definitivamente não é para vós!
O jogo tem uma boa dose de sorte nas cartas que nos saem, a ordem de turno tem um papel muito importante no jogo e o tabuleiro de Galantear é evidentemente muito poderoso, no entanto, no meio disto tudo, é possível ganhar sem ter sorte e sem jogar para o tabuleiro de Galantear! Comprovei-o da pior maneira…
Mesmo com estes constrangimentos todos é possível haver equilíbrio neste jogo, mas sobretudo: diversão (depende sempre do nível de casmurrice dos jogadores)! As inúmeras variantes anexas ao livro de regras são um excelente aditivo para incrementar a sua longevidade e “frescura”.
Já vai longa a análise. Podemos dizer então que estamos perante um ótimo jogo familiar, com muita rejogabilidade, uma qualidade global boa e que agradará durante muito tempo (exceto aos alérgicos à imprevisibilidade). Uma excelente relação preço/qualidade!