Dinamizar o RPG Portugal

Ultimamente tenho reparado que este portal anda pouco activo e dinâmico e descobri facilmente porquê: o seu fundador e webmaster Ricardo Madeira anda menos activo e esse facto tem repercussões no próprio site porque deixam de aparecer tantos conteúdos, blogs e críticas como é costume.

Por isso pergunto-me: "O que faço todos os dias para dinamizar o RPG Portugal?". Bem!, muito pouco...

Por isso lanço um repto a todos que têm ambições de produzir algo concreto e realizável...

Vamos criar conteúdos interessantes: artigos relativos a RPG em geral e a certos jogos em particular, críticas a jogos sobre os quais poucos conhecem, projectos de RPGs de autor, experiências de jogo, etc.

Eu tenho em vista fazer uma crítica ao Tribe 8 da Canadiana Dream Pod 9; começar a fazer um diário de desenvolvimento do meu jogo de RPG por criar, o "Numis"; e talvez postar também extractos do que eu tiver efectivamente produzido para o setting "changelingesco" de Portugal contido no projecto da Shadownessence de um suplemento europeu para o Dreaming em formato netbook. Existe ainda a possibilidade de postar os primeiros drafts do netbook "Mysterious City: Lisbon" para o World of Darkness que vou escrever com um amigo meu mas depende da autorização dele para o expor ao público.

São estas as minhas intenções. E vocês? O que vão fazer para dinamizar o RPG Portugal?

Isto, claro, além dos artigos que vão escrever para a palestra do próximo meet-up? Certo? ;)

Bem, com tanta novidade de certeza que o forum/blog vai mexer. Certos
dias ainda penso em por cá qualquer coisa, mas por estar ocupado com
mais coisas deixo "para amanhã". Ao menos vou deixando o meu
comentáriozito de vez em quando…


Light allows us to see, Darkness forces us to create…

Ainda estou vivo, é verdade, só não tenho aparecido por cá. Muito trabalho, falta de tempo, etc; enfim, as desculpas do costume... Mas olha que isto aqui até me parece relativamente movimentado! Pelo menos estou surpreendido com a quantidade de textos que apareceram desde que deixei de poder contribuir para cá. Já estava farto de ver a minha foto quase sempre sozinha na primeira página.

Muito obrigado pelo esforço e apoio continuado, João.

Já agora, e aproveitando o teu repto, há pequenas coisas que todos nós podemos fazer de vez em quando, sempre que a inspiração ataca, para manter aqui a nossa casa mais interessante e mais activa. Aqui ficam algumas ideias:

  • Já viram a facilidade com que se pode criar uma votação? É só seguir este link e num minuto ou dois está a coisa feita, à espera dos votos e do feedback de toda a gente. A única dificuldade é mesmo encontrar uma pergunta que faça sentido perguntar aos utilizadores deste site, que são relativamente poucos e que têm gostos e interesses extremamente diversificados.
  • Então e uma pequena sondagem? É ir até ao fórum geral e abrir um novo tópico para discussão. Perguntas do género "Quais foram os últimos RPGs / Boardgames / Cardgames / Suplementos / Jogos / Livros / DVDs / Filmes que jogaste / compraste / leste / viste?" darão com certeza origem a algumas revelações inesperadas e ficaremos todos a conhecer-nos um pouco um melhor, isto já para não falar das muitas tangentes interessantes que a conversa há-de ganhar.
  • Para terminar, porque não abrir um daqueles tópicos de conversa nos quais toda a gente gosta de participar e que dão pano para para mangas? Perguntas extremamente simples como: "Qual foi a última coisa que jogaste?", "Qual foi a tua primeira personagem de RPG e que jogo estavas a jogar?", "Qual foi a tua sessão/aventura/campanha mais divertida?", "Quem são/foram os teus mestres/jogadores favoritos e porquê?", "O que é que mais adoras/detestas num mestre/jogador/RPG?", "O que acham do jogo/suplemento X?" Novamente, é só ir até ao fórum geral e abrir um novo tópico para discussão.

E então, quem atira a primeira pedra?

 


"You can choose just who you are."

 

Decidi ir a dois motores de busca portugueses, Sapo e Google, digitei RPG e apareceu-me uma carrada de sites, contudo nas primeiras páginas nenhum desses sites era este. A meu ver isso é mt mau, pq se queremos ser uma referência para o RP português deviamos, pelo menos aparecer nas primeiras páginas de motores de busca.

Alguém sabe como fazer isso (p além de submeter a página aos motores)?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Eu quase que estava a ficar chocado, porque ia passando por todas as páginas portuguesas do google e nunca mais apareciamos nós. Mas depois lembrei-me de uma coisa, eheh. Como estamos num endereço .com e estamos alojados num servidor "amaricano", o google não nos deve reconhecer como página de Portugal, portanto não aparecemos nas páginas Portuguesas.

Aparecemos é nas páginas de Língua Portuguesa, e aí sim, parece que estamos mal colocados. Uma das maneiras mais directas de aumentar o ranking é ter mais links para este site noutros sites... portanto se têm sites vossos, podem ajudar nisso, ou então incluir links para cá (ou para os vossos blogues cá) nas vossas assinaturas em fóruns de RPG, por exemplo. Eu da minha parte vou dar uma olhada nas keywords do site, mas acho que há muito que o google não se interessa por isso... mais ou menos desde que todos os sites de pornografia começaram a incluir todas as palavras da enciclopédia e mais algumas, eheh.

Quanto ao Sapo, acho que podemos registar o site no directório deles e fica resolvido. Sei que o João Mariano andou hoje por essa net fora a registar-nos em tudo o que era páginas amarelas... por acaso já estiveste no Sapo, João?

No google este site aparece em 6º lugar para o parametro "RPG", se calhar podiamos investir um bocado nele, até pq tem uma secção de portais de RPG e são quase todos brasileiros, ter um Tuga de gema era fixe hehe.

Eu tenho em casa um trabalho académico que foi feito precisamente sobre este assunto, ranking de páginas em motores de busca, posso ir lê-lo, falar com a pessoa que o escreveu e dps tentar dar umas dicas.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Okay, thanks. Vou falar com o pessoal do site para ver se nos podem incluir.

Ah, e lembrei-me agora… É curioso, mas por acaso o Abre o Jogo até já tinha sido recentemente mencionado por lá, que eu tinha dado conta de dois ou três visitantes que vieram de lá, mais precisamente daqui: https://www.sobresites.com/rpg/forum/viewtopic.php?t=1269

uma coisa que vou fazer será por um sticker ou um flyer/xerox a quem adquire boardgames e afins com os endereços de websites e foruns que se debrucem sobre esta temática.não sei se resulta ou não.as pessoas pelo menos têm a informação.se a ideia tb se estender a outros pontos de venda era interessante.

Pensei nisto agora, n sei se é viável ou n, mas n seria interessante haver uma feira do livro de RPG. Tal cm existem feiras de livros "normais" que reunem sempre imensas pessoas à procura de livros em desconto, podia ser fixe tb haver uma feira deste género para livros de RPG, onde o pessoal se pudesse reunir e vender livros que já n queira por exemplo ou até para apresentar jogos novos que se consigam encontrar, tou por exemplo a pensar no Philip Morringer que costuma ter sempre imensa coisa. Quem sabe se for feita num sitio com visibilidade, por exemplo na rua augusta onde ocorreu uma feira do livro manuseado com várias editoras, até pode atrair pessoas que se possam vir a interessar pelo hobby.

Feira do livro? Boa ideia!

Mas será que há material suficiente para realizar a feira?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Não sei, isso foi uma das coisas q tb tive a pensar, por isso é q falei em tb tentar falar c algum distribuidor como o Morringer para completar o espaço com jogos novos. Claro que um espaço para os boardgames tb poderia ser fixe.