Ok, na minha opinião, um roleplay só é hack and slash, se os jogadores quiserem… E não me falem de hack and slash que me lembro logo da seca que era o Diablo II… Yack, já tou com alergia
Não é necessário um trama epica, em que se vai salvar o mundo de ser invadido por demonios antigos, serpentes gigantes ou extraterrestres, para se poder fazer um role-play… Nem sequer uma qq angustia psicologica entre manter a humanidade ou cair nas depravações da beast…
Basta 5 aventureiros juntarem-se para defender uma rota de caravanas…
E na minha opinião, ADD não é um hack and slash (pelo menos a edição 3,5), para isso tão lá os skills todos, ( Bluff, Survival, Search, etc…). Já agora, acho esquesito os xps, serem só ganhos em função das criaturas que se matam… Então e todo o roleplay que as personagens fazem entre as batatadas, não conta? Na minha opinião deveria ser 50/50…
Se não, bastava-me fazer um Half-orc, fighter, chular a força e a constituição ao maximo e não me mexia a sessão toda (ia beber um cafezinho) até começar a porrada. Ai sacava do orchish double-axe e cortava a cabeça a quem se mexesse…
Então e a criatividade, ideias e originalidade, não são premiadas??? Conseguir levar um npc hostil a ficar meu aliado, reunir rumores sobre o necromancer que esta a organizar os zombies nos esgotos da cidade, descobrir que o grande clerigo do deus do bem (dependendo do settinhg) afinal dedica-se a artes negras para obter a juventude eterna ou que o BlackGuard of Bane afinal gosta de ser algemado na sacristia do templo e espancado por goblinas… Epá qq coisa assim… LOL
Mas pronto isso é a minha opinião e se calhar não tou a ver bem o setting ou dentro do espirito do jogo. Pelo menos, tento incorporar tontarias como as que acima descrevi, numa pequena campanha que faço em casa, de modo a dar vida as personagens e NPCs e não ser simplesmente, "olha agora, tens a tua frente um monk nivel 8, que fazes?"
Por isso sugeri que cada caso é um caso na questão das TOTAL KILL PARTY ou lá como se chama :-)…
Acho que não se deve criar um mecanismo "a priori" para salvar os Pcs. A morte deve ser algo que esta sempre pendente sobre quem embarca numa aventura. Tem de se contar e jogar com ela…
Se eu me lembrar de atacar numa audiência um dos sorcerer-king ou lizard-king ou lá como se chamam os Bigalhões de Dark Sun, sei que tirei um bilhete de ida, para me tornar na mais nova mumia do deserto (isto se sobrar alguma coisa)…
Agora se o DM disser algo do genero " Vais a andar, tropeças, e cais num buraco que por acaso é a boca de um black dragon que tava ali a dormir. Lança 8xd6 de danos de dano. Se sobreviveres lanças, 20 dados de Acid damage…" epá ai admito que vou ficar aborrecido com a morte da personagem (e com o DM)… eheheheheh.
Se estivermos a defender um templo de um qq deus do bem, que esta a sob raide por um horda de orcs, é plausivel que apareça um clerigo com ressurection para ajudar o membro da party que morreu. Se estiver a infiltrar-me num castelo de um vampiro e morrer em combate com liches, DE CERTEZA que não vai surgir do nada um wizard nivel 20 que destroi as liches e me dá uma poção de cure critical wounds…
Para mim o Loot é secundario, o que interessa mesmo é a historia…
Pelo menos é o que eu acho. Posso estar enganado, mas afinal nem todos tem a mesma opinião e gostos ( e ainda bem !!! eheheheheh)…