Docker

  
Na doca vão-se empilhando os enormes contentores, uns por cima dos outros. A destreza dos experientes trabalhadores é o reflexo de anos de serviço na atividade, dotando-os da capacidade para moverem cirurgicamente os contentores de modo a retirar um que se encontre debaixo, não bloqueando caminhos ou outros contentores. Sem rodeios: o espaço é exíguo em Docker
 
É uma pepita contida numa pequena caixa, para 2 a 4 jogadores, desenrolando-se em parcos 5 minutos. Editado em 2008, não tem dependência de língua, explica-se em segundos sendo facílimo de aprender.
No entanto este Docker é um portento. Visualmente apelativo e de fácil trato, é sem dificuldade transportado para uma esplanada. Apesar do seu diminuto tamanho, Docker dá que pensar. É quase desprovido de sorte, e não é dado a ambiguidades.  
 
  
Cada jogador tem três contentores. À vez, o jogador move um dos seus contentores no tabuleiro ou mete um dos que ainda estão de fora. Para isso lança o dado, e escolhendo o contentor move-o exatamente o número de passos indicado. No movimento desse contentor não se pode voltar a repassar por onde já esteve. Conta-se cada movimento para a lateral, para um nível superior ou para baixo. Assim, por exemplo, para subir para um monte com dois contentores que esteja mesmo ao lado, seria necessário três nos dados.
Não são permitidos movimentos oblíquos. Os contentores que ficarem por baixo de outros estão bloqueados. 
Se o jogador tiver os seus três contentores em jogo e os tiver bloqueados, ou que não possam mover-se a quantidade de passos indicados nos dados, o jogador é eliminado. Continua-se deste modo até só restar um. 
 

Versão de luxo de Reinhold Wittig 
 
É simples e rápido. É um ótimo filler que dá que pensar. Tem de facto conteúdo e, quanto a mim, é agradável de jogar. Considero um paradoxo a paupérrima classificação no BGG, que não faz juz à qualidade deste jogo, e só vem dar razão a quem defende que a classificação do BGG não patenteia fidedignamente o valor das diferentes criações. Não tenho qualquer pejo para o recomendar, e sai daqui com um 14 em 20.

Este também já está empilhado. 

Parabéns por esta review com a qual, apesar de estar muito bem escrita, não poderei estar mais em desacordo (com a tua opinião sobre o jogo)! surprise



Quando há uns anos li sobre o jogo fiquei curioso e comprei-o. No entanto, após o experimentar senti que era muito limitado e sem interesse. Ainda pensei que pudesse estar a fazer alguma coisa mal e coloquei inclusive uma questão no BGG. No entanto, após 4 tentativas infrutiferas para tentar achar piada ao jogo, acabei por me desfazer do mesmo.



Acrescento ainda que o Docker é um redesign do jogo Omba.