Dominion: Intrigue, as imagens e as regras!!!

[quote=settra]

tenho lido reviews quew dizem que o jogo tem uma maneira simples de ganhar ...[/quote]

Eu sei qual é a maneira simples de ganhar:

- Pontuar mais do que os adversários.

Fighting

Desculpa a brincadeira, mas apesar de eu não gostar do jogo, não posso concordar com uma "estratégia invencível" para ganhar o mesmo.

Digamos que existe uma fórmula:

- 30% Perícia;

- 70% Sorte.

Quem se sair melhor com esta receita, ganha. Surprised

Fléxivel, sem dúvida. Pudera, com 500 cartas...

Também podias ter 30 acções diferentes no Puerto Rico (tipo "Tobacco's Captain", ou "Indigo's Trader", ...

Torná-lo-ia melhor?

Últimas jogatinas...

Não sei se o tornaria melhor ou não. Mas também não é de qualidade que falo, é de flexibilidade no "caminho para a vitória" ©.

Como lei no BGG, tudo jogador do Dominion tem 4 "steps"

1) Acções são fixe!

2) Dinheiro é fixe!

3) Misturar dinheiro e acções é óptimo.

4) Estate e Duchy, porque ganhar 31-30 tambem é ganhar Tongue out

Sempre que algem disse que tem a strategia perfeita é porque mudo de "step".

Perícia - só se for a baralhar

Sorte - de apanhar um adversário mais fraquinho

E além do mais, para quem jogou 3 vezes Dominion, já tás a falar muito....

@ Tiago - Tb não partilho do entusiásmo dos jogos de combóinhos, no entanto não senti essa vontade de criar um grupo "ad hoc" (a menos que isso venha trazer alguma benesse à comunidade!). E não vejo qual o problema de jogar on-line um jogo de cartas, onde uma das actividades mais frequentes é baralhar... irra! prefiro jogar Dominion on-line, poupa nos baralhanços e nas contas... ganho em jogatinas. Basicamente, enquanto pensas nos decks que vais usar (Live), eu já fiz 2 jogatinas, eheheh.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Obrigada pelo vosso feedback.

Eu só queria mesmo confirmar que o jogo não é tão simples como alguns dizem que é no boardgame geek. Foi la que eu li as reviews que falavam desta tal estratégia simples e demolidora.

Aliás ontem á noite tive a experimentar o jogo a jogar sozinho onde experimentei a tal estatégia e a verdade é que ganhei usando outras estratégias. Fiz 3 jogos seguidos a jogar sozinho e diverti me á brava, agora só imagino o gozo k deve ser jogar com malta. tenho k convencer a patroa e os amigos a experimentar.

lolol

abraço

podes aparecer na 5ª no encontro semanal.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Isso é falta de treino, isto quem já tem muito jogo de Magic no cinto nem nota que tá a baralhar (mesmo eu que de vez em quando lá meto as cartas todas a voar pela sala toda a "baralhar").

Nem tudo o que se faz mais rápido é melhor, é preciso saborear o momento.

É como quem fuma cigarro e quem fuma cachimbo, uns fumam muito mas não apreciam, outros fumam pouco mas saboreiam o momento.

Portanto a minha conclusão é que eu sou um jogador de cachimbo (ou algo assim, não percebi bem o meu ponto, quem o achar que me dê um toque).

[url=www.breakingthemagic.com]Breaking the Magic[/url]

Perícia mental era do que estava a falar.

Sorte nas cartas que nos saem nas primeiras jogadas.

Só joguei 2 vezes Dominion ao vivo e 5 online (e já foram suficientes para poder falar sobre o mesmo).

O que acaba por ser mais do que qualquer jogo de comboios que tenhas jogado (Ticket to Ride não conta, pois é um card management com um tema colado).

Esse vosso problema com os jogos de comboios é que não percebo. Como já referi noutra altura, o tema do jogo não interessa. Sendo vocês eurogamers, a mecânica está acima de tudo. Logo, um bom pick-up and deliver deverá ser gratificante...

A menos que não gostem da mecânica. Isso é outra história.

E já agora jogos que acabam em dois minutos não são jogatinas... nem rapidinhas. Quanto muito, preliminares.

Últimas jogatinas...

... e o todo acaba por ser mais que a soma das suas partes. Neste caso conjunto de mecânicas + tema.

O tema até pode ser colado a cuspo, mas quando estou a jogar um jogo gosto de sentir que estou a fazer mais que a mover a peça x para o sítio y. O tema está lá para dar um bocado de vida à coisa, como tal há vários temas (comboios, 2ª guerra mundial, etc...) que me retiram algo à experiência.

Se o Race for the Galaxy (um dos meus jogos favoritos) fosse sobre empresários do sector imobiliário seria um excelente jogo na mesma, mas possivelmente nunca o teria jogado e nem teria muita vontade de o jogar.

A sorte das cartas iniciais do Dominion, tem muito pouca influência no resultado final, o pior que pode acontecer nos primeiros turnos é calharem 2 moedas e não haver nada de custo 2 para comprar (sendo que um estate não é uma boa compra nos turnos iniciais) e não é nada do outro mundo pois sabemos que no turno a seguir vamos ter 5 moedinhas ao nosso dispor para comprar algo mais substancial.

Claro que se a estratégia for baseada em comprar uma carta de cada e não uma combinação coerente de cartas, não há perícia que nos ajude.

O jogo baseia-se em alterar maximixar as probabilidades das acções/dinheiro que temos, logo não vejo como a sorte pode ser um factor assim tão decisivo, quando temos tanto controlo sobre a composição do nosso baralho.

[quote=Tiago]

(...)

Alergia a comboios ...

[/quote]

Este é o Frodo Tiago que eu conheçoLaughing

Não é verdade que jogadores que já dominem o Dominion :) olham para o conjunto de cartas disponíveis e chegam todos à mesma conclusão de qual é a melhor estratégia?

Nunca joguei online, por isso não sei se existe este problema. Quando se joga ao vivo, há sempre quem conheça mais o jogo e quem esteja a jogar pela primeira vez, o que muda tudo.

[quote=Tiago]

O jogo baseia-se em alterar maximixar as probabilidades das acções/dinheiro que temos, logo não vejo como a sorte pode ser um factor assim tão decisivo, quando temos tanto controlo sobre a composição do nosso baralho.[/quote]

Tens controlo sobre a composição, não sobre a cadência de saída das cartas... Daí a sorte inicial (e subsequente)...

E este jogo, tematicamente, deixa muito a desejar (tens ouro no teu baralho, mas ele não saiu na mão de jogo - tematicamente, esqueceste-te da carteira em casa?).

Eu jogo Dominion, mas que prefiro um bom jogo de comboios a isto, prefiro.

Se comprares (e existirem no setup) cartas para biscar cartas, já controlas a cadência, ex:

Laboratory - +2 cartas + 1 acção

Village - + 1 carta + 2 acções

Market + +1 carta +1 acção + 1 dinheiro

Bruxa e Moat dão +2 cartas

Council Room + 4 cartas

Smithy + 3 cartas

Se fizeres combos, rodas o teu deck, precisas é ter essas cartas no deck!

Exemplo: Village + Smithy + Village + Thone room + council room

5 7 7 6 13

no fim desta sequencia tens 13 cartas na mão e ainda tens 1 acção para continuar, de qualquer forma, deverás ter guito nessas 13 cartas (mal ía).

E essa história do guito, não entendo o teu problema, é como qualquer outra mecânica irreal aplicada a um jogo de forma a torná-lo jogável... ou achas que a nossa vida se rege por um Rondel?

[quote=Dugy]

E este jogo, tematicamente, deixa muito a desejar (tens ouro no teu baralho, mas ele não saiu na mão de jogo - tematicamente, esqueceste-te da carteira em casa?).

[/quote]

https://www.boardgamegeek.com/geeklist/18878

Exemplo, Small World:

Defending the Farmstead

Human 1: You'd better keep an eye out for those Tritons from that mountain up there, and the Ghouls from those neighbouring woods.

Human 2: Sure. Will do. Did the boss tell us to look out for anything else?

Human 1: Well, he did mention the flying dwarves.

Human 2: Yeah, right. Stop pissing about, Derek.

Human 1: No, seriously. Flying dwarves, he said. Apparently they can attack us from anywhere.

Human 2: What do you think this is? A circus? We're all struggling for our lives on this tiny island, and you're on about bloody flying dwarves again. Do you think they've got a catapult or something?

Four dwarves fall from the sky and slaughter the bickering humans

Dawrf 1: Right, that's that - let's reorganise and be on the lookout for those mounted giants.

Dwarf 2: ???

[quote=Rick Danger]

Não é verdade que jogadores que já dominem o Dominion :) olham para o conjunto de cartas disponíveis e chegam todos à mesma conclusão de qual é a melhor estratégia?[/quote]

Só se pensarem todos de forma igual tipo clones!!

[quote=Rick Danger]Nunca joguei online, por isso não sei se existe este problema. Quando se joga ao vivo, há sempre quem conheça mais o jogo e quem esteja a jogar pela primeira vez, o que muda tudo.[/quote]

É a mesma coisa online ou ao vivo, há sempre quem tenha mais ou menos experiencia que os outros jogadores e quem não tem nenhuma, como em qq jogo, vai levar na boca, embora ache que no Dominion a curva de aprendizagem é muito mais rápida, e não sofre do complexo do "deixa-me ficar à direita/esquerda do novato pra beneficiar dos erros dele"!!

[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

[quote=Firepigeon][quote=Rick Danger]Não é verdade que jogadores que já dominem o Dominion :) olham para o conjunto de cartas disponíveis e chegam todos à mesma conclusão de qual é a melhor estratégia?[/quote]

Só se pensarem todos de forma igual tipo clones!![/quote]

Importas-te de exemplificar? Concretamente, a variedade de estratégias no Dominion passa por onde? Alguns compram cartas mais caras enquanto outros compram cartas mais baratas? Não há só um caminho que é o melhor para chegar à vitória (e que, quem não conheça bem o jogo, não vê)?

Não há necessariamente uma carta melhor que outra, são as combinações de cartas que podem ser mais ou menos eficazes.

Há caminhos certamente melhor que outros, mas isso é uma característica de todos os jogos. Contudo não há propriamente "a receita" que ganha sempre.

[quote=Dugy]E este jogo, tematicamente, deixa muito a desejar (tens ouro no teu baralho, mas ele não saiu na mão de jogo - tematicamente, esqueceste-te da carteira em casa?).[/quote]Na sua generalidade, o tema está bom, pois também na vida real dos negócios as coisas não correm pela ordem que nós queremos (o investimento está lá, mas não dá dinheiro a tempo de investir noutra coisa).No particular de cada carta é que o tema de Dominion me parece um bocado seco. Os conceitos de +1 acção +1 ouro ou +1 carta servem para ser encaixados em qualquer festival, mercado ou sala de trono de forma aleatória, indiferente e pouco apelativa. CCGs como Magic ou Netrunner já mostraram como conceitos abstractos dos jogos de cartas podem ter uma temática consistente e é isso que falta ao Dominion.

Não que me faça muita diferença, mas para mim esta expansão tem o "problema" de não o tornar tão rápido (especialmente jogado online, ficará bem mais lento), mas torna o jogo mais interessante digo eu.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este espaço aluga-se