E além do mais, para quem jogou 3 vezes Dominion, já tás a falar muito....
@ Tiago - Tb não partilho do entusiásmo dos jogos de combóinhos, no entanto não senti essa vontade de criar um grupo "ad hoc" (a menos que isso venha trazer alguma benesse à comunidade!). E não vejo qual o problema de jogar on-line um jogo de cartas, onde uma das actividades mais frequentes é baralhar... irra! prefiro jogar Dominion on-line, poupa nos baralhanços e nas contas... ganho em jogatinas. Basicamente, enquanto pensas nos decks que vais usar (Live), eu já fiz 2 jogatinas, eheheh.
«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»
Eu só queria mesmo confirmar que o jogo não é tão simples como alguns dizem que é no boardgame geek. Foi la que eu li as reviews que falavam desta tal estratégia simples e demolidora.
Aliás ontem á noite tive a experimentar o jogo a jogar sozinho onde experimentei a tal estatégia e a verdade é que ganhei usando outras estratégias. Fiz 3 jogos seguidos a jogar sozinho e diverti me á brava, agora só imagino o gozo k deve ser jogar com malta. tenho k convencer a patroa e os amigos a experimentar.
Isso é falta de treino, isto quem já tem muito jogo de Magic no cinto nem nota que tá a baralhar (mesmo eu que de vez em quando lá meto as cartas todas a voar pela sala toda a "baralhar").
Nem tudo o que se faz mais rápido é melhor, é preciso saborear o momento.
É como quem fuma cigarro e quem fuma cachimbo, uns fumam muito mas não apreciam, outros fumam pouco mas saboreiam o momento.
Portanto a minha conclusão é que eu sou um jogador de cachimbo (ou algo assim, não percebi bem o meu ponto, quem o achar que me dê um toque).
[url=www.breakingthemagic.com]Breaking the Magic[/url]
Sorte nas cartas que nos saem nas primeiras jogadas.
Só joguei 2 vezes Dominion ao vivo e 5 online (e já foram suficientes para poder falar sobre o mesmo).
O que acaba por ser mais do que qualquer jogo de comboios que tenhas jogado (Ticket to Ride não conta, pois é um card management com um tema colado).
Esse vosso problema com os jogos de comboios é que não percebo. Como já referi noutra altura, o tema do jogo não interessa. Sendo vocês eurogamers, a mecânica está acima de tudo. Logo, um bom pick-up and deliver deverá ser gratificante...
A menos que não gostem da mecânica. Isso é outra história.
E já agora jogos que acabam em dois minutos não são jogatinas... nem rapidinhas. Quanto muito, preliminares.
... e o todo acaba por ser mais que a soma das suas partes. Neste caso conjunto de mecânicas + tema.
O tema até pode ser colado a cuspo, mas quando estou a jogar um jogo gosto de sentir que estou a fazer mais que a mover a peça x para o sítio y. O tema está lá para dar um bocado de vida à coisa, como tal há vários temas (comboios, 2ª guerra mundial, etc...) que me retiram algo à experiência.
Se o Race for the Galaxy (um dos meus jogos favoritos) fosse sobre empresários do sector imobiliário seria um excelente jogo na mesma, mas possivelmente nunca o teria jogado e nem teria muita vontade de o jogar.
A sorte das cartas iniciais do Dominion, tem muito pouca influência no resultado final, o pior que pode acontecer nos primeiros turnos é calharem 2 moedas e não haver nada de custo 2 para comprar (sendo que um estate não é uma boa compra nos turnos iniciais) e não é nada do outro mundo pois sabemos que no turno a seguir vamos ter 5 moedinhas ao nosso dispor para comprar algo mais substancial.
Claro que se a estratégia for baseada em comprar uma carta de cada e não uma combinação coerente de cartas, não há perícia que nos ajude.
O jogo baseia-se em alterar maximixar as probabilidades das acções/dinheiro que temos, logo não vejo como a sorte pode ser um factor assim tão decisivo, quando temos tanto controlo sobre a composição do nosso baralho.
[url=www.breakingthemagic.com]Breaking the Magic[/url]
Não é verdade que jogadores que já dominem o Dominion :) olham para o conjunto de cartas disponíveis e chegam todos à mesma conclusão de qual é a melhor estratégia?
Nunca joguei online, por isso não sei se existe este problema. Quando se joga ao vivo, há sempre quem conheça mais o jogo e quem esteja a jogar pela primeira vez, o que muda tudo.
O jogo baseia-se em alterar maximixar as probabilidades das acções/dinheiro que temos, logo não vejo como a sorte pode ser um factor assim tão decisivo, quando temos tanto controlo sobre a composição do nosso baralho.[/quote]
Tens controlo sobre a composição, não sobre a cadência de saída das cartas... Daí a sorte inicial (e subsequente)...
E este jogo, tematicamente, deixa muito a desejar (tens ouro no teu baralho, mas ele não saiu na mão de jogo - tematicamente, esqueceste-te da carteira em casa?).
Eu jogo Dominion, mas que prefiro um bom jogo de comboios a isto, prefiro.
Se comprares (e existirem no setup) cartas para biscar cartas, já controlas a cadência, ex:
Laboratory - +2 cartas + 1 acção
Village - + 1 carta + 2 acções
Market + +1 carta +1 acção + 1 dinheiro
Bruxa e Moat dão +2 cartas
Council Room + 4 cartas
Smithy + 3 cartas
Se fizeres combos, rodas o teu deck, precisas é ter essas cartas no deck!
Exemplo: Village + Smithy + Village + Thone room + council room
5 7 7 6 13
no fim desta sequencia tens 13 cartas na mão e ainda tens 1 acção para continuar, de qualquer forma, deverás ter guito nessas 13 cartas (mal ía).
E essa história do guito, não entendo o teu problema, é como qualquer outra mecânica irreal aplicada a um jogo de forma a torná-lo jogável... ou achas que a nossa vida se rege por um Rondel?
«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»
E este jogo, tematicamente, deixa muito a desejar (tens ouro no teu baralho, mas ele não saiu na mão de jogo - tematicamente, esqueceste-te da carteira em casa?).
[/quote]
https://www.boardgamegeek.com/geeklist/18878
Exemplo, Small World:
Defending the Farmstead
Human 1: You'd better keep an eye out for those Tritons from that mountain up there, and the Ghouls from those neighbouring woods.
Human 2: Sure. Will do. Did the boss tell us to look out for anything else?
Human 1: Well, he did mention the flying dwarves.
Human 2: Yeah, right. Stop pissing about, Derek.
Human 1: No, seriously. Flying dwarves, he said. Apparently they can attack us from anywhere.
Human 2: What do you think this is? A circus? We're all struggling for our lives on this tiny island, and you're on about bloody flying dwarves again. Do you think they've got a catapult or something?
Four dwarves fall from the sky and slaughter the bickering humans
Dawrf 1: Right, that's that - let's reorganise and be on the lookout for those mounted giants.
Não é verdade que jogadores que já dominem o Dominion :) olham para o conjunto de cartas disponíveis e chegam todos à mesma conclusão de qual é a melhor estratégia?[/quote]
Só se pensarem todos de forma igual tipo clones!!
[quote=Rick Danger]Nunca joguei online, por isso não sei se existe este problema. Quando se joga ao vivo, há sempre quem conheça mais o jogo e quem esteja a jogar pela primeira vez, o que muda tudo.[/quote]
É a mesma coisa online ou ao vivo, há sempre quem tenha mais ou menos experiencia que os outros jogadores e quem não tem nenhuma, como em qq jogo, vai levar na boca, embora ache que no Dominion a curva de aprendizagem é muito mais rápida, e não sofre do complexo do "deixa-me ficar à direita/esquerda do novato pra beneficiar dos erros dele"!!
[quote=Firepigeon][quote=Rick Danger]Não é verdade que jogadores que já dominem o Dominion :) olham para o conjunto de cartas disponíveis e chegam todos à mesma conclusão de qual é a melhor estratégia?[/quote]
Só se pensarem todos de forma igual tipo clones!![/quote]
Importas-te de exemplificar? Concretamente, a variedade de estratégias no Dominion passa por onde? Alguns compram cartas mais caras enquanto outros compram cartas mais baratas? Não há só um caminho que é o melhor para chegar à vitória (e que, quem não conheça bem o jogo, não vê)?
[quote=Dugy]E este jogo, tematicamente, deixa muito a desejar (tens ouro no teu baralho, mas ele não saiu na mão de jogo - tematicamente, esqueceste-te da carteira em casa?).[/quote]Na sua generalidade, o tema está bom, pois também na vida real dos negócios as coisas não correm pela ordem que nós queremos (o investimento está lá, mas não dá dinheiro a tempo de investir noutra coisa).No particular de cada carta é que o tema de Dominion me parece um bocado seco. Os conceitos de +1 acção +1 ouro ou +1 carta servem para ser encaixados em qualquer festival, mercado ou sala de trono de forma aleatória, indiferente e pouco apelativa. CCGs como Magic ou Netrunner já mostraram como conceitos abstractos dos jogos de cartas podem ter uma temática consistente e é isso que falta ao Dominion.
Não que me faça muita diferença, mas para mim esta expansão tem o "problema" de não o tornar tão rápido (especialmente jogado online, ficará bem mais lento), mas torna o jogo mais interessante digo eu.