Dominion

Boas.

Recentemente foi-me oferecido o jogo Dominion (base). Ainda não tive oportunidade de o jogar mas andei a ver coisas na net e fiquei com algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas, pelo que agradeço desde já a vossa ajuda.

1º, sendo que muito provavelmente irei jogar com pessoas que não sabem inglês, sabem dizer-me se as expansões já estão disponiveis em portuga?

2º, tendo em conta os custos de todas as expansões e caso ainda não estejam todas disponiveis na nossa língua, talvez ainda vá demorar algum tempo a comprar as expansões. Entretanto encontrei alguns sites que têm spoilers gráficos das cartas em cada expansão, prontas para serem impressas (em inglês, infelizmente). Pelo que vi, existem cartas brancas onde as impressas podem ser coladas... Sabem dizer-me se consigo encontrar estas cartas (brancas) à venda e se são "relativamente baratas"?

3º, algumas expansões têm mats... Isto serve para quê, mesmo? Vi cartas com interacção via tokens com esses mats...

4º, sei que há 3 cartas promocionais... Há alguma regra especial para a quantidade de cópias utilizadas num baralho para estas cartas? Isto é, posso jogar com 10 Black Markets? Parece-me excessivo, tendo em conta o abuso de carta que me parece ser (parece, uma vez que nunca joguei e aquilo que faz comparativamente com as outras que vi, vai lá, vai; em termos práticos pode ser uma carta banalissima).

5º, o jogo vem com 7 cartas brancas. Se eu usar 1 para cada promocional (Black Market, Envoy, Stash) e imaginando que quero usar apenas 1 carta de cada expansão nas restantes 4 brancas, simplesmente como preview da expansão, para dar um feeling novo ao jogo sem tornar as jogadas muito complexas (vi que há cartas modais numa outra expansão e com um tipo de acção diferente, o que conta como complexo), que cartas aconselham a imprimir?

6º, vi videos em que os 2 jogadores parecem estar a jogar ao mesmo tempo: enquanto um explica a sua jogada ABC, o outro está a baralhar e a comprar 5 cartas? Mas tinha a sensação de que se trata de um jogo por turnos... So, wtf?

7º, tb vi em videos cartas a irem para a pilha de descarte e outras serem "trashed"? Pelo que percebi, as cartas de acção, uma vez jogadas, vão para o "trash" enquanto as de vitória e as de tesouro vão para a pilha de descarte, bem como qualquer carta que não tenha sido jogada. É isso ou percebi mal? É que no mesmo vídeo tb vi o tipo em jogadas diferentes colocar a carta de acção jogada no "trash" e na pilha de descarte, o que me confundiu um pouco mas fiquei com a ideia de ter sido erro dele.

8º, o deck é partilhado por todos na mesa, certo? E de todas as cartas de reino disponiveis no jogo (base + expansões), apenas se escolhem 10 cartas de reino diferentes, correcto? Pergunto-me como é possível existir uma grande variedade nos decks dos jogadores numa partida, quando a base de jogo é igual para todos?

Ok, para já estas são as grandes dúvidas. Agradeço a vossa ajuda e espero conseguir jogar a isto bem depressa. O bicho está-me a fazer uma comichão na ponta dos dedos... Eheh! :D

Oi....

estás aí com algumas confusões... que eu vou tentar esclarecer.... mas há por aí mestres do jogo (grupo no qual não me incluo ;D)

1º - Ainda só saiu (penso) o base em PT. É possível que venham nos próximos meses a sair 1 ou duas expansões em PT também (o base foi lançado à dois meses)

2º - No BGG podes adquirir sets de cartas em branco: LINK

3º - Também ainda não joguei com os mats, mas como viste há interações com os mats, via acções de cartas especificas (e certos tokens)

4º - Tu não jogas com 10 Black Markets... (a não ser que durante o jogo compres todos...) ;)

5º - As 7 blanks são mesmo só para o caso de se perder/estragar alguma das cartas base... todos as cartas devem estar em grupos de 10 ou 12 (com excepção do dinheiro)

6º - A ultima acção do turno de um jogador é comprar 5 cartas. Como essa acção não afecta o turno do(s) adversários, muitas vezes para acelerar o jogo o jogador seguinte vai jogando.

7º - Percebeste mal. TODAS as cartas quando usadas (ou não) vão para o discarte. A excepção é no caso das cartas que dizem especificamente "Trash this card and (alguma coisa acontece)" ou "Trash (alguma coisa) to (fazer alguma coisa)". Como não tenho o jogo em PT não sei qual o termo que foi escolhido para a palavra Trash. Exemplo de carta que faz trash: Mine (presumo que em português tenha ficado com o nome de Mina. Exemplo de carta que NÃO faz trash: Workshop (Oficina em Pt?)

8º - É possivel porque nem todos os jogadores vão ter a mesma estratégia inicial, e o dinheiro que sai em cada mão muda, o que força as escolhas de cartas a comprar a ser diferente de jogador para jogador em cada turno.

Espero que tenhas ficado mais esclarecido :)

O ideal mesmo é experimentares o jogo com alguem que já o conheça para te explicar os básicos que por vezes não se apanham de ler as regras. Se conseguires aparecer num dos encontros dos boardgamers de Lisboa há sempre lá pessoal disposto a jogar e ajudar com as dúvidas que tenhas :)

Se não conseguires, já vi que és do seixal (eu moro em corroios), podemos tentar combinar qq coisa e eu ajudo-te

Cumprimentos,

[b][i]Stormrover[/i][/b] (a.k.a. Nuno)[hr][i]Last played:[/i][br][img]https://tiny.cc/9w3cp[/img]

Boas!

Thanks pela ajuda. Deu para esclarecer algumas coisas... E criar novas dúvidas. Ora então vamos lá:

2º, o link não funciona... Podes rever, por favor?

3º, sim. Mas andei à procura das imagens dos mats na net e não encontrei. Pelo menos para perceber o que fazem ao certo. :)

4º, era a isso que me referia. Não me refiro a ter os 10 Black Markets no deck, mas na mesa. Vi que todas as cartas de kingdom são usadas em grupos de 10. A minha questão era se o mesmo se aplica às cartas promocionais ou se apenas deverá ser usada 1 cópia de cada... No entanto acho que respondeste a esta dúvida no ponto 5º.

8º, ok, isso percebi. Haverá variações na ordem por que se joga e nas preferências de cada jogador. Aquilo que não percebi foi o seguinte: imagina que eu tenho o base e as expansões todas, inclusivé algumas expansões criadas pela comunidade (encontrei algumas para download com temas variados). Tanto quanto percebi, apenas escolho 10 grupos de cartas de kingdom para jogar. Correcto? Ou jogo com TODAS as cartas de kingdom que possuo? Se jogar com todas, vejo grande variedade nas jogadas adoptadas por cada jogador. Se escolher apenas 10, prevejo decks que acabam por se tornar demasiado similares a cada jogo...

Lisboa... É onde passo a maior parte do tempo. Trabalho lá diariamente e ainda vou para lá quando vou a torneios de Magic (o q n acontece com tanta frequência quanto isso, apenas pré-releases, releases e gamedays). Portanto, prefiro passar o menor tempo possível em Lisboa. LOL

Quanto à margem sul, seria fantástico. Gostava imenso de aprender a jogar a isto. Quanto mais não seja para puxar o pessoal do Magic para outros jogos, também. E quem sabe começar a dar uso a outras coisas que por aqui tenho paradas. :)

2º: aparentemente o BGG está em baixo :(

3º: os mats em si não fazem nada... certas cartas (por exemplo a Island no Seaside) é que usam o mat ;)

4º Correcto, inclusive o BGG vende o Black Market e o Envoy em grupos de 11 (1 Randomizer + 10 de Jogo)

8º Só jogoas com 10 cartas de Reino. No entanto como eu disse anteriormente o cashflow e o baralhar do deck vai provocar com (e a personalidade / ideias de cada jogador) fazem com que os decks sejam diferentes, mesmo que com alguns pontos comuns.

P.S.: enviei-te uma mensagem pelo formulário.

Cumprimentos

[b][i]Stormrover[/i][/b] (a.k.a. Nuno)[hr][i]Last played:[/i][br][img]https://tiny.cc/9w3cp[/img]

O link para o BGG não está a funcionar porque o site está em baixo para manutenção. Tenta outra vez amanhã.

Não te preocupes tanto com as expansões. Tenta jogar e perceber primeiro o jogo base. Depois o resto é muito mais simples.

Só se joga com 10 cartas de kingdom de cada vez. Estão todas à escolha dos jogadores. A parte interessante do Dominion, para mim, são os primeiros minutos que passas a escolher as cartas que vais usar. O número de combinações possíveis entre as cartas de kingdom que existem no jogo base já é suficientemente grande...

Ires a Lisboa a um encontro é realmente uma excelente ideia... Aí terás todas as dúvidas esclarecidas de uma só vez.

Outra opção é veres este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9ENsEhRbVIM

E depois procurares mais alguns... Deve ser suficiente para perceber como funciona o jogo.

Finalmente tive oportunidade para responder.

Já vi o site. Aquilo até é baratito... Cool. Pode ser que me dê para comprar, já que tenho umas costum expansion sets para imprimir.

E a cena das expansões é fixe. Tenho o bicho do Magic, sendo jogador e coleccionador, pelo que as expansões para aqui tanbém me interessam bastante. É mais forte do que eu. Mas claro, primeiro quero ver se aprendo a jogar. Já ando a espicaçar o pessoal.

Pois. Grupos de 10 cartas de uma base de 25 cartas... Aquilo deve dar umas interacções giras.

Acredito que Lisboa seja virtualmente uma boa opção, mas sendo que vivo fora da capital e que já estou cansado da quantidade de vezes que lá vou... Quanto muito ponderarei essa opção quando estiver de férias.

O vídeo está fixe. Melhor do que alguns que vi, uma vez que explica de uma forma mais simples e linear. Thanks.

4º Randomizer?

E como assim, mensagem pelo formulário? Não consigo ver a mensagem. No meu perfil não aparece qualquer informação relativa a mensagens ou notificações pendentes...

[quote=Mallgur]

Não te preocupes tanto de todo com as expansões.

[/quote]

Fixed :D

--

não recebeste nada no email que tens associado ao AoJ?

:\

[b][i]Stormrover[/i][/b] (a.k.a. Nuno)[hr][i]Last played:[/i][br][img]https://tiny.cc/9w3cp[/img]

As cartas de reino de costas azuis servem para baralhar e retirar 10 à sorte que representão os 10 decks de cartas de reino a jogar...

[b][i]Stormrover[/i][/b] (a.k.a. Nuno)[hr][i]Last played:[/i][br][img]https://tiny.cc/9w3cp[/img]

Ok, de momento não estou em casa, pelo que não posso confirmar... Mas acho que (pelo menos na versão tuga) todas as cartas têm as costas em azul...

Népia. Nada de nada. Tens de mandar novamente.

Ok. E neste momento dizes isso porque ainda é muito cedo para as começar a explorar, tendo imenso para descobrir com as 25 cartas existentes, ou porque simplesmente não te agradam?

...que são as primeiras duas, acho-as indispensáveis. O jogo base é engraçado, as expansões tornam-no num jogo bem mais que isso (num jogo muito mais rico em escolhas e estratégias possíveis).

Mas sim, o base no início chega, para ficares a conhecer o jogo e tal.

Estou a falar da orla da carta... :)

[b][i]Stormrover[/i][/b] (a.k.a. Nuno)[hr][i]Last played:[/i][br][img]https://tiny.cc/9w3cp[/img]

Falando por mim que só conheço uma expansão posso dizer que o Intrigue não vale a pena.

Quanto às outras não posso opinar. Na minha opinião o Intrigue gera demasiada interacção destrutiva num jogo que é sobre construir coisas introduzindo tempo de jogo desnecessário num jogo que dura o tempo ideal para o que é (menos de 30 minutos). No entanto com as cartas diluídas no meio de outras expansões e jogo base não deverá ser tão mau.

No entanto na minha opinião geral as expansões do Dominion são um "Milk the Cow" a um jogo que era já o ideal apenas com a base.

--

Gosto bastante tanto do Intrigue como Seaside. Quanto ao Intrigue ser destrutivo demais, olha que acho que aquilo não tem mais cartas de ataque que o base... são capazes de ser mais destrutivas, sim. Apesar disso, bem, a expansão chama-se intrigue... Laughing Numa outra expansão o foco será completamente diferente. E sim, eu misturo sempre dois sets. Não gosto de usar só um, não gosto de usar mais que dois (já tem um setup chato que chegue).

Quanto a ser "milking the cow", não sei. Gosto das expansões que conheço, acho que no fundo todas as expansões de todos os jogos são milking the cow, a questão é se são boas ou más ou ridículas (hello carcassonne).

Voltei a enviar

[b][i]Stormrover[/i][/b] (a.k.a. Nuno)[hr][i]Last played:[/i][br][img]https://tiny.cc/9w3cp[/img]

Ah, ok! Ainda não tinha visto essa diferença... Errrr... *noob look*

Já agora, já te respondi ao mail. Thanks. Desta vez chegou.

Ok, compreendi. E concordo contigo: expansões, remakes, re-edições, sequelas... Acaba tudo por ser "milking the cow". Enquanto o pessoal comprar, está tudo muito bem.

Carcassonne só conheço de nome.

Voltando ao tópico, a melhor combinação será, portanto, base e mais uma expansão, tendo em conta uma deck de 10 cartas diferentes, no máximo. Parece-me interessante, mas já dou comigo a imaginar a quantidade estúpida de cartas por onde escolher, tendo em conta o base, o Intrigue e as 3 expansões oficiais, bem como as 3 promos e 3 expansões fan-made existentes no BGG. Caramba!