Sinopse:
Os jogadores apostam numa corrida de burros podendo depois, por ordem de turno, controlar os burros que avançam. Depois de três burros passarem a meta, contam-se os pontos em função das apostas feitas.
Como se joga:
⇒ Setup
Coloca-se o tabuleiro no centro da mesa e os 5 burros na casa de partida.
Cada jogador recebe uma ficha na cor escolhida e 3 fichas de aposta.
Escolhe-se um jogador inicial que recebe o dado do jogo.
⇒ Desenvolvimento
Um turno é composto por duas fases:
- Fase de apostas
- Fase de corrida
Na 1ª fase – fase de apostas – os jogadores podem apostar uma das suas fichas de aposta no cavalo que quiserem. Coloca-se a ficha na coluna do burro que se desejar, ocupando sempre a casa livre superior da coluna.
Depois de todos os jogadores terem tido a oportunidade de apostar uma das suas fichas ou passar, passa-se à 2ª fase.
Uma ficha de aposta nunca mais se pode mudar depois de colocada no tabuleiro. Em turnos posteriores, é possível que a 1ª fase não se realize por todos os jogadores terem já jogado as suas fichas de aposta.
Na 2ª fase – fase de corrida – o jogador que tiver o dado (jogador inicial) lança-o e faz a avançar um dos burros, em seguida repete o lançamento mais 4 vezes para que tenha movimentado os 5 burros na corrida. Há uma face do dado que não tem pintas, por isso é possível que alguns burros possam não avançar.
Para facilitar a identificação dos burros que avançaram, devem tombar-se no fim de executar o seu movimento, depois dos 5 se terem movido (ou fica na mesma casa no caso de lançado a face zero do dado), os 5 burros voltam a colocar-se de direitos.
Os burros podem partilhar a mesma casa. Assim que os 3 primeiros burros chegarem à casa de meta, o jogo termina.
⇒ Fim do jogo
À medida que os burros vão chegando à meta colocam-se nas suas posições (1º, 2º e 3º). Depois de chegar o terceiro já não se joga mais.
Em seguida os jogadores que apostaram nesses 3 burros colocam as suas fichas de aposta, nas respetivas colunas de 1º, 2º e 3º lugar pela ordem em que apostaram de forma a ficar visível os pontos obtidos pela aposta.
Ganha quem tiver mais pontos.
Variante Expert
No modo Expert a casa de ponte obriga os burros que terminem aí o seu movimento a perderem um turno, isto é, no turno seguinte não se avançam esses burros!
Avaliação:
Donkey Derby é um jogo de apostas disfarçado de jogo de corridas. Os componentes do jogo são um pouco sobre dimensionados mas a qualidade geral é bastante boa. O tabuleiro é grande, as ilustrações são muito cartoon o que nos orienta muito para um público infantil.
Tenho usado o jogo em contexto escolar com os meus alunos e a experiência tem sido ótima, pois é fácil de ensinar por ter poucas regras; pode juntar 6 jogadores ao mesmo tempo; é rápido; desenvolve competências relacionadas com a tomada de decisão estratégica e calculo mental e, acima de tudo, tem uma dinâmica muito fluída e divertida.
Por tudo isto considero Donkey Derby um excelente jogo familiar, muito adaptado a crianças em idade escolar.