O sistema de Don't Rest Your Head (DRYH) originou-me três reacções:
1 - Quando o estava a ler: Isto é muito fixe!
2 - Quando acabei de ler: Tenho que jogar isto!
3 - Quando joguei: Isto é tudo o que eu pensei que fosse, estou contente!
Embora o universo associado ao sistema seja genial, fiquei com a impressão que (para além do universo publicado) este sistema seria magnífico para um jogo de super-heroís.
Passo a (tentar) explicar (na minha opinião) a essência do sistema:
O jogo funciona na base da resolução de conflitos com d6, sendo que o GM pode trazer para o seu lado até 15 dados (dados de Pain), os jogadores também podem trazer até 15 dados mas de 3 fontes diferentes, 3 dados de Disciplines, 6 dados de Madness e 6 dados de Exaustion.
O sucesso é definido pelos números 1-2-3, ou seja, mais dados = maior sucesso. Por outro lado existe a Dominance que é definida pelos número 4-5-6 que representam Coisas Más que podem acontecer na resolução do conflito para além do sucesso, ou seja, mais dados = maior probabilidade de correr alguma Coisa Má.
Em bruto é isto.
No DRYH essas Coisas Más são algo que acontece ao jogador e são muito centradas nele, o que faz sentido pois o jogo é sobre isolamento e loucura. Contudo, tendo eu lido quase toda a vida BDs sobre super-heroís que apesar dos seus poderes e de lutarem constantemente pela humanidade têm sempre Coisas Más a acontecerem-lhes por causa disso (Exemplo: X-Men), pelo que acho que este sistema é simplesmente brilhante para esse tipo de histórias.
Por isso mesmo aqui vai uma aplicação alternativa que imaginei para o sistema de DRYH usando o conceito de super-heroís.
Nota: Existem vários conceitos aqui que requerem conhecimento das mecânicas do jogo, para mais sobre elas ver este post do jrmariano.
Universo de jogo
O Planeta X (até haver nome melhor) encontra-se esquecido nos confins de uma galáxia desconhecida e distante. Principalmente coberto por gigantescos desertos e cadeias montanhosas é um local duro e violento, onde todos os dias se luta pela vida.
Devido a estas condições os humanos que habitam este planeta são obrigados a viver em comunidade, encontrando nos números a força e recursos necessários à sobrevivência.
Estes grupos são Tribos Nómadas, que percorrem o planeta seguindo manadas de animais que usam para se alimentar, vestir, domesticar para efectuar trabalhos pesados, etc. Contudo houve grupos que conseguiram-se estabelecer num local específico e tornaram-se Tribos Sedentárias. Isto acontece principalmente a tribos que descobriram uma das várias Ruínas-funcionais antigas que vão surgindo por debaixo das areias do planeta ou dentro das suas cavernas e montanhas.
Ninguém sabe a origem destas ruínas, elas apresentam uma tecnologia claramente superior a qualquer coisa que os habitantes do planeta são capazes de construir e é baseada principalmente em biotecnologia, combinando robótica e aplicações biológicas.
A maioria deste locais são Ruínas-Não-Funcionais, sendo apenas ou grandes armazéns recheados com objectos desta tecnologia ou que resta de grandes cidades cuja tecnologia ninguém consegue decifrar e tirar uso-fruto, sendo por isso alvo de saques constantes de várias tribos nómadas que as encontrem para trocarem os despojos com as Tribos Sedentárias (normalmente por tecnologia funcional que possam usar para proteger a tribo).
Contudo de tempos em tempos alguém consegue compreender e utilizar a tecnologia incorporada nas ruínas dessas cidades antigas, usando-a para estabelecer a sua população no local como uma Tribo Sedentária.
Embora a utilização desta tecnologia seja uma das fontes de poder no Planeta X, não é a única. Devido ao ambiente hostil onde são obrigados a viver a proximidade que existe entre os membros de cada tribo, começaram-se a estabelecer religiões dentro de cada grupo (Nómada ou Sedentário). Estas não são apenas orações feitas a deuses esquecidos utilizadas para trazer conforto e esperança às pessoas, são verdadeiras fontes de um poder místico e Primal que permite conceder a quem é alvo das suas rezas poderes incríveis e inimagináveis.
Os Personagens
Neste jogo os PCs são os guardiões das tribos, um grupo de membros que foi escolhido de entre a tribo para a proteger e garantir a sua sobrevivência.
Os PCs são humanos a quem é dado três tipos de poderes para levar a cabo a sua missão:
Crença/Belief (equivale a Disciplines) - Representa a crença que a tribo tem nas capacidades do PC, é isso que o torna um ser superior a todos os outros;
Biotech (equivale a Exaustion) - Representa os implantes biónicos feitos ao PC, estes permitem-lhe ter uma vantagem extra sobre qualquer outro, contudo deve ser algo que seja possível fazer e funcione segundo as leis da física (mesmo que levadas aos extremo).
Exemplos: Sentidos aumentados, canhão laser, super-força.
Primal (equivale e Madness) - Representa um poder místico atribuído ao PC via a sua ligação que a sua tribo tem com os deuses. Não existe qualquer restrição ao que esse poder pode representar, é algo que seria totalmente impossível de concretizar por qualquer humano (mesmo com biotech) e mergulha de cabeça no reino do inimaginável e incrível.
Exemplos: Transformar areia em fogo, assumir a forma de um verme gigante, transformar-se em névoa, etc.
Coisas Más:
Em DRYH sempre que havia dominância de Pain, Madness ou Exaustion, então algo corria mal durante a resolução do conflito, as coisas apenas correm bem quando a Disciplines dominam. O mesmo vai acontecer aqui com uma pequena modificação, sempre que algo corre mal nunca é directamente ao PC, apenas aos que o rodeiam (outros PCs inclusive).
Pain - Os que estão com o PC saem magoados do conflito.
Exemplo: Embora o PC tenha vencido os Salteadores Lagartos numa troca de tiros, a sua irmã foi atingida e encontra-se à portas da morte.
Biotech - A tecnologia que o PC tem incorporada provoca problemas, isto acontece principalmente porque a biotecnologia não é uma ciência que foi explorada a fundo por estas tribos sendo ainda bastante imprevisível, contudo quanto maior for a sua utilização mais as suas componentes biológicas se interligam com a do utilizador a um nível subconsciente e originam efeitos mais espectaculares, contudo isto provoca um grande esforço físico no utilizador - representado por Burn - quando o Burn passar o seu valor máximo (6) o utilizador simplesmente não aguenta mais a utilização da tecnologia e "vai abaixo".
Exemplo: Durante a troca de tiros com os Salteadores Lagartos o PC perde o controle do seu laser de mão e acaba por danificar, para além dos adversários, várias caravanas da sua tribo. Com isto ele ganha um dado de Burn permanente.
Primal - Os membros das tribos atribuem (através de orações) poderes místicos aos PCs porque acreditam que eles são os melhores para os utilizar, contudo os PCs ainda são humanos e muitas vezes iram usar os seus poderes de forma descuidada ou errada, quando isso acontece eles perdem a sua capacidade de raciocinar e regem-se pelos princípios básicos de qualquer ser vivo: Lutar ou Fugir, sendo que qualquer uma dessas reacções irá provocar danos na tribo o que acredita nele - representado por Descrença/Unbelief - e que lhe poderá virar as costas por causa disso. Quando Primal é dominante o jogador tem que escolher entre Lutar ou Fugir, podendo fazer esta escolha apenas três vez quando tem que o fazer pela quarta vez ganha um ponto de Descrença/Unbelief e perde um de Crença/Belief, quando atinge três pontos de Descrença/Unbelief ele é expulso da tribo e passa a ser considerado um NPC antagonista.
Exemplo: Durante o combate com os Salteadores Lagarto o PC recorre a dados de Primal que têm dominância, o PC escolhe a reacção Fugir e a coberto de um Fogo Sagrado Protector foge do campo de batalha deixando a sua tribo à mercê dos Lagartos que os conseguem repelir apesar da presença do PC.
Tal como em DRYH também pretendo utilizar o Questionário, por forma a facilitar o Flag Framing e orientar o sentido da crónica. Contudo introduzi-lhe algumas alterações, nomeadamente introduzi questões que devem ser respondidas por todos os jogadores sobre a tribo.
Perguntas para os PCs:
Porque é que lutas? (What's been keeping you awake?): O motivo que faz o PC lutar para sobreviver (pode ser por qualquer motivo, não necessariamente épico ou grandioso).
O que é que te está a acontecer agora? (What just happened to you?) - Esta fica igual porque um kicker dá sempre essencial.
Porque é que estás com esta tribo? (What's on the surface?) - Porque é que o PC decidiu juntar-se a esta tribo e luta por ela.
Porque é que não gostas desta tribo? (What lies beneath?) - O que é que nesta tribo o PC não gosta, embora tenha decidido ficar com ela e lutar pela sua sobrevivência existe algo nela que não lhe agrada (tipo serem canibais).
Perguntas para a tribo:
Do que é que sobrevivem? - Método de subsistência da tribo.
Quem são os seus inimigos naturais? - Que adversidades é que a tribo enfrenta todos os dias.
Como funciona a organização da tribo? - Brevemente qual é o sistema de funcionamento religioso/político/social/etc. da tribo.
Qual é o seu objectivo (What's you path?) - Qual é o objectivo final que a tribo está a tentar concretizar. Exemplos: Tornar-se uma Tribo Sedentária, construir uma nação, etc.
Do pouco que tenho visto até agora (especialmente em Mortal Coil), quando os jogadores trabalham em conjunto para criar um universo de jogo onde vão participar (tipo Mortal Coil e PTA) vão sentir-se muito mais agarrados a ele e motivados para jogar, por isso é que acho importante haver uma mecânica de Construção de Tribo, se os jogadores vão estar a lutar pela sua sobrevivência ao longo do jogo é bom que lutem por algo que gostem mesmo.
Por enquanto este é o esboço que tenho para um jogo de super-heróis usando o sistema de DRYH, agradeço qualquer comentário/dúvidas que possam ter, mesmo que seja sobre as mecânicas de DRYH, se as conseguir responder usando esta minha aplicação do sistema mais facilmente vou conseguir interiorizar os seus meandros e funcionamentos.
Nota final: Até eu me debruçar a sério sobre isto toda a nomenclatura do "jogo" será puramente funcional e consequentemente bastante parva (Planeta X... pois).