Como prometido, o post de hoje pretende rever os tipos de Cenas e esclarecer dúvidas que possam haver sobre eles.
Podem acompanhar no sítio do costume, em downtownrpg.blogspot.com
Como prometido, o post de hoje pretende rever os tipos de Cenas e esclarecer dúvidas que possam haver sobre eles.
Podem acompanhar no sítio do costume, em downtownrpg.blogspot.com
Agradeço desde já qualquer comentário que possam fazer, seja aqui, no blog ou por email; não quero parecer queixinhas, mas 20+ visualizações por post e nenhum comentário faz-me parecer que ando a pregar aos peixes…
A jogar: D&D 4th Dark Sun
A escrever: down*town, tech-noir rpg
Experimenta divulgar mais o DOWN*TOWN e torná-lo mais fácil de o consultar.
Acho que o link para o documento devia estar mais visível ou realçado com um gráfico sugestivo e tal.
Porque não replicares o conteúdo aqui e no blog do projeto? O pessoal escusa de ter o trabalho de ir ao blogue, fazer sign up e só depois comentar.
Acrescentar o blog a listas de blogs tipo o Lista Lúdica (https://listaludica.blogspot.com/)? Porque não uma página no Facebook e uma conta de Twitter? Ou um blogue pessoal com ligação a esse?
Já reparei que não há muito feedback no Garagem RPG mas porque não dares uma vista de olhos noutros sites e fóruns para ires discutindo os vários tópicos que por lá andam? Com a assinatura certa as pessoas vão consultando o projeto.
Claro que existe sempre a hipótese do projeto não ser super-interessante para muitas e só para algumas…
sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos
Tudo bons conselhos!
Já fiz: publicidade em sites brasileiros (o garagemrpg e o rederpg), mandei mail ao Lista Ludica e a um outro, não obtive resposta, fiz publicidade no Facebook, Twitter não estou terrivelmente interessado, muito menos em ter mais um blog!
Resta-me pensar que de facto talvez não haja assim grande interesse, no entanto o playtest inicial revela 3 ou 4 interessados, para além dos suspeitos do costume, o que me deixou cheio de alegria.
Tive um contacto brasileiro da rederpg que se mostrou interessado em publicar coisas antigas, colaborando com arte e edição, mas honestamente não tenho grande vontade em voltar a pegar nelas (as coisas que escrevi no ideonauta).
Enfim, resta-me a esperança de traduzir isto para inglês e depois ter 50 ou 100 pessoas a pegar nele, no mundo todo.
Obrigado pela força!
De uma maneira ou de outra, grande força para o que fizeres! Aqui fica pelo menos um abraço!
Eu por acaso não acompanho o AbreOJogo a 100% portanto às vezes falham-me novos threads e afins, mesmo com as subscrições, mas estarei atento ao que conseguir seguir.
Abraço!
Henrique
Obrigado pelo apoio, Henrique!
Mesmo que não sigas atentamente o Abre o Jogo, podes sempre passar pelo blog e seguir lá diretamente, pois aqui só costumo por os links para lá.
Obrigado mais uma vez e grande abraço!
Entretanto pus uma thread nova no rpg.net a perguntar o que devia entrar num documento de jogo, e tive 3 gajos a comentar, aconselhando sobre coisas que gostariam de ver, e fazendo até um comentário pertinente sobre a arte, que mostrava tipos brancos quando o contexto é Luanda.
Por causa disso estou a pensar no seguinte:
-será que o Abre o Jogo está queimado como site de rpg?
Convenhamos, 3 pessoas em centenas não é brilhante, mas é MUITO mais do que os comentários que tenho por aqui, na maioria das vezes, e por aqui são sempre os suspeitos do costume; não me queixo e até agradeço, como é óbvio, mas não será este um grupo demasiado pequeno, sabendo nós que existem muito mais pessoas por aí a jogar rpg que não marcam presença no site?
-será que devia ter logo escrito o jogo em inglês?
O gamer comum é educado o suficente para ler inglês; a maior população de gamers do mundo é anglófona. Em retroespectiva, parece-me um no-brainer.
E é isso.
Não, não é isso. Digo-te eu que sou o único tipo aqui que teve (várias) colunas na RPGnet. Provavelmente o único aqui do burgo que escreveu críticas de jogo para a RPGnet. Que participei como ninguém daqui em discussões e debates na RPGnet. E que talvez seja o tipo por estas terras que acompanha a RPGnet há mais tempo (aí desde 98).
Não, não é isso. Tu queres escrever um jogo, ter umas conversas interessantes ou que te afaguem o ego? Decide-te.
Se queres um jogo, escreve o jogo e deixa-te de tretas e fidebéque. Conheço n gajos que escreveram jogos, alguns dos bons, e se estão nas tintas para os debates na RPGnet e afins. Quando vão para lá falar dos jogos não é para que lhes digam como são bons, criativos, fantásticos. É para VENDER.
Queres um jogo? Escreve o jogo, põe-no a rodar, corrige, reescreve, e põe um termo final na coisa. Publica-o. Escolher fazer um jogo em português para um público português é um desafio, mas é muito mais compensador do que fazê-lo para o mercado de língua inglesa. Aí há centenas, milhares de jogos. O teu vai passar completamente ao lado. Na melhor das hipóteses metes-te num daqueles grupos tipos Forge que comem toda a bodega dos bonzos do templo, só porque é dos bonzos do templo. Na pior das hipóteses (e a mais provável, diga-se de passagem) és mais um tipo geitoso.
Queres um exemplo a sério? Vai ver o sítio do Olivier Legrand. Não se põe com discussões públicas. Não promove os seus jogos. Não os põe à venda. Mas tem seguidores e com o tempo foi acumulando um grupo de colaboradores que faz de alguns dos seus jogos, do Mazes & Minotaurs em particular, um caso sério de sucesso de "garajem", "low-fi", chama-lhe o que quiseres. Não se está com tretas de escolher a língua para contentar o mercado, escreve em francês quando quer atingir o mercado francês, em inglês quando faz sentido exprimir-se em inglês.
Rui, escreve o jogo e deixa-te de tretas. Acaba a coisa.
Por acaso nessa questão que levantaste estou com o Sérgio: menos vontade de reconhecimento pelos teus pseudo-pares e mais trabalho e celebração do divertimento em jogar os teus próprios jogos!
Criar e escrever RPGs com continuidade e através da procura de excelência é a melhor publicidade que se pode ter. Se o material for interessante, e dados os meios de publicação que temos presentemente na Internet, é meio caminho andado para despertar interesse e criar uma comunidade que o discuta e de preferência o jogue.
Daí as propostas e burburinho que já tiveste quanto a material que entretanto escreveste e tal. E no público brasileiro, especialmente, certo? Que aliás, de há uns tempo a esta parte, tem-se vindo a abrir um pouco à ideia de que existe por cá uma sinergia de nota quanto aos RPGs. Mas admito que facilmente passem à frente a algo que não seja Americano ou Brasileiro tal como nós também fazemos com algo que não seja Americano.
Não percebo bem no que é que a ideia do site estar “queimado como site de RPG” está relacionada com a falta de roleplayers aqui no site.
Aliás, eu nem sabia sequer que ele estava em com má reputação ou algo do género. Queres elucidar? Talvez noutro thread?
E tal como nem todos os jogadores de RPG do mundo leem e comentam na rpg.net (é uma pequena fração que o faz na verdade) também são muito poucos os que usam o Abre o Jogo com um intuito parecido.
Se o quiseres escrever em Inglês estás à vontade mas será preciso pelo menos o obro do esforço em revisão ou tradução se partires do que já tens feito!
Escrevo aqui mas estou também a responder ao Sérgio!
Em primeiro lugar é preciso estabelecer que, para mim, não é fácil dissociar o acto de escrita (de um rpg, de um livro, de uma peça de teatro, de um conto, de um poema, de um post num site…) da vontade/necessidade de reconhecimento; ainda hoje me lembro da satisfação que foi no liceu ver uma peça de teatro que escrevi ser levada a cena! Por isso quando eu escrevo algo num sítio e vejo que isso que escrevo teve mais de 20/30 visualizações e ninguém se deu ao trabalho sequer de dizer “fixe!”, isso dá-me um nó no estômago.
Em segundo lugar, comparem o que se escreve sobre rpg hoje neste site com aquilo que se escrevia há 5 anos atrás. É disso que falo.
Em terceiro lugar, e para completar os dois pontos anteriores, nessa minha thread no rpg.net há um tipo que diz “eu não percebo peva de português, mas saquei o teu jogo na mesma, e fez-me confusão ver que a númeração de página dentro das bolinhas não está centrada; podes centrá-la, por favor?”
E é, efectivamente, isso.
O AoJ tem pouca gente, a maior parte sem grande disponibilidade para jogar ou para comentar. Eu nem para o meu próprio jogo tenho tempo! Somos poucos. E somos tugas, logo muito menos participativos que os americanos. Seria irrealista, por exemplo, eu esperar a mesma resposta no meu blogue do MdA aqui no AoJ do que tive na RPGnet. Faz parte, vive-se com isso.
Deves de facto estar no sítio onde te sintas mais confortável e onde alcances o que procuras. Não faz é sentido esperares que o AoJ corresponda àquilo que não pode ser, uma versão local da RPGnet.
Então tens que controlar melhor esse nervosismo de autor. Vai sempre ser assim em tudo o que se faz como criador. Eu também o sinto quando escrevo qualquer coisa.
Ah, quando o site era uma novidade e a primeira maneira de agregar roleplayers espalhados pelo país com acesso à Internet? Pois… Duvido que volta a esses tempos. A não ser que se crie outro portal e tal.
E onde está essa thread da RPG.net? Queres pôr aqui o link? Mas sim, qualquer feedback é melhor que nada de feedback.
É isto:
https://forum.rpg.net/showthread.php?577530-So-what-s-in-a-Game-Document