Hey, excelentes questões; mais uma vez, vou responder por ordem:
1 - Sim; mas mais uma vez te aponto que a minha intenção é recriar uma característica dos filmes noir, atrair o jogador para a ficção de jogo e recompensá-lo por isso. A mim parece-me bem recompensar por recriar o estilo.
2 - Ok, se calhar confusão minha; tu falas especificamente em Memórias mas depois referes a mecânica dos Traços, e eu respondi-te num quando tu querias saber do outro?
3 - A comparação que faço com o Blackbird é “jogo simples”; tudo o resto já foi explicado. Precisas de ler o setting para perceber as mecânicas? Se bem que um ajude à compreensão do outro, pode perfeitamente extrapolar-se e imaginar exemplos onde as coisas se mexam, ou não?
E depois não te esqueças que te tenho como excelente crítico (além de amigo, embora distante - caralhota FTW), e não é de agora. O facto de eu não conseguir fazer-te chegar a mensagem entristece-me, daí ir buscar o exemplo do Blackbird. E, por falar nisso…, “estes personagens estão nesta nave, agora joguem!” :-/
4 - Onde é que disse que eram comentários pouco produtivos? Disse que eram desanimadores, não pouco produtivos.

A jogar: D&D 4th Dark Sun
A escrever: down*town, tech-noir rpg